Como iniciar uma estratégia de marketing do ZERO com o seu software médico

software médico

Muitas vezes, proprietários de clínicas e consultórios médicos vêem o marketing exclusivamente como uma forma de publicidade para atrair novos pacientes. O marketing é estereotipado como anúncios de jornal, outdoors, folhetos, etc. E, caso você ainda pense dessa forma ultrapassada, não há software médico que lhe ajude nessas estratégias de marketing também ultrapassadas, digamos.

No entanto, o marketing é, na verdade, qualquer atividade que move o seu negócio na direção desejada. Essas direções podem incluir dobrar o seu faturamento, se diferenciar dos concorrentes, preparar o público para a inserção de novos serviços, manter presença no mercado ou combater a publicidade negativa.

No marketing há muitas atividades que podem ser consideradas “boas práticas”, como planejamento estratégico, relação pós-consulta, etc. E, do outro lado da moeda, também existem atividades que são consideradas “más práticas”, como publicidade negativa e avulsa, sem base em uma estratégia de marketing bem elaborada.

E com as diversas opções de marketing disponíveis hoje, fica meio difícil encontrar uma estratégia que realmente funcione em nossos consultórios. Por mais que seja por um propósito simples, como divulgar o consultório e atrair mais pacientes particulares, muitas vezes ficamos perdidos, gastamos nosso dinheiro e não obtemos resultados.

Portanto, para que o marketing gere resultados para você, é importante criar uma estratégia do zero bem elaborada e bem planejada. E a boa notícia é que o software médico pode lhe ajudar nisso. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Acompanhe-nos agora e veja como iniciar uma estratégia de marketing do ZERO com o seu software de gestão médica. Vamos lá?

 

Utilizando a Internet ao seu favor

Hoje em dia, 100 milhões de brasileiros já possuem acesso à Internet e, 98% deles, são expostos diariamente a algum tipo de anúncio, review, post e outros meios de promoção de produtos e serviços na Internet. Então, por que não usá-la ao seu favor?

Outro dado bastante interessante é que das compras que são realizadas no mundo off-line – em lojas físicas – 80% delas são influenciadas de alguma forma pela Internet.

Atuar na área médica requer muito conhecimento e você pode aproveitar a Internet para demonstrar o seu conhecimento. Como um médico, estar presente na Internet é uma forma de atrair pessoas, criar confiança e, posteriormente, transformá-las em pacientes fiéis ao seu consultório e seus serviços. Então, você deve usá-la ao seu favor.

Hoje, antes mesmo de ir a um consultório médico, as pessoas já podem saber que tipo de problemas possivelmente elas podem ter. Com apenas uma pesquisa no Google ou qualquer outro buscador, o sistema lhe retorna com posts sobre seus sintomas e possíveis problemas relacionados a eles. E, usar a Internet ao seu favor, nada mais é do que ajudar essas pessoas e esclarecer as dúvidas de cada uma delas, criando assim oportunidades para transformá-las em novos pacientes fiéis ao seu negócio.

Sabemos que o marketing, quando bem aplicado, traz ótimos resultados para as empresas. Agora, já pensou em unir os dois? Em fazer marketing na Internet e expor o seu consultório para milhões de pessoas que pesquisam pelos mesmos serviços que você oferece, mas que, por você não estar nela, estão encontrando seus clientes?

 

Marketing digital: o marketing da Internet!

O marketing digital pode ser definido como “ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da Internet a fim de promover seus produtos e serviços, visando atrair mais clientes e melhorar a relação com os atuais”.

E conhecendo bem a nossa área de atuação, percebemos que existem 3 estratégias de marketing digital que funcionam, as quais são utilizadas pelos consultórios e clínicas mais bem-sucedidos de todo o mundo. Ferramentas de comunicação que podem lhe ajudar a divulgar o seu negócio e, consequentemente, atrair mais pacientes particulares para que você possa parar de depender do convênio. Vejamos quais são:

 

1. Site médico com blog integrado

Como vimos anteriormente, cerca de 100 milhões de brasileiros possuem acesso à Internet. Então, nada melhor do que se expor no mesmo ambiente que potenciais pacientes estão, não é? Ok, mas qual é a melhor forma de fazer isso?

Uma das estratégias mais populares utilizada nos consultórios mais populares do mundo é, com certeza, a criação de sites médicos com blogs integrados. Criar um site para o seu consultório é como erguer uma casa dentro da Internet, recebendo pessoas interessadas em seus serviços, criando confiança e, finalmente, transformando cada uma delas em pacientes fiéis. Além disso, o site médico é a melhor forma de centralizar informações e manter um relacionamento pós-consulta com pacientes.

E além de divulgar os serviços que o seu consultório oferece, você pode integrar um blog ao site principal para atrair ainda mais pacientes através do marketing de conteúdo (a estratégia que você também pode aplicar com seu software médico).

Um site médico com um design bonito, conteúdo de qualidade e sustentado por uma estratégia de marketing, definitivamente, irá lhe ajudar a atrair mais pacientes

 

2. Agendamento Online

O sistema de agendamento online está se popularizando cada vez mais como uma das estratégias de marketing mais utilizadas. E, obviamente, já era de se esperar, afinal, além de facilitar a vida do paciente para marcar uma consulta, reduz a taxa de faltas e ainda atrai novos pacientes para você, especialmente os que amam tecnologia.

A estratégia é bem simples, mas gera resultados incrivelmente satisfatórios. O sistema de agendamento online, como seu próprio nome diz, é um sistema integrado a um software médico no qual o paciente pode agendar uma consulta sem sair de casa.

O sistema de agendamento não só facilita a vida do paciente, mas também a do profissional, pois a partir do sistema ele pode verificar o andamento das consultas do dia e se programar antecipadamente para que o seu dia seja mais produtivo.

Outro ponto interessante é que você também facilita a vida da sua recepcionista, tirando um pouco esse serviço de agendamento das costas dela e abrindo espaço para que ela se dedique ao que é mais importante em seu consultório: os seus pacientes.

 

3. E-mail Marketing

E-mail marketing sempre foi uma estratégia eficaz, no entanto, com o aumento do número de pessoas conectadas, a estratégia se popularizou mais ainda.

Muitas pessoas ainda utilizam e-mail. Por isso, o e-mail marketing é muito eficaz!

Diferente do spam em nossa caixa de entrada que nos incomoda quase todos os dias, o e-mail marketing é nada mais do que uma forma estratégia de divulgar seus serviços através de e-mails, sem forçar a barra ou poluir a caixa de entrada alheia.

Sabendo preparar um conteúdo que venda, sempre dizendo as coisas certas e no momento certo para o seu público, você pode transformar leitores em pacientes.

Além de ser uma ferramenta excelente para atrair novos pacientes, fazendo com que os assinantes conheçam mais sobre o seu trabalho, o e-mail marketing contribui com excelência para o relacionamento pós-consulta com seus pacientes, já que você estará em contato com eles mesmo após eles saírem do seu consultório. Isso resultará, definitivamente, em mais pacientes, mais pacientes fiéis e aumento no faturamento.

 

Ok, mas como aplicar essas estratégias de marketing com excelência?

Independentemente de qual estratégia você escolher (site médico, agendamento online ou e-mail marketing), para que o marketing digital gere resultados, é preciso conhecer algumas coisas antes, avaliando cada passo antes de criar sua estratégia de marketing do zero. Realizando os passos abaixo antes de aplicar sua estratégia de marketing, você colherá resultados surpreendentes em seu consultório médico.

 

Conheça o seu público

Para que a sua estratégia de marketing digital funcione perfeitamente, você precisa conhecer e definir o seu público. Basicamente, você precisa definir quem é o paciente ideal para o seu consultório, destacando os seus principais desafios, dores do dia-a-dia, comportamentos e o que ele espera de um consultório além de um bom atendimento.

Tendo em mente essas características, você consegue direcionar o marketing digital ao publico certo, aumentando assim as chances de colher resultados mais satisfatórios.

Para conhecer o seu público, você pode utilizar a sua base atual de pacientes.

 

Faça um planejamento

Antes de iniciar uma estratégia de marketing do zero, especialmente quando se trata do marketing digital, é preciso definir claramente quais são os objetivos a serem alcançados. Se você depende de pacientes conveniados, por exemplo, provavelmente o seu objetivo será atrair mais pacientes e parar de vez de depender do convênio.

Uma vez que você definiu os objetivos, você pode começar a executar sua estratégia.

 

Mas e quanto ao marketing boca a boca?

O marketing boca a boca é uma das únicas estratégias de marketing antigas que se mantém viva até hoje. No entanto, depender exclusivamente dessa estratégia é perigoso, pois se para atrair novos pacientes você precisa que um paciente seu indique seu serviço para outra pessoa, você não pode fazer nada além de esperar sentado.

É claro que, o marketing boca a boca continua sendo uma estratégia eficaz, mas é bem lenta quando comparada ao marketing de conteúdo, por exemplo. Fora que, garantir que seus pacientes realmente vão indicar seus serviços a alguém envolve muito mais coisas do que apenas oferecer um serviço de qualidade em seu consultório médico.

Portanto, se você depende do marketing boca a boca, você precisa urgentemente adotar uma nova estratégia de marketing e, nós do iMedicina, vamos lhe guiar!

 

Mas enfim, como realmente iniciar uma estratégia de marketing digital do ZERO com o software médico?

Agora que você já sabe que pode utilizar a Internet ao seu favor, entendeu como funciona a estratégia de marketing digital e viu que para executá-la de forma eficaz é preciso conhecer o seu público e fazer um planejamento antes, chegou a hora de mostrar a você como um software médico pode ajudá-lo a criar e executar uma estratégia de marketing do ZERO elaborada exclusivamente para o seu consultório!

O mercado do software médico andou muito movimentado nos últimos anos. Hoje, esses softwares não se limitam apenas ao recurso de prontuário eletrônico e funções para melhorar a gestão do seu consultório, mas também podem lhe ajudar a criar uma estratégia de marketing do zero a partir do módulo de marketing. Sim, é isso mesmo! Além de gerir o consultório, agora você pode aperfeiçoar o marketing do seu negócio.

E nós, do iMedicina, oferecemos em nosso software médico recursos para que você possa criar totalmente do zero uma estratégia de marketing para o seu consultório médico. E sabe qual a melhor parte? Unindo em 1 só as 3 estratégias de marketing que citamos ao decorrer do post (site médico, agendamento online e e-mail marketing).

O nosso módulo de marketing foi planejado exclusivamente para facilitar o processo de obtenção de novos pacientes, afinal, você já é ocupado demais e ter que lidar com essas 3 estratégias individualmente iria consumir o pouco tempo que te sobra.

E trazendo todas as estratégias citadas neste artigo, o iMedicina – nosso software médico – lhe ajudará a criar e implementar uma estratégia de marketing do zero.

Através do módulo de marketing integrado ao nosso software de gestão médica, você aprenderá passo a passo a como criar um site médico e um blog para o seu consultório. Também possuímos um sistema de agendamento online exclusivo em nosso software médico, o qual você também poderá integrar ao seu site médico. E, por fim, você também aprenderá a como aproveitar ao máximo o e-mail marketing, tanto para conseguir novos pacientes particulares quanto para melhorar o relacionamento.

Além disso, para que você vire um expert em marketing digital e aprenda a aplicá-lo eficazmente em seu site médico e blog, no iMedicina nós temos o que chamamos de Universidade de Cursos. Neste recurso você poderá aperfeiçoar o seu conhecimento através de diversos cursos sobre gestão de consultórios, planejamento estratégico, finanças e, principalmente, marketing digital. Cursos completíssimos que ensinarão passo a passo a como criar e executar uma estratégia de marketing criada do ZERO.

 

Mais sobre o nosso software médico, o iMedicina!

O iMedicina é um software médico completo. Diferentemente dos outros softwares de gestão médica do mercado, não somos um sistema que apenas facilitará a organização dos registros médicos dos seus pacientes. Nós vamos muito além disso! Oferecemos recursos e funções para que você consiga não só gerenciar o seu consultório de forma produtiva, mas também para atrair mais pacientes, dobrar seu faturamento, melhorar o atendimento e fidelizar pacientes a fim de parar de depender do convênio.

Uma vez que você adota o iMedicina como o seu principal sistema de gestão, você agiliza os processos do consultório, dobra o seu faturamento através da captação de novos pacientes, se diferencia da concorrência e evita dores de cabeça.

Se tudo o que foi dito aqui gerou certo interesse em você, talvez seja a hora de você adotar o seu primeiro software médico (ou mudar para um sistema mais moderno, caso você já possua um) e desfrutar de vez dos seus benefícios, dando maior destaque para o módulo de marketing, no qual você aprenderá a criar uma estratégia de marketing do zero e executá-la com excelência para atrair mais pacientes.

E aí? Quer executar o marketing da melhor forma em seu consultório para atrair mais pacientes particulares, dobrar o faturamento e finalmente para de depender do convênio? Então, conheça o iMedicina! Fale com um de nossos consultores!

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