Como conseguir pacientes online?

Como conseguir pacientes online?

Antes, eram as listas telefônicas e os mapas de endereço. Agora, é a Internet. É com essa ferramenta que os clientes estão procurando e avaliando os produtos e serviços que consomem. Na área da saúde não é diferente: os pacientes online possuem uma nova forma de se relacionar com os médicos. 

Afinal, quem nunca procurou por uma loja no Instagram? Olhou os produtos, conferiu se os comentários nas publicações são positivos e mandou mensagens para saber mais detalhes? Pois o mesmo vem ocorrendo na área da saúde. Cada vez mais, as pessoas procuram pelos sites e perfis dos profissionais para conhecer melhor aquele a quem irão confiar o que possuem de mais importante: sua saúde.

O desejo não diz respeito apenas em conhecer o currículo do médico e todas as suas formações, mas também entender se a especialidade dele é adequada para seu problema. Outros pacientes querem saber mais sobre os procedimentos realizados, ou mesmo conferir se o ambiente da clínica é agradável. Enfim, tudo o que irá indicar o custo-benefício oferecido pelo profissional.

Por todas essas razões, os médicos não podem somente buscar aprofundar seus conhecimentos sobre a Medicina. É preciso também conhecer o marketing digital

Neste texto, vamos mostrar um guia básico sobre a ferramenta! Acompanhe.

Antes de tudo: conheça seus pacientes

Para manter uma boa comunicação e relacionamento com seus pacientes (atuais e futuros), você precisa saber quem são eles.

Algumas informações são essenciais neste sentido, como:

  • suas principais queixas;
  • seus principais medos;
  • onde moram;
  • com o que trabalham;
  • nível socioeconômico;
  • quais as redes sociais que mais usam, além de outras informações que irão auxiliar nessa relação.

Você pode analisar alguns desses dados no cadastro do paciente. Com o prontuário eletrônico do iMedicina, por exemplo, é possível utilizar tags para classificar cada pessoa atendida. Assim, você pode verificar as principais enfermidades que atende e direcionar os conteúdos produzidos para explicar sobre elas.

Além disso, também vale fazer pesquisas. Uma sugestão é deixar formulários na recepção e orientar as secretárias para que peçam que os pacientes os respondam.

Dessa forma, você consegue entender quem são as pessoas que mais procuram pelo seu atendimento. 

Faça tudo dentro das regras

O marketing médico é uma área que requer alguns cuidados. O motivo é simples: a reputação e a seriedade da profissão devem ser mantidas a todo momento.

Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução nº 1.974/2011, emitiu as diretrizes da publicidade médica.

Então, esses são alguns pontos que devem estar sempre em mente:

  • não divulgar preços de consultas e procedimentos;
  • não produzir materiais sensacionalistas;
  • não fazer autopromoção;
  • apenas divulgar meios diagnósticos e terapêuticos cientificamente reconhecidos;
  • não prometer resultados.

Marketing de conteúdo para atrair pacientes online

Uma alternativa muito benéfica para atrair pacientes online é o marketing de conteúdo. Trata-se de produzir materiais informativos para guiar seu público na jornada do paciente. Ou seja, apresentar o problema, mostrar que é possível ter um bom atendimento para ele e auxiliá-lo na marcação da consultas.

Existem diversas ferramentas para construir essa “trilha” que o paciente irá seguir. Vamos mostrar algumas delas. 

Porém, antes, vamos falar sobre as palavras-chave…

O marketing de conteúdo é orientado por palavras-chave. Tratam-se dos termos mais buscados pelos pacientes na Internet. É por meio deles que você verá o que as pessoas querem saber.

Por exemplo, um endocrinologista saberá qual a principal dúvida a respeito de diabetes, analisando as principais pesquisas dos usuários no Google. Já um dermatologista poderá ver se algum procedimento é o mais procurado no buscador.

Mas, como saber quais são os termos mais buscados na internet? Isso é possível por meio de algumas plataformas, como o Google Trends, Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, Ubersuggest e Answer the Public. 

Essas palavras-chave devem ser utilizadas nos textos produzidos, o que auxilia que a página fique nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Com isso, o conteúdo tem mais chances de ser acessado.

O termos de pesquisa também devem ser usados nas hashtags das publicações nas redes sociais. 

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Tenha um site

Um bom marketing médico gira em torno de um site. É nessa página que você irá reunir suas principais informações profissionais, como currículo, endereço da clínica, telefone e fotos do seu consultório.

No entanto, também é essencial que o site médico esteja atrelado a um blog. Nele, serão publicados os artigos informativos sobre os assuntos que mais interessam aos pacientes online, com a diversificação de mídias: textos, vídeos, ilustrações, gráficos, etc.

É interessante ainda ter um espaço para os pacientes enviarem depoimentos e marcar consultas.

Sim. Com o site, é possível oferecer o agendamento online. Essa ferramenta representa uma praticidade para o paciente que deseja reservar seu próprio horário de consulta, sem precisar ligar para a clínica no período comercial. 

Conquiste pacientes online nas redes sociais

É claro que as redes sociais estão na lista das ferramentas fundamentais no marketing de conteúdo para médicos. Como já mencionado no início deste texto, elas já fazem parte da rotina de quem busca por um serviço ou produto, inclusive um atendimento de saúde. 

Portanto, o médico deve ter perfis nessas plataformas, principalmente no Instagram e Facebook. Não há problema em estar em outras redes também, como Twitter e LinkedIn. No entanto, vale lembrar que os materiais produzidos em cada uma devem se adequar às suas respectivas características. 

Nas redes, também precisam ser criados conteúdos que atraiam o público e respondam o que eles querem saber. Podem ser posts informativos para explicar sobre uma doença ou um tratamento.

Todavia, também aposte na criatividade:

  • interaja com seu público online, ;
  • crie stories;
  • faça lives.

Por fim, usufrua de tudo aquilo que a rede disponibiliza para que você fique mais próximo dos seus pacientes. 

Crie anúncios online

O CFM permite a realização de anúncios dos conteúdos médicos, mas sempre seguindo as regras já citadas.

Eles podem ser feitos, por exemplo, no Google (Google Ads) e nas redes sociais (Instagram Ads e Facebook Ads).

No Google, eles permitem que o site apareça no topo dos resultados de pesquisa, tornando maior a possibilidade do paciente clicar e te conhecer. É uma ajuda a mais ao que é trabalhado pelas palavras-chave no seu site.

Já nas redes sociais, os anúncios farão com que as publicações sejam “entregues” a uma maior quantidade de perfis. Isto é, mais pessoas irão ver seus conteúdos em suas linhas do tempo, sem precisar acessar o seu perfil. 

Tenha um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio pode até parecer um detalhe, mas também é essencial para o marketing médico.

São aquelas informações que aparecem do lado direito da tela após pesquisar sobre uma empresa ou profissional no Google. São os dados básicos: endereço, telefone e horários de funcionamento do consultório. No entanto, reúne ainda comentários e avaliações de pacientes já atendidos.

Essa ferramenta representa uma facilidade a mais para a pessoa marcar uma consulta, pois vê de forma prática as informações necessárias.

É difícil atrair pacientes online?

A resposta: é preciso dedicação!

Afinal, são muitas ferramentas e é preciso estar sempre atualizado sobre as mudanças e tendências delas. 

É por isso que muitos médicos optam por contratar equipes especializadas em marketing médico. Assim, terceirizam o trabalho a profissionais que já possuem a experiência e o conhecimento necessários da área. Se este for o seu caso, conte com o iMedicina, que é especializado em marketing médico!

O que não vale é deixar de conversar e se relacionar com os pacientes online. 

Quer entender melhor como estruturar uma estratégia para atrair mais pacientes? Baixe o Guia para mais Pacientes no Consultório e obtenha resultados sustentáveis ao longo do tempo!

metodologia imedicina

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