5 sinais de que chegou a hora de investir em um prontuário eletrônico

prontuário eletrônico

Softwares de prontuário eletrônico por si só não são a solução para os problemas de eficiência de um consultório. Ao ser implementado sem planejamento ou de forma aleatória, um software médico pode aumentar os problemas, especialmente no início.

No entanto, quando bem aplicado, as vantagens em longo prazo de usar um prontuário eletrônico são enormes, tanto que estão se tornando mais evidentes à medida que a indústria da saúde se move em direção à transição para a eletrônica.

Mais pacientes estão procurando por consultórios que utilizam algum tipo de software médico por conta dos muitos benefícios que eles oferecem, como a oportunidade de marcar consultas online, melhor comunicação com o médico e a disponibilidade de conteúdos informativos de qualidade no blog do site médico do consultório.

Se você está utilizando um sistema de gestão em papel ou um software gratuito como uma medida de economia de custos, você pode estar se perguntando quando é a hora de fazer o investimento em com software de gestão médica completo.

A verdade é que talvez você tenha esgotado o seu sistema atual e deve explorar soluções mais completas. Acompanhe-nos agora e veja os 5 sinais de que chegou a hora de você investir em um conjunto completo de software médico. Vamos lá?

1. Você tem dificuldade em recrutar novos profissionais

É bem comum médicos montarem seus consultórios em conjunto com outros profissionais ou ir contratando-os ao longo do tempo. Colegas da mesma especialidade ou até mesmo profissionais de outras áreas, como psicólogos, fisioterapeutas e outros.

Muitos médicos, principalmente os mais novos, foram expostos a sistemas médicos na faculdade, considerando-os como o sistema de gestão padrão. Tendo que tratar com documentos em papel no dia a dia, esses médicos podem ser menos propensos a assumir um cargo em um consultório que eles vêem como desatualizados.

Ter um prontuário eletrônico integrado com um software médico completo pode ser um diferencial a mais caso você precisar contratar novos profissionais.

2. Alta taxa de faltas no consultório

Quando se utiliza uma agenda de papel ou um calendário de parede, normalmente um funcionário individual fica responsável de lembrar os pacientes das suas consultas.

Se a taxa de faltas do seu consultório está alta, provavelmente é por conta do agendamento desatualizado e ineficiente, bem como a falta de lembretes.

Com um software de gestão médica, você poderá automatizar lembretes para os seus pacientes via mensagens de texto, reduzindo assim a taxa de faltas e atrasos.

3. As suas receitas estão caindo

As receitas podem cair por diferentes razões, incluindo alta taxa de faltas dos pacientes, bem como sistemas de gestão ultrapassados que simplesmente não são eficientes e suficientes para um consultório médico moderno.

O software de prontuário eletrônico ideal (e não qualquer um) para o seu consultório vai ajudar com todo o seu ciclo financeiro, melhorando a eficiência e reduzindo erros.

A maioria dos sistemas modernos de prontuário eletrônico pode ajudá-lo a gerenciar a área administrativa e financeira do seu consultório, auxiliando-o através do módulo financeiro para que você consiga aumentar as receitas e reduzir os custos.

4. Seus pacientes estão insatisfeitos

Manter as taxas de negação sob controle requer informações consistentes e precisas. Se os seus pacientes não estão retornando e nem indicando o seu consultório para outras pessoas, talvez você esteja dando liberdade para erros evitáveis acontecerem.

Quando você utiliza um software de prontuário eletrônico de qualidade, você melhora consideravelmente o seu atendimento, bem como o tempo médio de consulta. Dessa forma, você pode dar mais atenção aos seus pacientes e, principalmente, fidelizá-los.

Além disso, com a função de prescrição de medicamentos eletronicamente, prescrições imprecisas e ilegíveis serão eliminadas, reduzindo assim os erros.

5. Você não tem acesso fácil às informações

Se alguém te pega de surpresa e pede os registros médicos de um determinado paciente, quanto tempo levaria para encontrá-los?

Se o seu consultório ainda depende do sistema de gestão em papel que precisa ser atualizado constantemente, pode ser uma longa espera.

Quanto mais rápido você ter acesso às informações dos seus pacientes e do seu próprio consultório, mais produtivo o seu negócio será. E com o software médico, cada funcionário pode acessar essas informações a qualquer momento, bem como obter informações importantes para realizarem suas tarefas de forma mais eficaz.

Prontuário eletrônico: o sistema ideal para o seu consultório médico!

Os sistemas de gestão em papel serviram admiravelmente por muitas gerações. No entanto, gerir um consultório médico no século 21 exige eficiência e automação que apenas um grande software de prontuário eletrônico pode oferecer.

E para obter o máximo de um software médico, ele deve ser especialmente escolhido para atender os requisitos e necessidades do seu consultório, pois os softwares não são todos iguais.

Com o sistema certo, você reduzirá a taxa de faltas dos seus pacientes, aumentará suas receitas, conquistará novos pacientes e, principalmente, manterá seus arquivos em segurança e acessíveis a qualquer lugar, a qualquer hora.

Ainda tem dúvidas de como um software de prontuário eletrônico pode melhorar a gestão do seu consultório médico? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: