Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para consultórios?

marketing de conteúdo para consultório

Se tem uma coisa que não tem como negar é que as buscas por conhecimento e informação no Google estão cada vez maiores. E, diante dessa realidade, os profissionais que querem ser encontrados pelo seu público-alvo precisam entender do que se trata o marketing de conteúdo para consultórios e qual é a sua importância para traçar sua estratégia digital consistente e eficaz.

Para te ajudar com isso, listamos as principais questões que envolvem o marketing de conteúdo para consultórios. Para aprender sobre esse assunto, basta conferir o conteúdo a seguir. Boa leitura!

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo refere-se à uma estratégia voltada para a criação de conteúdo que tem por finalidade atrair, envolver e gerar valor para a marca perante seu público-alvo sem que haja uma promoção direta do produto e/ou serviço.

Por meio de materiais online como artigos, posts e-books, a empresa auxilia sua audiência na resolução de problemas. Em contrapartida, torna-se autoridade no assunto, aumentando sua credibilidade e tornando-a conhecida no seu segmento.

Além disso, é através do marketing de conteúdo que se torna possível aparecer nas primeiras páginas do Google de maneira orgânica. Uma excelente vantagem para quem investe nessa estratégia digital.

Quais são os benefícios do marketing de conteúdo para consultórios?

Como foi dito acima, o marketing de conteúdo tem como função atrair, envolver e gerar valor para a marca, benefícios que podem ser usufruídos para diversas áreas de atuação.

Mas e para os consultórios? Será que há algum benefício específico?

Existe sim! Através do marketing de conteúdo para consultórios é possível inclusive desmentir as temidas “fake news”, o que é de fato muito perigoso para toda a população.

Confira abaixo quais são os benefícios que os consultórios terão através da criação de conteúdo de valor:

Construção de autoridade na área médica atuante

Quando você cria conteúdo de relevância para seu público-alvo e os divulga com frequência através dos seus canais digitais (redes sociais, blog, fóruns), você ganha autoridade, visibilidade e por consequência faz com que seus pacientes te vejam como referência na área médica que você atua.

Em algumas vezes essa associação ocorre até mesmo de forma inconsciente, uma vez que as pessoas tendem a concluir que quem divulga um bom conteúdo certamente será um bom profissional.

Construção de confiança e relacionamento com os pacientes

À medida que os pacientes vão consumindo seus conteúdos, é bem provável que eles se sintam mais confortáveis em confiar no seu trabalho, assim começa a ser criado o relacionamento com o paciente.

Dessa forma, eles passam a enxergar o médico como referência naqueles assuntos e quando precisarem marcar uma consulta, vão dar preferência ao profissional ao qual eles se sentem mais próximos.

Educa e orienta o paciente de maneira correta e educativa, evitando as famosas “fake news”

Todos os dias, inúmeras “fake news” circulam nas redes e, infelizmente, muitas delas são capazes de colocar a vida da população em risco.

Caso você utilize o marketing de conteúdo como forma de educar e orientar as pessoas sobre o que realmente é correto, auxilia a desmentir as notícias falsas. Além de exercer o seu papel social, você ainda terá as chances aumentadas de atrair e fidelizar pacientes.

Apresenta um excelente custo x benefício

Outro grande benefício do marketing de conteúdo para consultórios está relacionado ao custo x benefício.

Afinal, para criar conteúdos digitais você não irá precisar investir grandes quantias assim como acontece nas estratégias off-line. Basta utilizar as técnicas de SEO corretamente e redigir materiais de qualidade para que seu nome no Google apareça sempre que alguém buscar pelo serviço que você oferece.

Dicas de como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para consultórios

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e quais são os benefícios para os consultórios, é hora de aprender como criar a sua estratégia. Para isso, reunimos algumas dicas para você. Confira abaixo:

Fique atento(a) às normas do CFM sobre o marketing de conteúdo para consultórios

Antes de criar qualquer conteúdo da área da saúde, é essencial conhecer as normas do CFM para garantir que tudo estará conforme as normas estabelecidas em lei.

Por exemplo: uma das determinações do conselho é que os textos possuam apenas caráter informativo e educativo, sem nenhum rastro de publicidade da marca.

Conheça o perfil do seu paciente ideal para elaboração do conteúdo de acordo com suas necessidades

Conhecer o perfil do seu paciente ideal vai colaborar (e muito!) para uma escrita mais assertiva. Portanto, trace quais são suas objeções, desejos e dúvidas e redija como se estivesse conversando diretamente com ele.

Conheça a jornada do seu paciente para definir os canais de promoção dos conteúdos

Além de conhecer o perfil, tente compreender também qual é a jornada do paciente. Ou seja, em qual estágio ele se encontra. É apenas um visitante nos seus conteúdos? Ele já se consultou com você alguma vez? Vocês mantêm algum contato frequente?

Enfim, responder essas questões irão te ajudar a definir quando e onde veicular os conteúdos criados, uma vez que você saberá onde o seu paciente se encontra.

Tenha um calendário de publicações constante

Para ter uma estratégia de marketing de conteúdo para consultórios realmente eficaz é essencial que você tenha um calendário de publicações que seja constante e o principal: que você o siga corretamente.

Uma boa opção para quem está iniciando é se responsabilizar pela criação de um post de blog semanal com conteúdo de qualidade e direcionado para o paciente ideal.

Lembre-se de criar uma planilha ou uma tarefa na agenda para incluir essa demanda e programe o dia e horário da semana que você irá desenvolver este conteúdo.

Conte com o auxílio de empresas que facilitem o processo

Se você chegou até aqui certamente você conseguiu entender que o marketing de conteúdo é realmente interessante e proporciona diversos benefícios para os consultórios.

Mas e se você não estiver com disponibilidade de tempo para dedicar a este projeto? Será que não tem outro jeito mais fácil e rápido de criar os conteúdos?

Para sua comodidade, a resposta é SIM!

Existem empresas especializadas em criação de conteúdo na área médica, que podem facilitar o processo e te auxiliar com isso. Como por exemplo o iMedicina.

A empresa oferece um banco de conteúdos exclusivos para o cliente com materiais aprofundados de diversas especialidades médicas, para que você possa compartilhá-los em suas estratégias. Simples e rápido!

E aí, conseguiu compreender qual é a importância do marketing de conteúdo para consultórios? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de comentar nesse post para que possamos esclarecê-la. Te esperamos por aqui no Blog iMedicina em nosso próximo post!

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