Cinco passos para tornar minha clínica médica mais moderna

clínica médica

De tempos em tempos, é necessário modernizar a sua clínica médica. Não importa muito se ela está funcionando há duas décadas ou há apenas cinco anos. As tecnologias mudam depressa, os móveis desgastam, os equipamentos já não suportam os tratamentos mais atuais, e assim por diante.

Por isso, mesmo que você tenha uma clientela fiel e poucos horários livres na agenda, é importante acompanhar as novidades em termos de gestão, tecnologia, publicidade e, obviamente, tratamentos. Afinal, um consultório médico é um negócio, e precisa manter-se em constante atualização para crescer. Veja logo abaixo, cinco passos que levantamos para tornar a sua clínica médica mais moderna.

Decoração

Tente entrar no seu consultório como se fosse a primeira vez. Repare nos móveis, na iluminação, nas roupas dos colaboradores, nas revistas da sala de espera, e tente perceber se já não está na hora de investir em uma reforma.

O aspecto visual do ambiente precisa refletir a qualidade do atendimento e dos tratamentos ali oferecidos. Mas nem sempre é preciso fazer uma reforma extensa, cara e luxuosa. Avalie o seu público-alvo, o perfil dos pacientes, e converse com um arquiteto para chegar à melhor solução para a sua clínica médica.

Sistema de gestão para clínicas médicas

Se você ainda trabalha com agendas de papel, planilhas de horários e prontuários em pastas sanfonadas, busque informar-se sobre os sistemas de gestão para clínicas médicas, como o iMedicina. Estes softwares auxiliam em toda a gestão do centro de saúde, oferecendo ferramentas como controle do fluxo de caixa, controle financeiro, prontuário virtual, emissão de relatórios (como financeiros, de rendimento, de atendimento, etc), controle de convênios, entre outras opções que podem agregar valor a sua clínica médica. Além disso, as informações ficarão salvas na nuvem, e o gestor poderá acessá-las de qualquer lugar.

Mais tecnologia nos processos

Além do uso do software de gestão, há outras ferramentas tecnológicas que podem modernizar o seu atendimento. Uma delas é o agendamento on-line de consultas. Este sistema permite que o próprio paciente marque a consulta diretamente pela internet, sem precisar de atendente ou serviço de call center.

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O agendamento on-line tem inúmeras vantagens, como funcionamento 24 horas, liberdade de escolha (o paciente tem acesso a todos os horários livres do médico), diminuição do não comparecimento, redução dos erros de marcação e, ainda, sobra mais tempo para os funcionários realizarem outras atividades.

Renove os equipamentos

Faça um levantamento dos equipamentos disponíveis na sua clínica médica e avalie quais novas tecnologias já estão disponíveis na sua área. Pode ser interessante vender aparelhos obsoletos para investir em equipamentos mais novos e modernos, que permitam uma análise clínica ainda mais acurada. Além de garantir a satisfação dos pacientes, isso ainda pode se reverter em vantagem competitiva em relação a concorrência!

Adote uma estratégia de marketing digital

Por fim, nada adianta investir tempo e dinheiro em todas estas mudanças se ninguém ficar sabendo. Então, é aconselhável adotar estratégias de marketing digital para divulgar as mudanças na clínica médica, agradar os pacientes antigos e atrair os novos. Invista em um (bom) site oficial da clínica e crie novos canais de comunicação com os pacientes, como através do envio de newsletter ou de e-mail marketing.

Investir em marketing de conteúdo é outra opção. Alimente as redes sociais com informações úteis que atraiam atenção e seguidores para a clínica. Além disso, pense na possibilidade de criar um blog com artigos que atraiam o interesse do seu público-alvo. Isso é uma vantagem, pois a primeira coisa que as pessoas fazem ao ter um problema de saúde é buscar informações na internet, seja sobre o problema em si ou sobre consultórios que oferecem tratamentos. Em ambos os casos você aparecerá.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão da clínica médica e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

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