Estratégia de marketing digital em saúde para múltiplas especialidades

Estratégia de marketing digital em saúde para múltiplas especialidades

Durante muitos anos, a tradicional estratégia da “propaganda boca a boca” era a principal forma utilizada por clínicas e consultórios para atrair pacientes. Mas o mundo mudou e, agora, é necessário desenvolver uma boa estratégia de marketing digital em saúde.

Contudo, quando a clínica conta com diferentes especialidades, essa tarefa é um pouco mais complexa. Por isso, preparamos este artigo, para explicar a importância desse tipo de divulgação e também para trazer algumas boas práticas para essas clínicas. Acompanhe!

A importância da estratégia de marketing digital em saúde

Segundo o professor Philip Kotler, considerado o pai do marketing, o marketing digital pode ser definido como um grupo de ações de comunicação realizadas por empresas e profissionais para divulgar e comercializar produtos ou serviços, conquistar e se relacionar com um novo público, a partir de meios digitais, como a internet.

Quando aplicada à saúde, estamos falando de utilizar o alcance das redes sociais, do Google e da internet para divulgar o seu trabalho, educar os pacientes em relação aos cuidados com a saúde e oferecer o melhor atendimento possível.

Entretanto, traçar uma estratégia de marketing digital em saúde envolve o planejamento de ações diferentes daquelas utilizadas por empresas de outros segmentos. Isso porque, é necessário respeitar os limites éticos da profissão e escolher uma linguagem adequada para se comunicar.

E-book grátis: Guia definitivo sobre marketing médico

Ademais, com um mundo cada vez mais conectado, a sobrevivência de qualquer negócio depende da sua capacidade de adaptação a este novo momento. Isso significa construir uma forte presença digital.

Ainda, para os profissionais de saúde essa tarefa é ainda mais necessária, pois, com o fácil acesso à informação, as pessoas estão buscando na internet a resposta para suas dúvidas sobre saúde. 

Daí surgiu uma grande oportunidade para médicos e profissionais de saúde alcançarem um novo público, por meio da produção de conteúdos informativos e relevantes. Com isso, além de educar a população, você constrói a sua autoridade.

Por fim, o marketing digital permite que você se comunique com os milhares de usuários da internet e das redes sociais, levando o seu consultório ou clínica para um público que antes era inatingível.

Conheça as melhores estratégias de marketing digital para clínicas com diversas especialidades

Se você chegou até aqui, possivelmente, já entendeu a importância de planejar uma estratégia de marketing digital em saúde. Mas como cada especialidade médica tem um público específico, o que fazer quando uma clínica tem diversos especialistas?

Em primeiro lugar, as ações de marketing médico são flexíveis e podem ser facilmente adaptadas a cada um dos profissionais. No entanto, mesmo com essa vantagem, é preciso lembrar que cada especialidade deve seguir uma estratégia específica, pois as dores e dúvidas dos pacientes também são únicas.

Dessa forma, o marketing digital de clínicas deve abranger todos os especialistas, porém respeitando as individualidades de cada área. A seguir, listamos algumas boas práticas que podem ser implementadas ao fazer esse tipo de divulgação.

Disponibilize informações sobre todos os especialistas

O primeiro passo para fazer uma boa estratégia de marketing médico para clínicas é ter um site que disponibilize todas as informações necessárias sobre cada uma das especialidades oferecidas.

Assim, ao visitarem o site médico do estabelecimento, as pessoas saberão quais as áreas atendidas na clínica e entenderão todos os serviços disponíveis. Mas não basta ter uma página com essas informações. Para alcançar um grande público, o seu site precisa ser otimizado para conversão. 

Isso significa que, ao desenvolvê-lo, é necessário inserir as regras de SEO (Search Engine Optimization), que melhoram o ranqueamento da sua página nos mecanismos de busca, como o Google.

Crie conteúdos segmentados para estratégia de marketing digital em saúde

A estratégia de marketing de conteúdo é indispensável para os profissionais de saúde. Trata-se da ferramenta que promove a atração e fidelização de pacientes por meio da produção de artigos e postagens de interesse do seu público.

Ainda, como as buscas por esse tipo de informação estão cada vez maiores, os conteúdos produzidos têm grandes chances de se tornarem uma fonte confiável para o público. Com isso, você constrói sua autoridade e fortalece sua presença digital.

Entretanto, para que sua estratégia de marketing digital em saúde contemple a todos os médicos especialistas da clínica, será necessário abordar temas relevantes de forma segmentada.

Para isso, faça um planejamento de número de conteúdos produzidos para cada especialidade e crie um cronograma de publicação mesclando cada área em determinado dia da semana. Assim, você atende a todos e multiplica os números de leitores do seu blog.

Utilize as redes sociais para cada especialidade

Em um mundo cada vez mais conectado e com milhares de usuários. Além de ser um excelente espaço para divulgar o trabalho de cada profissional, também são ótimas plataformas para se relacionar com os pacientes.

Ademais, uma estratégia de marketing assertiva contempla todos os canais de comunicação onde os potenciais pacientes possam estar. Então, avalie quais plataformas são mais relevantes para o seu segmento e comece a produzir conteúdos.

Ainda, as redes sociais são dinâmicas, o que exige que suas postagens também sejam. Dessa forma, desenvolva conteúdos diferentes para cada especialidade, abrangendo todas aquelas oferecidas na clínica.

Assim, os seus seguidores terão a exata noção dos serviços e procedimentos oferecidos. Além disso, para ter sucesso com essa estratégia, lembre-se de promover o engajamento do público com suas postagens.

Por fim, entenda que, embora as redes sociais tenham se tornado uma fonte de informação para as pessoas, as postagens precisam ser chamativas e os conteúdos menores do que de um blog, por exemplo.

Divida a verba para os anúncios

Apesar de ser plenamente possível alcançar bons resultados sem investimento em anúncios, essa estratégia acelera e amplifica o retorno da sua estratégia de marketing digital em saúde. 

Isso porque, traz maior visibilidade para os seus canais digitais multiplicar o número de pessoas alcançadas pelo seu conteúdo. No Google, por exemplo, os links patrocinados são exibidos nas primeiras posições das páginas de resultados.

Contudo, no caso de clínicas com diversas especialidades, esses anúncios precisam contemplar todos os profissionais. Por isso, recomenda-se a divisão de toda a verba dedicada aos anúncios entre cada um dos especialistas.

Além disso, ao criar esse tipo de conteúdo, lembre-se de configurar cada publicidade de acordo com as características de determinada área médica, respeitando a faixa etária e os interesses comuns dos pacientes em relação à especialidade.

Portanto, como vimos, o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital em saúde é imprescindível para consultórios e clínicas. Ainda, que para ter sucesso, basta contemplar cada um dos especialistas nas suas ações.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: