Quando Surgem os Resultados do Marketing Para Clínicas

marketing para clínicas

Provavelmente, essa é a dúvida mais comum de um profissional de saúde ao desenvolver ações de marketing para clínicas. Porém, para alcançar bons resultados, é preciso  muito trabalho, dedicação e investimento.

Neste artigo, falaremos mais sobre os fatores que mais impactam no tempo que uma ação de divulgação pode levar para trazer retorno para o consultório e também sobre algumas ações que são imprescindíveis para que eles ocorram conforme esperado.

O que é o marketing para clínicas?

O marketing para clínicas, ou marketing médico, são todas as ações realizadas por profissionais de saúde para atrair mais pacientes para o consultório, atender suas necessidades e educá-lo.

Ainda, existem inúmeras estratégias de marketing que podem ser realizadas para alcançar esses objetivos. De modo geral, elas se dividem entre marketing offline e marketing online.

Marketing offline x online

Quando falamos de marketing offline, estamos nos referindo a toda ação de promoção baseada em canais que estão “fora da internet”. No caso dos profissionais de saúde, podemos citar os cartões de visita, os catálogos dos convênios, espaços publicitários na televisão, rádio, jornais e revistas.

Durante muito tempo, essas estratégias foram eficientes e trouxeram muitos resultados positivos. Porém, com a popularização da internet, passaram a não ser mais utilizadas, em razão do menor alcance e do alto custo.

Por outro lado, o marketing online é aquele que faz uso de todo o potencial da internet para divulgar um produto ou serviço, como, por exemplo, produção de conteúdos para blogs, redes sociais, e-mail marketing, site e links patrocinados no Google ou em outras plataformas.

No cenário atual, as ações de marketing médico mais eficientes são as digitais, pois, além do menor custo para sua realização, são capazes de oferecer excelentes resultados em função do grande público que é capaz de alcançar.

Quais são os fatores que determinam os resultados no marketing digital?

As estratégias de marketing para clínicas precisam ser pensadas em médio e longo prazo. Imaginar que os resultados serão plenamente alcançados em 1 ou 2 meses pode gerar uma grande frustração e até a desistência em mantê-las.

Talvez, você se esteja se perguntando: por que demora tanto para colher os frutos dessas ações? A resposta está relacionada à presença de alguns fatores importantes e que variam de acordo com cada caso. Vamos a eles.

Tamanho do investimento 

Obviamente, toda ação de marketing para clínicas envolve algum tipo de investimento, que pode ser mínimo ou não. A depender dos recursos disponíveis, é possível realizar estratégias com grande alcance e potencial.

Por exemplo, a compra de anúncios no Google e nas redes sociais. Quanto maior o valor investido, maior será a visibilidade do seu consultório, das suas postagens, do blog ou do site. Então, sim, o tamanho do investimento realizado exerce influência na velocidade com que os resultados aparecerão.

Área geográfica

Quando mencionamos a área geográfica como um fator que impacta o tempo de retorno de uma estratégia, estamos falando de dois aspectos: a proximidade do seu consultório aos grandes centros das cidades e a classe social da população ao redor.

Se, por exemplo, você atende no centro de São Paulo ou do Rio de Janeiro, a tendência é de que colha os frutos do marketing médico antes daqueles consultórios localizados no interiores dos Estados.

Embora enfrentem uma concorrência mais forte, há um número maior de pessoas que podem ser alcançadas e também uma maior facilidade em se deslocar até a sua clínica. Por outro lado, ao se distanciar das áreas mais populosas, suas ações de marketing atingirão um público menor e, geralmente, com baixo poder aquisitivo.

Especialidade

Apesar ser possível elaborar boas ações de marketing para clínicas para quaisquer especialidades médicas, algumas são mais abertas à divulgação, pois, tratam de temas não tão sensíveis e que fazem parte do dia a dia da população.

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Um bom exemplo são os dermatologistas. Na maioria dos casos, os problemas tratados por esse profissional são de fácil resolução e são comuns a grande parte das pessoas. Por isso, há uma riqueza maior de conteúdos a serem explorados e que chamam mais atenção.

Da mesma forma, os cirurgiões plásticos possuem um forte potencial para se comunicar com seu público. Como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência, tendem a engajar mais com o marketing desses especialistas.

Por outro lado, um oncologista trata de temas extremamente sensíveis e que precisam ser trabalhados com mais cuidado. As pessoas, em geral, só passarão a consumir esse tipo de conteúdo depois de receberem um diagnóstico.

Com isso, são maiores as chances de especialidades com maior engajamento produzirem resultados maiores e mais rápidos do que os outros.

Recorrência

Ao criar estratégias de marketing para clínicas, é fundamental que haja recorrência nessas ações, ou seja, a repetição de algo que deu certo. Assim, você faz com que novas pessoas sejam alcançadas por campanhas já realizadas anteriormente.

Dessa forma, além de aperfeiçoar sua estratégia, você consegue entender melhor o comportamento do seu público. Caso contrário, você tende a modificar suas ações periodicamente, o que pode desacelerar a chegada dos resultados.

Consistência

Uma palavra-chave para quaisquer ações de marketing para clínicas é: consistência. Trata-se da continuidade na realização de esforços para atrair e fidelizar pacientes. O que costuma ocorrer é que, ao não colher o retorno esperado, o profissional desiste das ações de marketing.

No entanto, ao ser consistente, suas chances de obter sucesso com o marketing digital são muito maiores. Por exemplo, no marketing de conteúdo a consistência está na periodicidade da produção de conteúdos para o seu público.

O que pode ser feito para acelerar os resultados?

Não existe fórmula mágica no marketing médico e nem todas as estratégias podem ser aplicadas em todos os casos. Contudo, com a realização de alguns processos, você pode fazer com que suas ações sejam mais assertivas, acelerando os resultados. 

Conhecer a sua persona

A persona é uma pessoa fictícia desenvolvida a partir das preferências em comum encontradas nos seus pacientes. Assim, você passa a ter um perfil ideal de público a ser impactado pelas suas estratégias de marketing.

Ainda, sem uma persona bem definida, é provável que suas ações atinjam pessoas de diferentes perfis e que, na maioria das vezes, não estão interessadas no seu serviço. Com isso, os resultados demoram a chegar e você perde dinheiro.

Análise e mensuração 

Uma regra que você precisa seguir ao desenvolver ações de marketing para clínicas é: analise e mensure o resultado de cada estratégia. Apenas com esse monitoramento constante é possível enxergar os erros e acertos que estão sendo cometidos.

Direcionamento

Ao definir a sua persona você tem as informações necessárias para criar estratégias que atraiam e conquistem as pessoas certas, ou seja, os pacientes que têm o perfil ideal para o serviço que você oferece. Isso é direcionamento!

Dessa forma, além de economizar dinheiro, você passa a ter a exata noção de como o seu público se comporta e se torna cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Portanto, os resultados das estratégias de marketing para clínicas dependem de diversos fatores e não há como prever um prazo para que eles surjam. Por isso, seja consistente, tenha paciência e aguarde, porque os resultados virão.

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