As principais descobertas da medicina que influenciam a área até hoje

dia do médico

Anualmente, no dia 18 de outubro é lembrado e comemorado o dia do médico. Este profissional que salva vidas e que ajuda a manter a qualidade de vida da população em níveis desejáveis é homenageado por suas grandes conquistas e feitos ao longo da história dos seres humanos. Aqui vamos elencar algumas destas conquistas que mudaram o mundo e influenciam a medicina até nos dias de hoje.

Vacinas e Raios-X

A primeira descoberta, e que também é uma conquista que merece ser relembrada no dia do médico, são as vacinas. Esta droga nasceu de uma espécie de pensamento reverso na medicina, que se baseia em instalar no corpo humano partes inativas da doença para assim gerar anticorpos e evitar que a doença, efetivamente, se alastre e cause malefícios ao paciente. É simplesmente inconcebível imaginar os dias de hoje sem a vacinação. Nos séculos anteriores, na Idade Média e até mesmo posteriormente já em tempos industriais, algumas pragas ainda dizimavam populações inteiras sem que quaisquer remédios da época fizessem algum efeito.

Algumas das doenças mais destruidoras que as vacinas ajudaram a controlar foram a varíola, a poliomelite, a paralisia infantil, a rubéola e outras febres. Vacinas continuam em fase de constante desenvolvimento e cada vez novas doenças podem ser combatidas com ela. Algumas das mais recentes são as vacinas de Dengue e Gripe A, que ainda fazem vítimas no Brasil e no exterior.

Outra descoberta que até hoje mexe com a medicina diariamente é o Raios-X. Wilhelm Röntgen ficou surpreso enquanto fazia experiências com um raio catódico. Ao direcionar os raios sobre a mão da esposa, ele percebeu que a radiação atravessava a carne, mas passava em menor incidência sobre os ossos, fazendo um retrato. O inventor notou ainda que os raios eram bloqueados pelo anel de metal da mulher. E assim, nomeou aquela descoberta de Raio-X, “desconhecido”. A técnica é muito utilizada mesmo hoje em dia na medicina e na odontologia.

Anestesias, antibióticos e controles conceptivos

O controle de natalidade é uma conquista de medicina que também ajuda na qualidade de vida da população, principalmente na saúde das mulheres. As drogas anticoncepcionais, embora tenham alguns efeitos colaterais que se mostrem negativos do ponto de vista hormonal a longo prazo, tornaram as mulheres mais independentes e permitiram com que elas engravidassem apenas quando quiserem. Com menos filhos, mais educação e mais saúde e menos abandono.

Imagine fazer uma cirurgia há 400 anos. O médico precisa fazer uma incisão em seu abdômen, e tudo o que você tem para tentar enfrentar a dor é um pedaço de madeira para morder com força. Um cenário desesperador que mudou com o desenvolvimento das anestesias. Até mesmo compostos relacionados à cocaína já foram utilizados para gestar a dor, e hoje em dia, os procedimentos anestésicos se mostram bastante estáveis e seguros.

Alexander Fleming descobriu em 1928 a penicilina, ou mais precisamente, as propriedades antibióticas do fungo Penicilium. Em uma época de guerras e doenças graves consideradas incuráveis, a penicilina se mostrou eficaz para tratar de alguns destes problemas, revolucionando a medicina daquele tempo.

Para se aprofundar mais no assunto, leia este artigo e descubra quais são os primeiros médicos de que se tem notícia na história!

Muito se pesquisa, se descobre e se desenvolve pela medicina nos dias de hoje, assim como já se descobre há mais de um milênio. Tudo em prol da saúde humana. Portanto, profissional, no dia 18 de outubro, comemore. Feliz dia do médico!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: