Alta taxa de faltas no consultório? Saiba como um software médico pode ajudá-lo!

software médico

Você sabia que o software médico pode reduzir a taxa de faltas do seu consultório?

Pacientes marcam consultas e, por inúmeros motivos, não aparecem no dia e horário marcado, o que obviamente resulta em muito prejuízo para o consultório médico.

Você acorda, olha na sua agenda e vê que atenderá dois pacientes naquele mesmo dia. Você vai feliz da vida para o seu consultório, mas os pacientes simplesmente faltam. Obviamente, você perde um turno inteiro e o paciente nem sequer liga depois.

Essa é uma das situações que se repetem diariamente em consultórios, clínicas e hospitais. No entanto, será que a culpa é só dos pacientes ou você e muitos outros profissionais da saúde estão fazendo algo de errado? Bem, leia o artigo até o final…

Acompanhe-nos agora e veja como o software de gestão médica pode ajudá-lo a reduzir a taxa de faltas do seu consultório médico. Vamos lá?

Por que os seus pacientes faltam às consultas?

O primeiro passo para diminuir as faltas é entender por que os seus pacientes estão faltando. Então, confira agora as razões pelas quais eles podem estar faltando:

1. Desorganização

O paciente desorganizado é o que mais falta às consultas, pois ele não verifica seus compromissos já agendados antes de marcar outro. Por conta disso, há um conflito de horários e ele acaba priorizando o outro compromisso, faltando assim à consulta.

2. Má informação

Muitas vezes, o paciente pode faltar à consulta por achar que já está melhor. Uma melhora inicial após a primeira consulta já é o suficiente para fazê-lo faltar. No entanto, ele não sabe o quão importante é esse acompanhamento médico.

3. Imprevistos acontecem

Assim como na vida de qualquer pessoa, imprevistos também podem acontecer na vida do seu paciente. Às vezes, ele pode até ter se programado para comparecer à consulta, mas surgem imprevistos e ele acaba por não comparecer ao compromisso.

4. Esquecimento

Com certeza, a principal razão pela qual os pacientes faltam às consultas é por puro esquecimento. A rotina corrida faz com que muitos pacientes se esqueçam de seus compromissos ou lembrem em cima da hora, quando não dá mais tempo de ir.

Como reduzir a taxa de faltas no meu consultório?

Agora que eu sei as razões pelas quais os meus pacientes normalmente faltam, como eu posso reduzir ao máximo a taxa de faltas no meu consultório médico?

Como vimos, uma das principais razões pelas quais a maioria dos pacientes falta é por puro esquecimento e desorganização na agenda. E uma das maneiras de evitar isso é lembrando seus pacientes de seus respectivos compromissos antecipadamente.

Parece uma ideia muito simples para resolver um problema tão grande, não é? No entanto, essa simples ação pode reduzir drasticamente a taxa de faltas.

Mas como eu poderei fazer isso?

Software médico e os lembretes via SMS

O recurso de lembretes via SMS do software de gestão médica é, sem dúvidas, a melhor forma de aumentar a assiduidade dos seus pacientes em suas consultas.

Atualmente, qualquer pessoa possui um celular e, provavelmente, carrega-o consigo.

O envio de SMS elimina a possibilidade de ligar e não ser atendido, além de oferecer garantia de entrega, pois uma vez que o celular do paciente está recebendo sinal da operadora, ele recebe a mensagem, sem incômodo e sem perturbação alguma.

Além de ter um custo baixíssimo por mensagem, o sistema pode ser totalmente automatizado, o que é muito bom, pois não consumirá o tempo da sua recepcionista.

PS: essa tática de enviar lembretes via SMS, segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, é mais efetiva do que mandar e-mails ou realizar ligações telefônicas.

Enfim, utilizando o software médico e seu recurso de lembretes via SMS, você poderá enviar lembretes personalizados em horários pré-programados para seus pacientes.

Reduzindo a taxa de faltas, o seu consultório vivenciará um alto número de encaixes, o que resultará em pacientes satisfeitos e maior ganho financeiro para o seu negócio.

E tem mais: fidelizar pacientes nunca foi tão fácil!

Além do recurso de lembretes que o software médico oferece, ele ainda conta com uma função que te permite automatizar o envio de e-mails para seus pacientes atuais.

Pense comigo: você envia 2 e-mails por semana para sua base de pacientes. Nesses e-mails, você recomenda os artigos do seu blog que fazem parte da sua estratégia de marketing de conteúdo. Imagine o quão seus pacientes se sentirão especiais recebendo esses e-mails mesmo depois de terem concluído seus tratamentos?

Bem legal, não é?

Conclusão – Recapitulando

Pode até não parecer, mas o software médico é recheado de recursos.

Viu como ele pode não só lhe ajudar a reduzir a taxa de faltas no seu consultório, mas também auxiliar na promoção da sua estratégia de marketing de conteúdo?

Portanto, esqueça tudo o que sabe sobre software médico! Hoje, o sistema de gestão médica é mais completo do que você imagina. Seus recursos ensinam desde criar uma estratégia de marketing do zero até atrair mais pacientes para o seu consultório.

Ainda tem dúvidas sobre o software médico? Comente e interaja conosco!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: