Como é uma clínica sem prontuário eletrônico online?

prontuário eletrônico

Atualmente, clínicas de todo o Brasil passam por um processo de informatização que está revolucionando as formas de atendimento e gestão médica. Com a chegada do software médico para clínicas e sua popularização, mais profissionais de saúde e pacientes estão desfrutando dos benefícios do sistema de prontuário eletrônico.

No entanto, alguns médicos ainda resistem à mudança para a eletrônica e insistem em seus sistemas ultrapassados, como o prontuário de papel ou software off-line.

No post de hoje, você verá como é uma clínica sem prontuário eletrônico e o que você perde sem o sistema médico. Vamos lá?

 

O desperdício de tempo é frequente

Os médicos já são ocupados, mas com um sistema de gestão em papel ao invés do prontuário eletrônico online, eles tendem a ser mais ocupados ainda.

Cada vez que o médico precisa atender um novo paciente, dependendo do tipo atendimento ele precisará consultar os registros médicos, os quais, provavelmente, estão armazenados em gavetas juntamente com muitos outros documentos. Esse processo de busca leva tempo e, se contabilizado, resulta em desperdício de tempo.

Você perde metade do tempo das suas consultas só buscando e organizando a papelada, enquanto esse procedimento poderia ser instantâneo e automático.

 

A produtividade está sempre comprometida

Sem registros e informações de fácil acesso, a produtividade de um consultório sem prontuário eletrônico está sempre comprometida. Enormes quantidades de papel e de difícil acesso, não oferecem praticidade alguma e comprometem a produtividade.

Imagine a seguinte situação:

Você precisa prescrever um medicamento para um determinado paciente e finalizar a consulta. Então, você abre o seu editor de texto que, normalmente é o Microsoft Word, pega o modelo de prescrição e cola no novo documento que foi criado. Depois você pega em mãos o registro médico do paciente em questão, analisa os dados e volta para a tela da prescrição. Você abre a janela da prescrição e cola todos os dados do paciente. Então, você verifica que se esqueceu de um dado… Fecha a tela e volta…

Sinceramente? Haja paciência viu!

Muito tempo gasto em tarefas simples e repetição de processos, consequentemente, criam consultórios improdutivos. Afinal, a falta de praticidade é capaz de deixar qualquer um extremamente cansado e, em um consultório, não seria diferente.

 

Documentos sempre são perdidos e nunca estão seguros

De acordo com estudos, 25% dos registros em papel desaparecem após o terceiro ano de uso. Até mesmo clínicas que se esforçam para organizar cuidadosamente seus documentos de papel, ainda estão sujeitas ao desaparecimento de arquivos.

Com o prontuário de papel, pessoas não autorizadas podem acessar o documento facilmente. Os médicos por muitas vezes se distraem com telefonemas durante uma consulta, deixando informações importantes à mostra.

Além disso, em caso de situações extremas, como desastres naturais, o sistema de gestão em papel não garante a segurança dos documentos. Uma vez que situações inesperadas acontecem, como inundações ou incêndios, os arquivos serão perdidos por completo, causando prejuízos para a clínica e, principalmente, para os pacientes.

 

A qualidade de atendimento é baixa

Sem um software de prontuário eletrônico, boa parte do tempo da rotina de uma clínica consiste em buscar e armazenar documentos de papel, principalmente durante o atendimento. Esse tipo de rotina, principalmente quando durante uma consulta, impede a clínica de oferecer a qualidade de atendimento que os pacientes merecem.

 

A pergunta que não quer calar: “Por quê?”

Por que uma clínica sem um prontuário eletrônico é assim?

A resposta é: pelo simples fato da utilização de sistemas de gestão ultrapassados.

Se o seu sistema atual não atende as suas necessidades, ele é completamente inútil.

Já o software médico, além de oferecer o recurso de prontuário eletrônico, oferece muitas outras funções que economizam seu tempo, aumentam a produtividade, oferecem segurança e melhoram a qualidade do atendimento em até três vezes.

 

Prontuário eletrônico: a solução completa!

A solução para todos os problemas acima tem nome: prontuário eletrônico online.

No entanto, não se engane, pois informatizar a sua clínica não é simplesmente pagar por um software caríssimo. O software deve ser feito para você e, por isso, é importante escolher o prontuário eletrônico ideal para a sua clínica ou consultório.

Ainda tem dúvidas sobre como um software de prontuário eletrônico pode evitar essas situações péssimas em sua clínica? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.