Como melhorar o relacionamento com paciente a partir da automação de e-mails?

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Você já parou para pensar o que fazer para ser lembrado por aqueles que frequentam sua clínica? Há quem acredite que a solução para isso passa por investir muito dinheiro e tempo no relacionamento com paciente. Ou seja, praticamente impossível em consultórios de pequeno e médio portes. Isso seria verdade se estivéssemos há pelo menos 15 anos atrás, quando a transformação digital ainda não estava tão forte como se percebe atualmente.

Transformação digital? Sim, é um processo pelo qual as empresas de todos os tamanhos estão sendo impactadas, a partir de novas tecnologias que otimizam processos, dão mais agilidade ao atendimento, precisão aos procedimentos de gestão financeira e contábil. Quer saber como? A partir de softwares cada vez mais precisos, com funcionalidades que contribuem diretamente na eficiência das organizações. Ou mesmo a partir de dispositivos cada vez mais fáceis de serem operados, disponibilizando dados com agilidade e segurança.

Poderia ficar enumerando inúmeros ganhos proporcionados pela transformação digital. Mas não dá esquecer de trazer um recurso que pode ser decisivo para aproximar sua clínica de seus pacientes, sem ser chato, inoportuno e evitando aquelas promoções que ninguém mais suporta visualizar. Estamos falando da automação de e-mails!

 

Por que automação de e-mails para relacionamento com paciente?

Antes de pensar a automação, vamos nos ater especificamente ao canal e-mail. Não é novidade para ninguém o quanto a mensagem escrita tem ganhado mais relevância. Isso passa pela preferência do público, que decide a hora que irá visualizar o conteúdo e interagir (bem diferente do telefone, que demanda atenção na hora que a pessoa é requisitada). Além disso, as jornadas cada vez mais flexíveis fazem com o horário comercial (tradicionalmente escolhido para o atendimento pela clínica) não seja mais o utilizado pelos pacientes. E a tendência é isso aumentar ainda mais!

Dito isso, é hora de esclarecer quanto ao mecanismo de automação. Ferramentas com essa funcionalidade são o braço direito e esquerdo das empresas, para reduzir a operação manual e aumentar a capacidade de envio de mensagens. Desse modo, é possível que você produza quais mensagens deseja enviar e programe de um jeito bem simplificado. A partir daí, o sistema se encarrega de encaminhar aos contatos, sem que você tenha que se preocupar com isso. Não é demais?

Melhor ainda são as possibilidades que as clínicas podem experimentar a partir de soluções tecnológicas com essa funcionalidade. Uma dica importante: há softwares médicos desenvolvidos por especialistas que compreendem os principais desafios da rotina clínica e, por isso, disponibilizam funcionalidades incríveis que ajudam inclusive a estreitar o relacionamento com o paciente.

Veja três ideias que vão deixar sua clínica bem na fita:

 

Relacionamento com paciente: lembrete de consulta

Um dos motivos que mais levam à ausência na primeira consulta ou em retorno é o bendito esquecimento. São tantos os compromissos de todos que o horário marcado acaba se perdendo. Prejuízo para todos os lados: para o paciente que não vai receber as orientações; para outros que poderiam ter aproveitado aquele horário e para você, que “perde” aquele período.

Por isso, contrate sistemas de gestão especializados em consultórios médicos que oferecem recursos de envio de e-mails e/ou SMS aos pacientes, lembrando do compromisso agendado. Isso gerará uma ótima experiência de atendimento e ainda reduzirá a necessidade de execução dessa tarefa por parte da sua equipe do consultório. Assim, ele pode se dedicar a outras tarefas importantes do dia-a-dia.

 

Relacionamento com paciente: mensagens em datas comemorativas

Outra alternativa acessível a partir da automação de e-mails é programar mensagens específicas que possam seguir aos pacientes. Por exemplo: em datas de aniversário, a partir de um único recado escrito por você, com uma bela imagem selecionada, a ferramenta poderá disparar aos que tiverem sua data de aniversário sinalizada no sistema.

O mesmo se aplica para outras ocasiões. Quer mais uma ideia? Caso você tenha uma clínica de nutrição e está chegando o verão, você pode compartilhar por e-mail recomendações sobre cardápios adequados para cuidar do organismo nessa época, a fim de cuidar ainda mais de seus pacientes. Assim, eles se sentirão ainda mais valorizados por você (melhorando o relacionamento com cada um deles, estreitando o contato).

 

Relacionamento com paciente: envio de materiais educativos

A automação de e-mails permite também outra ação que tende a gerar bons frutos: o envio sistemático de materiais educativos, segmentado de acordo com o público. Ficou complicado de entender? Eu te explico: você deve ter perfis de pacientes a partir dos tratamentos que realizam. Por exemplo, vamos supor que você tenha um consultório dentário e você tenha um terço dos pacientes que estão fazendo branqueamento. A eles, você poderia enviar mensagens de orientação para cuidado estético, tornando ainda mais efetiva e duradoura a ação feita no consultório.

Em uma ferramenta especializada, você pode criar esses conteúdos (que podem ser inclusive com links para materiais postados no blog de sua clínica) e deixar materiais programados. A partir daí, ao organizar esses grupos (iguais a esse que exemplifiquei), eles poderão receber em sequência esses e-mails, com frequência pré-determinada e dentro daquilo que é recomendado nas práticas de marketing digital.

Esses três caminhos, aparentemente simples, certamente farão você colher melhores resultados no relacionamento com paciente, tornando-o mais próximo de sua clínica e melhorando seu atendimento e a efetividade do tratamento oferecido a ele. Recorra a softwares médicos especializados, que foram desenvolvidos por quem domina os desafios que se passam na clínica médica.

Ao procurar por essas soluções tecnológicas, leve em conta aquelas que possuem essas funcionalidades! Fique atento a isso. Caso tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para compartilhar conosco nos comentários que estão aqui abaixo.

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