Médico: dicas práticas para a construção da credibilidade no meio digital

credibilidade no meio digital

Profissionais dos mais diversos meios de trabalho têm na credibilidade uma forte aliada para conseguir atrair e fidelizar consumidores dos seus serviços e produtos. Os médicos são, talvez, os profissionais que mais dependem da credibilidade para atender seus pacientes.

Atualmente o meio digital é um dos principais ambientes onde a credibilidade pode ser construída com o objetivo de iniciar um relacionamento com o paciente.

No entanto, também é nesse ambiente onde ela passa a ser questionada com maior frequência. Por isso, a presença digital do médico precisa ser estratégica para que a confiança seja elemento inquestionável no relação com o paciente no meio digital.

Separamos algumas dicas de como conquistar a confiança de quem está navegando na internet e engajando com seus conteúdos. Acompanhe!

Boa apresentação é o primeiro passo para credibilidade do médico no meio digital

Quando se fala em construir credibilidade no meio digital, é preciso levar em conta que a maior parte das pessoas que terão contato com seus conteúdos pela primeira vez, ainda não te enxergam como referência.

Desse modo, é importante que a apresentação dos seus materiais online e dos seus canais de comunicação seja exemplar.

Mas afinal, o que pode ser considerada uma boa apresentação nos meios digitais? Tudo deve começar pela descrição dos serviços que a sua clínica ou consultório presta, quais especialidades e exames podem ser encontrados lá.

Além disso, para construir a credibilidade no meio digital é importante também mostrar conhecimento sobre os assuntos da sua especialidade. Nesse sentido, produzir artigos, textos, imagens ilustrativas e até mesmo gravar vídeos são fortes aliados para demonstrar sua expertise nos temas relacionados.

Outro elemento importante na apresentação é o botão de verificado nas redes sociais. Esse botão indica que a conta é oficial e é reconhecida pela rede social, dando mais segurança para os pacientes que buscam os serviços médicos através de redes sociais.

Ademais, essa lista pode ajudar na elaboração da sua apresentação:

  • Evite erros de português nas suas publicações;
  • Faça uma descrição completa, mas sucinta;
  • Busque criar padrões de imagem, que vão remeter ao seu perfil e clinica;
  • Deixe aberto os seus canais de contato com o público.

Melhore a experiência do paciente online e presencialmente

Não há dúvidas de que um atendimento virtual de qualidade faz toda a diferença para que qualquer pessoa tenha interesse em agendar um atendimento na sua clínica.

Do mesmo modo, oferecer ferramentas digitais para agendamento de consultas e produzir conteúdos online interessantes para solucionar dúvidas, melhoram a experiência do paciente com todo o serviço prestado.

Entretanto, todo esse trabalho de pouco valerá se o atendimento presencial deixar a desejar. Isso engloba desde a recepção até o atendimento no pós-consulta.

Oferecer um espaço confortável, atendimento na recepção com empatia e prestatividade são pontos que também contam na construção da credibilidade online. Cumprir com o horário agendado ou até mesmo adiantar o atendimento em casos de pessoas idosas ou com necessidades especiais sugere ao público que o serviço, além de qualificado, é sério.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Além disso, há o próprio atendimento médico, que é preponderante na credibilidade no meio digital. Há algumas medidas simples que você pode adotar para criar o respeito e simpatia dos pacientes.

Busque uma conversa mais amena antes de entrar em temas mais delicados, pergunte sobre questões que incomodam no dia a dia e que podem estar interferindo naquela enfermidade.

Esses pequenos cuidados provavelmente irão reverberar nas redes sociais, através de depoimentos de pacientes e indicações para amigos e pessoas próximas.

Assim, com tantas pessoas indicando seus serviços no ambiente virtual, sua credibilidade alcançará cada vez mais pessoas.

Utilize a ferramenta NPS para avaliar os serviços

A satisfação do paciente é um dos principais pontos que garantem a credibilidade do médico em qualquer ambiente, seja digital ou offline.

Por isso que adotar formas de medir essa satisfação é importante para entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

O NPS é uma ferramenta que produz métricas em relação à fidelidade e descontentamento com os seus serviços médicos. Após o atendimento, você envia ao paciente, por e-mail, um formulário com questões relevantes sobre o atendimento e qual é a avaliação dele para cada um destes serviços. Com isso, através de um cálculo simples você pode avaliar o quão bem as pessoas enxergam o seu consultório.

A partir dos números obtidos pelo NPS você pode focar as ações de melhorias e incentivar os pacientes promotores a te avaliar bem nos canais digitais.

A avaliação de quem utiliza seus serviços é essencial para a construção da sua credibilidade no ambiente digital. Isso é conhecido como prova social.

As pessoas tendem a tomar decisões de compra baseadas na opinião de usuários anteriores. É por isso que hoje em dia, diversos produtos utilizam a avaliação dos consumidores como reforço de qualidade.

Avaliações e depoimentos sobre o médico no ambiente digital

Se o método NPS pode fazer importantes melhorias na forma como você oferece os serviços e presta atendimento, as avaliações externas também são importantes para reforçar a credibilidade do médico a quem ainda não o conhece.

Existem ferramentas digitais que buscam sempre a opinião do público sobre determinados serviços que têm presença na internet. O Google, por exemplo, faz esse processo através da localização. Assim, quando você vai até um local que utiliza as ferramentas Google, o site vai enviar uma notificação questionando sobre o que a pessoa achou daquele local.

Desse modo, assim como a avaliação interna, essa avaliação feita no Google também é uma resposta dos pacientes sobre o seu consultório. Além disso, clínicas que são bem avaliadas se tornam autoridades e ganham ainda mais credibilidade no meio digital.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo Blog iMedicina.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: