Consultório online: dicas digitais para área médica

CONSULTÓRIO ONLINE: DICAS DIGITAIS PARA A ÁREA MÉDICA

Desde a implantação dos softwares de gestão empresarial nos consultórios médicos, o acesso a informações e marcações de consultas ficou muito mais fácil. Pacientes entram no consultório on-line e podem ficar a par de seus exames, dicas de saúde e marcação de consultas sem burocracia e de forma rápida.

Como a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, bastam poucos cliques para que o paciente resolva seu problema ou se encaminhe para a resolução. Os consultórios on-line estão conectados à rede e todas as informações são passadas simultaneamente, com total interação entre paciente e médico.

Ele pode ser ainda mais instrutivo, versátil e atrativo para os novos clientes, como também servir de ferramenta de marketing de relacionamento para os médicos e de organização para os funcionários.

Como o Paciente Usa o Consultório On-line

Muitos pacientes encontram um médico especialista novo fazendo uma pesquisa por consultórios on-line no Google. Em pleno desenvolvimento, essa modalidade de aproximação já ocupa o segundo lugar, a frente de indicações e atrás apenas dos catálogos de convênios médicos. Quando eles são atrativos e têm tudo o que o paciente quer saber naquele momento, a conquista é imediata.

O primeiro contato com o site é objetivo. O paciente está com um problema de saúde e deseja agendar uma data para o atendimento. Ele acessa o site, faz seu cadastro, busca a marcação de consultas, os horários disponíveis, faz sua escolha e sua consulta está marcada.

A partir desse momento, ele pode simplesmente fechar a página ou se interessar em outras informações apresentadas nela. Quando o site tem uma navegação fácil e rápida, design moderno e prático, com conteúdo bem escrito e informativo, o paciente tende a se interessar em ficar mais tempo e por outros motivos.

Mesmo que o objetivo maior seja que um novo paciente marque sua consulta e inicie seu procedimento no consultório, são esses conteúdos que podem tornar a estrutura mais confiável e cativar seu interesse com solidez. No site, o paciente pode saber mais sobre o profissional que o atenderá, a especialização médica, como é a estrutura do consultório, sua história e informações sobre a área de saúde.

O paciente também tem acesso ao seu receituário médico, presente em seu cadastro. Como as letras de médico são famosas pela sua dificuldade de compreensão, por meio das informações digitais é possível identificar facilmente o nome correto do remédio, sua dosagem e outras informações relevantes. Para o médico, apenas alguns cliques são necessários para ler o perfil do paciente e seu histórico clínico. Tudo armazenado e de fácil acesso.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Relação Digital

A demanda de atender ligações sempre foi muito grande, mas com o consultório on-line, o tempo da secretaria pode ser usado em outras funções para que possa dar mais atenção a tudo, inclusive ao próprio paciente. Não será mais necessário que ela preencha manualmente extensas fichas de requisição de exames, organize as consultas e a agenda do médico, já que tudo estará disponível no cadastramento inicial do paciente e em informações globais on-line.

Os softwares de gestão on-line possuem ferramentas para emissão de relatórios, com informações de agendamento, logística, financeiro e funcionários, sem precisar formatar ou fazer a transição para outros tipos de programas. O fácil preenchimento e a organização plena das informações se transformam em mais tempo útil disponível e produção.

Para o médico, ter todas as informações num consultório on-line permite organizar melhor seu tempo. Ele pode acessar sua agenda em qualquer lugar, evitando atrasos e enganos. Durante a consulta, pesquisa no prontuário do paciente todo seu histórico, sem precisar escrever manualmente fichas e receituários. É o fim da infinidade de papéis arquivados e das rasuras.

A relação médico-paciente fica muito mais dinâmica e confiável. O médico pode disponibilizar momentos do seu dia para responder e-mails e comentários, tirando pequenas dúvidas e sugestões redigidas no site. Apenas com cuidado para não declarar um diagnóstico sem a devida verificação física do paciente.

Esse contato pode ser ampliado por meio de uma página no Facebook, como um eficiente canal de relacionamento e fidelização com seu cliente.

Tanto as redes sociais, quanto o consultório on-line precisam de atualizações constantes. São as publicações que tornam os canais vivos diante dos clientes, com maiores chances de seu envolvimento em curtidas, comentários e compartilhamentos.

No meio digital, se trabalha para construir uma boa reputação. O consultório on-line pode trazer mais segurança ao paciente com relação ao médico de sua escolha, através da forma como o site apresenta sua identidade visual e conteúdo. Mas informações incompletas, inverídicas, falaciosas e sem uma pesquisa real podem provocar aversão e repúdio.

Logotipos mal feitos, palavras de duplo sentido e frases mal formuladas podem ser devastadoras. Atenção também para o código de ética médica para não cair em armadilhas que podem prejudicar o nome do médico diante dos órgãos competentes.

Gostou deste artigo? Leia outros sobre o assunto em nosso blog.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.