Consultório Médico: Como Construir Uma Base de Pacientes

Consultório Médico

Independentemente de qual seja o segmento de um negócio, o seu sucesso depende da captação de novos clientes. Da mesma forma ocorre nos consultórios médicos, pois precisam ter uma boa base de pacientes para que cresçam e tenham uma boa lucratividade.

Porém, atrair pessoas e convencê-las a contratar o seu serviço não são tarefas fáceis. Por isso, elaboramos este artigo para apresentar a você algumas estratégias que são essenciais para o alcance desses objetivos.

Quais estratégias podem ser realizadas em um consultório médico para a captação e a fidelização de pacientes?

Considerando que, o sucesso do consultório está diretamente ligado com o crescimento da base de pacientes, a melhor maneira de desenvolver suas estratégias de marketing é pensando no seu público.

Neste sentido, existem diferentes tipos de ações a serem colocadas em prática. Contudo, antes de iniciar qualquer prática, é importante que você conheça a sua persona. Mas, você sabe o que é isso?

Definição da persona 

Quando falamos de persona, estamos falando de uma figura fictícia criada a partir de dados reais dos seus clientes. Essa figura nos ajuda a entender melhor como os consumidores pensam, quais são as suas preferências e o que os leva a adquirir o seu produto.

Ainda, o conceito de persona foi criado por Alan Cooper, em 1980, ao projetar um software de gerenciamento de projetos, ele decidiu conversar com possíveis usuários do seu sistema à fim de conhecer os seus gostos.

Assim, como esses dados em mãos, ele  desenvolveu a Kathy, uma persona que foi resultado da junção de anseios, dúvidas, hábitos e personalidade dos usuários entrevistados. Com esse personagem, ele conseguiu otimizar a ferramenta.

Então, para que uma estratégia de marketing seja eficaz, você precisa conhecer o perfil do seu cliente e, consequentemente, definir a sua persona. Isso porque ao pautar suas ações por essa figura fictícia, a sua comunicação será mais assertiva e seus resultados serão melhores.

Em consequência disso, o investimento será realizado de maneira correta, trazendo economia para o consultório. Porém, talvez você se pergunte: como crio a minha persona? Buscando dados reais dos seus pacientes.

Nos consultórios médicos informatizados com software e prontuário eletrônico, a obtenção dessas informações é facilitada, pois, na maioria dos casos, ambas as ferramentas fornecem relatórios detalhados das características mais comuns nos seus clientes.

Caso contrário, você precisará consultar os seus arquivos e fazer um levantamento. Ou então, entrevistar os seus pacientes e descobrir quais são as suas preferências.  Por fim, entre as principais informações que você deve considerar ao desenvolver a sua persona estão:

  • dados cadastrais (nome, idade, gênero, ocupação, estado civil, número de filhos e endereço);
  • formação acadêmica;
  • o que gosta de fazer nos momentos de lazer;
  • quais são os canais que se utiliza para manter-se atualizado;
  • quais são os seus hábitos de consumo;
  • o que o fez escolher os seus serviços ao invés do seu concorrente.

Com essas informações, você já tem a exata noção de quem é sua persona e pode iniciar o desenvolvimento das suas estratégias.

Site médico voltado para conversão

A primeira ação a considerar é a criação de um site profissional. Antigamente, o cartão de visitas era a principal forma de divulgar os seus dados de contato e a sua especialidade. Agora, com a digitalização do mundo, os sites cumprem esse papel.

Porém, não basta apenas ter um site simples e que seja mais uma gota no oceano da internet. Ao desenvolvê-lo, você precisa imaginar que ele será o ponto final da sua estratégia de marketing, ou seja, o seu site será o responsável por converter visitantes em clientes.

Para isso, é preciso ter um site médico responsivo, que funcione bem tanto nos computadores quanto nos celulares, o seu uso precisa ser intuitivo, seus dados de contato precisam ser facilmente visualizados, entre outras coisas.

Além disso, é importante oferecer recursos para que o visitante do site possa efetuar a marcação da consulta. Neste sentido, precisamos falar sobre o agendamento online.

Ao dispor de um software no seu consultório médico, você pode integrá-lo ao seu site e oferecer aos pacientes a possibilidade de acessá-lo para verificar a sua disponibilidade, escolher dia e hora desejado e realizar o agendamento da consulta.

Dessa forma, você terá uma ótima ferramenta para conversão de clientes e um importante aliado nas estratégias de marketing.

Divulgação online 

Em um mundo cada vez mais digital e com cada vez mais usuários, a forma mais eficiente de divulgar o seu trabalho será online. Para isso, além do site, você pode fazer uso de outros recursos da internet. Vamos a eles.

Google Ads e Facebook Ads

No meio digital, quando falamos em “ads”, estamos falando de fazer anúncios online. Neste sentido, existem duas principais maneiras: o Google Ads e o Social Ads. O primeiro é uma ferramenta do Google que oferece a possibilidade de anunciar nos resultados do buscador.

Assim, ao pesquisarem por termos relacionados aos seus serviços, o usuário será impactado pelos anúncios do seu consultório médico. Além disso, o Google Ads também permite que você anuncie em outros sites e até no YouTube.

Já o Social Ads diz respeito à compra de espaço publicitário nas redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram. Assim, da mesma forma que o Google, você pode impactar milhares de usuários que tenham perfis semelhantes ao da sua persona.

Google Meu Negócio

Trata-se de uma ferramenta importante para que os seus serviços possam ser encontrados na internet. O Google Meu Negócio é visto como uma versão digital das antigas listas telefônicas. Nele, você cadastra o consultório, os dados de contato e horários de funcionamento.

Marketing de conteúdo

Trata-se de uma estratégia eficaz de marketing, principalmente para profissionais de saúde. Consiste na criação de artigos para informar as pessoas com o objetivo de desenvolver a sua autoridade e transformá-las em clientes.

Postagens para as mídias sociais

As mídias sociais não podem ser descartadas ao planejar as suas ações de divulgação. Com um número cada vez maior de usuários, todo negócio que almeja captar novos clientes precisa produzir conteúdo para as redes, principalmente o Facebook, o Twitter e o Instagram.

Investir em relacionamento com o paciente

Assim, ao desenvolver toda a sua estratégia de marketing e conseguir atrair novos clientes, você imagina que todo o trabalho já foi feito, certo? Errado. Tão importante quanto a captação é a fidelização dos pacientes.

Afinal, se alguém utiliza os seus serviços e não gosta do que é oferecido, ele não retornará e todas as suas ações para atraí-lo foram desnecessárias. Para fidelizá-lo, além de oferecer um serviço de qualidade, você também pode criar algumas estratégias.

E-mail marketing

O velho e bom e-mail marketing continua sendo um meio importante de comunicação com clientes e não clientes. Para confirmar isso, basta você olhar a sua caixa de e-mail e observar que a maioria deles possuem temática promocional.

O e-mail marketing, além de ser uma forma eficaz de divulgação online, também é utilizado para fortalecer o relacionamento com os clientes. Neste sentido, faça uso desse recurso, envie felicitações de aniversário, crie newsletters, envie artigos do seu blog, etc.

Pesquisas de satisfação

A melhor forma de avaliar a qualidade de uma prestação de serviços é perguntando a opinião do cliente. Esse feedback é fundamental para que você saiba o que precisa ser melhorado e o que precisa ser mantido no seu atendimento.

Assim, uma forma eficaz de fazer essas pesquisas de satisfação é usando o formato NPS (Net Promoter Score), um mecanismo de análise quantitativa que permite ao seu paciente atribuir nota ao seus serviços em uma escala de 0 a 10.

Automação de lembretes de remarcação e confirmação de consultas

A rotina de um consultório médico é marcada pela realização repetida de pequenas tarefas essenciais. Uma delas é a confirmação das consultas, que costuma ficar a cargo das secretárias.

Porém, ao implantar um bom software médico na clínica, é possível automatizar essa ação de confirmação. Isso porque essa ferramenta possui a funcionalidade de envio de lembretes de remarcação e confirmação, sendo todo o processo feito de forma automática.

Assim, além de oferecer mais tempo para que seus funcionários desempenhem outras atividades, você também diminui o número de faltas e de cancelamentos por esquecimento dos pacientes.

Portanto, após a leitura deste artigo, você tem todas as informações necessárias para construir uma forte e grande base de clientes. No entanto, lembre que esse trabalho pode ser muito facilitado pelo uso de um software médico e/ou um prontuário digital.

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