Como Seu Consultório Médico Vai Se Destacar No Mercado?

consultório médico

Com um mercado cada vez mais concorrido, os profissionais de saúde precisam buscar se diferenciar no setor e atrair pacientes para o seu consultório médico. Para isso, se faz necessário adotar algumas estratégias que melhoram a experiência do seu cliente.

Você sabe quais são? Neste artigo, apresentaremos algumas ações que você precisa executar para conseguir se destacar em meio à concorrência.

Ofereça um ambiente acolhedor

Diante de tantas atribuições e preocupações, é comum que você deixe de dar a atenção devida ao ambiente físico do consultório médico. Porém, saiba que oferecer um local acolhedor não é um luxo, mas sim uma maneira eficaz de impactar o seu paciente.

Assim, ao decorar a sala de espera, a recepção e o seu consultório, preocupe-se com o bem-estar dos pacientes. Cores, cheiros e sons nos causam sensações que podem ser positivas ou negativas, o que impacta diretamente na experiência com o seu serviço.

Obviamente, a sua empresa precisa atender aos requisitos mínimos de conservação e limpeza estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na norma RDC-50. No entanto, é preciso ir além dessa recomendação.

Um problema muito recorrente é o atraso no início do atendimento, o que leva o paciente a aguardar na sala de espera. Então, para tornar esse momento mais tranquilo para ele, disponibilize os seguintes recursos:

  • internet Wi-Fi: com o uso da internet, o paciente pode resolver outros problemas enquanto aguarda ou apenas se distrair. Para evitar que a recepcionista seja incomodada, coloque a senha em uma placa fixada na parede;
  • revistas, jornais e livros: outra forma de mantê-los entretidos enquanto esperam. Porém, não se limite à informações sobre saúde;
  • assentos confortáveis: já que o seu paciente precisa aguardar, que seja com o mínimo de conforto. Então, ofereça poltronas e/ou sofás agradáveis;
  • bebidas e alimentos: dependendo do horário da consulta, pode ser que o cliente esteja ou fique com fome enquanto aguarda. Por isso, disponibilize café, suco, água e biscoitos;
  • entretenimento para crianças: sendo você um pediatra, o seu consultório deve ser projetado para entreter as crianças. Porém, mesmo que não seja essa a sua especialidade, é comum que os pais levem os filhos na consulta. Assim, ofereça jogos, quadrinhos e brinquedos.

Invista em melhorias no atendimento

O atendimento ainda é um dos aspectos que mais influenciam a experiência do paciente no seu consultório médico. Por isso, além de estabelecer padrões, capacitar e treinar os seus funcionários, procure investir em melhorias que otimizem o seu atendimento.

Uma alternativa interessante é a implantação de um software médico e/ou de um prontuário eletrônico. Essas tecnologias facilitam a rotina do consultório, dando praticidade e agilidade nos agendamentos e no preenchimento dos dados do paciente.

Assim, você e seus colaboradores passam a ter mais tempo disponível para se dedicar ao cliente, tanto na sala de espera quanto durante a consulta.

Seja pontual

A pontualidade é uma qualidade que faz toda a diferença para um profissional de saúde. Afinal, quando os pacientes marcam um horário, eles esperam que a consulta ocorra conforme agendado.

Quando há a necessidade de aguardar em razão do seu atraso, você passa uma imagem negativa para o cliente, que tende a fazer um juízo de valor da sua capacidade profissional. 

Por isso, ao ser pontual, você provoca o efeito contrário, ou seja, mesmo que seja uma obrigação atender no horário marcado, o paciente elogia o seu compromisso, tem uma imagem positiva de você e ainda indica os seus serviços.

Inovação e modernização do consultório médico

O mundo tem passado por uma verdadeira transformação digital e, quem não a acompanha, pode ficar para trás e não se beneficiar das inovações tecnológicas. Atualmente, existem diversas ferramentas que potencializam o trabalho de um profissional de saúde.

Ainda, essas tecnologias não estão apenas nos novos equipamentos, mas também na gestão do consultório. Um bom exemplo são os softwares médicos que oferecem, dentre outras coisas, prontuário digital, agendamento online de consultas, integração entre agendas, etc.

Além disso, desde que respeitadas as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), você também pode fazer uso das plataformas de telemedicina. Assim, você pode atender aos seus pacientes sem a necessidade deles saírem de casa.

Ademais, ao dispor de tantas inovações no seu consultório, os pacientes se impressionam com a modernidade nos seus serviços, o que faz com que você se destaque no mercado.

Investimento em redes sociais

Com um número cada vez maior de usuários, as redes sociais não podem ser ignoradas por empresas de qualquer segmento. Segundo pesquisa de 2019 realizada pela We Are Social, 66% da população brasileira faz uso dessas plataformas. Percebe o potencial?

Então, estude e invista neste segmento. O primeiro passo é saber como e quais redes o seu cliente utiliza. De modo geral, as mais utilizadas são Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. 

No que diz respeito ao Facebook, você pode criar postagens informativas, com conteúdos da sua área de atuação ou compartilhar artigos do seu blog. O Instagram é uma plataforma visual. Por isso, aposte em fotos que remetam a sua especialidade e em vídeos informativos.

Ainda, o Twitter é uma rede que você pode divulgar notícias do setor de saúde ou compartilhar suas opiniões. Já o YouTube é uma plataforma voltada para a produção de vídeos informativos, dicas para a promoção de saúde, entre outros.

Além disso, as redes sociais também permitem que você compre espaços publicitários para divulgar os seus serviços. Para isso, procure saber mais sobre Google Ads e Social Ads.

Ofereça conteúdo de qualidade

Pegando o gancho do tópico anterior, o sucesso de uma estratégia de marketing médico depende da qualidade do conteúdo que você oferece, principalmente se o seu objetivo é informar as pessoas.

Assim, independente do formato, seja vídeo, texto ou imagem, procure sempre expor o melhor do seu conhecimento e em como ele pode ajudar as pessoas.  O marketing de conteúdo é uma forma eficaz de atrair e fidelizar pacientes.

Invista na sua presença digital

Quando falamos de estar presente nas redes sociais e oferecer conteúdos de qualidade, já estamos falando de investimentos na sua presença digital. Afinal, com 116 milhões de brasileiros conectados na internet, esse mercado não pode ser ignorado.

Ainda, é de extrema importância desenvolver um site profissional e otimizado para conversão. Hoje em dia, os sites são os cartões de visitas e precisam transmitir credibilidade, além de permitir que o cliente agende sua consulta e contacte o consultório.

Outrossim, você também precisa investir em boa identidade visual, o que consiste em criar um logotipo, escolher cores apropriadas e divulgá-las tanto física quanto digitalmente.

Acompanhe os resultados das estratégias

Nenhuma das ações mencionadas nos tópicos anteriores serão efetivas se você não realizar o devido acompanhamento dos resultados. Apenas com essa supervisão é possível avaliar quais estratégias foram positivas ou não.

Então, mensure os seus resultados. Para isso, acompanhe as métricas das suas redes sociais, verifique se houve aumento na sua base de clientes ou se o número de atendimentos cresceu e o número de retornos diminuiu. Ao analisar esses dados, você descobre onde está errando.

Ademais, com um software médico, esse acompanhamento é facilitado, pois, você pode gerar relatórios dos atendimentos, do número de agendamentos, do fluxo de caixa, tempo médio de atendimento, entre outras coisas.

Assim, como você pode ter percebido, muitas das estratégias são otimizadas pelo uso de um sistema eletrônico de gestão. Então, se você ainda não faz uso, considere a possibilidade e faça um teste gratuito de uma boa plataforma, como o iMedicina.

Enfim, se você está buscando se diferenciar da concorrência e fazer com que o seu consultório médico se destaque no mercado, após a leitura deste artigo, você tem todas as dicas necessárias.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Faça download do Guia para Informatização de Consultórios.

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