Como fidelizar pacientes com o iMedicina?

fidelizar pacientes

A fidelização de pacientes é um processo semelhante a qualquer relacionamento saudável: ela só acontece quando a comunicação funciona! Em se tratando de saúde, a comunicação facilitada e acessível é crucial para que seu paciente queira retornar à sua clínica ou consultório.

Isso significa adotar uma abordagem proativa para criar uma base sólida de interações positivas que sejam suficientes para manter seus pacientes leais, apesar das inevitáveis ​​experiências ruins. O relacionamento com o paciente deve ser um dos principais focos da prática médica. Porém, isso não acontece apenas durante a consulta. 

Entenda melhor, a seguir.

Fidelizar pacientes inicia-se com a comunicação acessível

O relacionamento com o paciente começa assim que ele pesquisa no Google por um “oftalmologista perto de mim”, por exemplo. Assim, voltamos à questão central deste artigo: a comunicação acessível. Nesse exemplo, temos a oportunidade de facilitar a conexão entre o usuário do Google e o especialista que mais se enquadra no seu perfil.

Ou seja, de início, precisamos de um site médico bem ranqueado no motor de busca. Ou de um anúncio do Google que seja acionado por este tipo de pesquisa. Precisamos de um perfil no Google Meu Negócio, para garantir que o endereço do consultório surja no mapa do pesquisador. 

Mas, não acaba aí. Precisamos de um site que possibilite o agendamento de consultas online, já que nem sempre o paciente pode interromper o trabalho para fazer uma ligação. 

Bem, esses são alguns exemplos de pontos de contato que promovem a fidelização do paciente, mas existem vários outros. E o melhor, o iMedicina oferece todos esses pontos de contato para que o seu paciente encontre o seu consultório médico e queira permanecer ali, sendo atendido por você!

Neste artigo, vamos mostrar de forma bem didática todas as soluções que oferecemos aos nossos clientes mais preocupados com a satisfação dos pacientes. 

Confira, a seguir.

Soluções do iMedicina focadas em fidelizar pacientes

Acredite: nós sabemos o que o seu paciente espera de você! Não porque somos gurus, mas porque somos especialistas em marketing médico! Toda a jornada do paciente já foi estudada por grandes empresas, como o Google. Assim, temos uma espécie de “receita” para criar a melhor conexão entre médicos e seus pacientes. 

Como falamos acima, o relacionamento com seus potenciais pacientes começa ao facilitar as buscas feitas por ele na internet. Veja, a seguir, tudo o que criamos para fisgar e encantar o seu paciente já nas pesquisas do Google.

1 – Site médico com agendamento online

O iMedicina possui uma equipe especializada na criação de sites médicos com layout moderno e otimizados para os motores de busca – o famoso SEO (Search Engine Optimization). 

Sites em SEO são feitos com técnicas que facilitam com que os robôs do Google consigam identificar sobre o que se trata a página e, com isso, estabelecer o grau de relevância de um site para cada pesquisa feito no buscador. 

Parece confuso, mas isso acontece em milésimos de segundos! Uma palavra errada e no lugar errado no seu site pode acabar com as suas chances de aparecer para os seus possíveis pacientes. 

Outro recurso que oferecemos é a adição de chamadas para ação (CTA) voltadas para o agendamento online de consultas. Esse agendamento é feito diretamente na sua agenda criada no software iMedicina. Ou seja, além de um prontuário eletrônico completo, nós oferecemos mais um recurso para facilitar a vida do seu paciente. 

2 –  Confirmação de consultas para fidelizar pacientes

Na correria do dia a dia, é muito comum nos esquecermos de compromissos, inclusive de consultas marcadas. Isso é muito frustrante para o paciente e gera prejuízo para o médico. Um problema comum que pode ser resolvido com um simples SMS!

É claro que não podíamos deixar esse tipo de solução de fora do nosso escopo. 

Funciona assim: os pacientes com e-mail e celular cadastrados por você em nosso software recebem lembretes automáticos nos dias próximos à consulta. É bem simples, porém, o paciente percebe isso como uma atenção extra dedicada a ele. 

Experimente essa ferramenta e perceba uma aproximação maior com as pessoas atendidas por você!

3 –  Avisos automáticos de retorno

Além de lembrar seu paciente sobre consultas próximas, nós fomos mais longe. Caso você marque um retorno para daqui a 6 meses, por exemplo, nosso sistema pode ser programado para enviar lembretes de consulta no tempo certo. Tudo é realizado pela automação de marketing!

4 – Foco no paciente durante a consulta

Quantos pacientes não se sentem chateados por não receberem a atenção total dos médicos. Pessoas gostam de olhos nos olhos, principalmente quando estão inseguras sobre sua saúde. 

Por isso, nós disponibilizamos modelos pré-prontos de atestados, prescrições e anamnese, além de facilitar os dados registrados em consultas anteriores. Tudo isso é feito para que você se concentre no que realmente importa: tratar doenças.

5 – Satisfação do paciente

Nunca é demais perguntar a seus pacientes o que eles gostariam que sua clínica mudasse ou melhorasse. E o melhor meio de se fazer isso é com o NPS (Net Promoter Score). Esse é um tipo de pesquisa de satisfação utilizada no mundo todo e também disponível em nosso software!

Você pode utilizar o NPS para entender como seus pacientes têm recebido atendimento. No software do iMedicina, essa pesquisa é disparada automaticamente logo após a consulta. Quer melhorar o seu atendimento e fidelizar pacientes? Pergunte a eles se te recomendariam para amigos e familiares!

6 – Você se torna um referência para o seu paciente

Disponibilizar informações seguras sobre saúde é outro caminho para a fidelização de pacientes. No iMedicina, você pode fazer isso sem que precise criar seus próprios conteúdos. Nós temos uma equipe de jornalistas e especialistas em marketing de conteúdo para a saúde. Todos estão preparados para produzirem artigos e posts para redes sociais com informações de saúde. 

Além disso, temos uma plataforma em que você pode comprar posts e artigos prontos para postar. Nós te ajudamos a educar o seu paciente e a mostrar o quanto você está preocupado com a saúde deles, mesmo fora do consultório. 

7 – Mensagens de aniversário

É sempre uma surpresa quando alguém se lembra do nosso aniversário, mesmo que seja uma marca com a qual interagimos apenas uma vez. Seus pacientes também podem receber suas felicitações no dia do aniversário. E o melhor: isso é feito automaticamente dentro do nosso sistema! 

Além de mensagens de “Feliz Aniversário”, você pode criar outros tipos de e-mails personalizados na área de relacionamento do software iMedicina. Crie fluxos de nutrição utilizando as etiquetas de atendimento para disparar e-mails personalizados.

Com todas essas soluções que o iMedicina oferece, será mais fácil fidelizar pacientes! Fale agora com um consultor e comece a sua estratégia de fidelização imediatamente!

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