Como escolher o melhor software médico para o meu consultório?

software médico

Escolher um software médico para o seu consultório é, sem dúvidas, uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo muito importante. O software de gestão médica é uma das ferramentas mais importantes e utilizadas na profissão médica e, portanto, escolher o sistema certo pode realmente ajudar a simplificar as atividades diárias.

Neste guia, vamos ajudá-lo a descobrir como escolher o melhor software médico para o seu consultório. Escolher o certo pode dinamizar operações diárias e aumentar o fluxo de caixa, mas escolher o errado pode causar dores de cabeça para o seu pessoal, criar problemas internos e até mesmo reduzir os seus ganhos globais.

 

Software médico: como escolher o melhor?

Antes de mostrarmos qual é a melhor maneira para identificar o software médico adequado para o seu consultório, separe alguns minutos e reflita sobre o seu fluxo de trabalho atual:

  1. Você está feliz com a maneira como você está trabalhando agora?
  2. Seus funcionários (ou você mesmo) encontram as informações que precisam de maneira fácil e rápida?
  3. Você está satisfeito com o seu retorno financeiro?

Se suas respostas são “não”, você definitivamente precisa de um software médico!

 

Descubra o que você realmente precisa

Faça uma lista com base em suas necessidades diárias. Esta lista pode (e deve) incluir as suas dificuldades, recursos que você acha interessante e quaisquer outros pontos que você não possui conhecimento o suficiente e/ou precise de ajuda.

Também mapeie seu fluxo de trabalho e o de visita dos pacientes para determinar como um software médico pode complementar seu trabalho em vez de dificultá-lo.

Se você sabe o que você quer, tendo tudo separado em uma lista, será muito mais fácil descobrir se uma determinada solução se encaixa ao seu negócio. Portanto, o software médico ideal deve alinhar-se com os objetivos e necessidades do seu consultório.

 

Escolha algo fácil de usar

Um bom software médico deve ser fácil de usar. É extremamente importante certificar que qualquer pessoa vai conseguir usar o software confortavelmente. Se você quer um software de gestão médica útil, então valorize o design e simplicidade. Isto inclui um painel central, menus autoexplicativos e o mínimo possível de janelas pop-ups.

A interface é a chave para o sucesso de um software médico. As pessoas prezam por simplicidade, então, alguns cliques aqui e outros ali devem ser o suficiente para navegar dentro do sistema e realizar determinadas tarefas.

Não é necessário nenhum manual de instruções para utilizar um prontuário eletrônico, por exemplo, mas um design pobre torna tudo mais complicado de se fazer.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

 

Opte por quem oferece suporte

Inevitavelmente, como acontece com qualquer outro sistema, você acabará encontrando algum problema. E, por conta disso, você vai precisar de alguém para lhe instruir a como utilizar uma determinada ferramenta ou se livrar de algum erro.

Algumas empresas fornecem suporte por acesso remoto, ou seja, o atendente consegue resolver o seu problema de onde está. Outras empresas, no entanto, simplesmente possuem um centro de atendimento e atendem, normalmente, por telefone. Talvez seja mais difícil resolver um problema por telefone se o cliente não conhecer o suficiente a configuração do seu sistema. Então, é importante verificar isso.

Além disso, é importante saber se os serviços de suporte operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou se você poderá entrar em contato com a assistência técnica, seja por telefone ou e-mail, apenas durante o horário comercial padrão.

Um bom software médico e um bom suporte são necessários desde o início – ou melhor, principalmente no início. Portanto, procure se informar a respeito do suporte fornecido, pois é um dos pontos mais importantes de qualquer software de qualidade.

 

Considere os custos

O custo de qualquer software de gestão médica depende das suas necessidades atuais, bem como as características que você escolherá. O que o fabricante do software faz é simplesmente lhe dar uma estimativa aproximada do custo de todo o software.

O que você não percebe é que, na maioria dos casos, pode haver algumas taxas escondidas que eles simplesmente podem não lhe informar. Desta forma, você precisa obter uma lista de tudo aquilo que será cobrado, incluindo os custos escondidos.

Avaliações de softwares espalhadas na internet mostram que os melhores softwares médicos são de baixo custo. Entretanto, lembre-se que preço baixo não é sinônimo de qualidade. É melhor pagar por um serviço um pouco mais caro que lhe dará todo o suporte necessário do que colocar sua profissão em risco por conta de um software de baixo custo que vive dando problemas.

 

Faça um teste gratuito

Antes de se comprometer com uma nova solução de software para o seu consultório, certifique-se de chutar os pneus. Em outras palavras, a maioria das empresas oferece teste gratuito para testar recursos, benefícios, usabilidade, etc.

Durante o teste, verifique se o software contém os recursos que você precisa, e se a funcionalidade lhe agrada. E não tenha medo de fazer perguntas ao desenvolvedor!

Enfim, escolher o software médico certo para o seu consultório só trará benefícios para você. Interface simples, suporte de qualidade e recursos que farão você economizar tempo e dinheiro. Portanto, tome cuidado na hora de escolher!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: