O que médicos bem-sucedidos estão fazendo para atrair mais pacientes

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Os médicos bem-sucedidos são aqueles profissionais que conseguem se sobressair mesmo diante de um mercado cada vez mais concorrido. Mas qual será o segredo desses profissionais para atrair mais pacientes?

Adiantamos que não se trata de uma ação pontual. Atrair mais pacientes requer um trabalho contínuo e feito com determinação. Envolve seu currículo, obviamente, bem como o modo como você gerencia sua carreira e o consultório ou clínica médica.

Esse conjunto de ações recebe um nome: diferencial competitivo. Em outras palavras, são os atributos que o tornam único em relação aos demais profissionais. Por isso, preparamos este artigo com os passos que devem ser dados.

Veja o que médicos bem-sucedidos estão fazendo para atrair mais pacientes e prepare-se para criar seu diferencial competitivo!

Sabem o que seus pacientes querem e precisam

Eles conhecem com profundidade os próprios pacientes.

Não é uma questão apenas de saber o nome de cada um ou o modo como as pessoas gostam de ser tratadas.

Os médicos bem-sucedidos possuem ferramentas avançadas de gestão de pacientes e conseguem traçar o perfil do público que frequenta o consultório ou clínica médica.

Mais que isso, conhecem as necessidades desse público. Sabem tanto o que ele quer quanto o que precisa.

Investem na experiência dos pacientes

Os profissionais bem-sucedidos da Medicina também investem em iniciativas de sucesso que transformam positivamente a experiência dos pacientes.

Em primeiro lugar, a experiência dos pacientes é vista por eles como algo que possui começo, meio e fim. Ela inicia antes de eles conhecerem seu consultório e termina em um completo pós-atendimento.

Os pacientes encontram esses profissionais na internet, têm a oportunidade de agendar consultas on-line, recebe materiais informativos por e-mail e são tratados, acima de tudo, com atenção, dignidade e respeito à individualidade.

Possuem uma boa rede de relacionamentos

Médicos bem-sucedidos estabelecem uma vasta rede de contatos. Essa prática tem um nome: networking — e vem crescendo com o avanço das redes sociais.

Conhecer profissionais da mesma especialidade e de outras possibilita a troca de conhecimento. Permite ainda a complementaridade em um tratamento, pois você pode indicar um paciente seu para um colega. O oposto também acontece!

Por isso, é muito importante participar de eventos, grupos e cursos, para conhecer outros médicos.

Dominam o manual de publicidade médica

Médicos podem fazer propaganda. No entanto, o Conselho Federal de Medicina, ou CFM, estabelece alguns critérios que devem ser seguidos.

Duas resoluções detalham esses critérios: CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015.

Dominar esse manual, que permite a publicidade médica, coloca você em um patamar de privilégio em relação aos demais. As ferramentas que impulsionam sua carreira existem, basta utilizá-las do modo correto.

Estão nos canais on-line

Para atrair mais pacientes, os médicos bem-sucedidos não só dominam o manual de publicidade da Medicina, bem como estão nos canais on-line.

Eles utilizam as redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — para aumentar a própria visibilidade e a da clínica ou consultório.

Alguns comportamentos são vetados, mas as resoluções do CFM detalham quais são. Contudo, é possível compartilhar conteúdos cientificamente comprovados.

Investem no próprio site

O buscador Google se tornou a fonte inesgotável de informação para a maioria das pessoas. Quando desejam encontrar um médico, elas também recorrem a essa ferramenta. Por isso, médicos de sucesso investem no próprio site!

O site da clínica ou consultório reflete o tipo de atendimento que os pacientes terão. Essa página da web é projetada para transmitir as mensagens certas e mostrar que você é o profissional buscado.

Compartilham conteúdos com seus pacientes

Dentro do site da clínica ou consultório médico há um outro ambiente muito importante que ajuda a criar e fortalecer seu diferencial competitivo: o blog.

Para atrair mais pacientes é fundamental que você crie autoridade e se torne referência em determinado assunto.

Uma das maneiras de fazer isso se dá pelo compartilhamento de conteúdos relevantes com seus pacientes — que podem educar, orientar e sanar dúvidas.

E o principal ponto é a fonte segura dessas informações: você. O conhecimento pode ser utilizado a seu favor também em seu blog e redes sociais.

Têm conta no Google Meu Negócio

Ainda em relação à internet, os médicos bem-sucedidos possuem conta no Google Meu Negócio. Já ouviu falar?

Toda vez que você busca um estabelecimento comercial aparece uma lista de opções em destaque. Elas vêm em um mapa, acompanhadas do endereço, horário de funcionamento, botão para o site e a rota para chegar até cada uma.

Esse é o Google Meu Negócio, também válido para consultórios e clínicas médicas. Experimente buscar algum!

Anunciam no Google Ads

A plataforma de soluções da Google é muito vasta e uma de suas principais ferramentas é o Ads.

O Google Ads aumenta a visibilidade do seu consultório ou clínica médica, pois mostra o negócio toda vez que um paciente estiver procurando o que ele oferece.

Essa ferramenta aumenta o número de visitas ao site, a quantidade de chamadas para consultas e consegue atrair mais pacientes.

E você não precisa gastar muito para isso: basta definir um orçamento adequado à realidade do seu negócio.

Automatizam o controle financeiro

Consultórios e clínicas médicas precisam ter uma gestão financeira apurada. Mas nem sempre sobra tempo para você fazer isso, certo?

Os médicos bem-sucedidos sabem disso e encontraram nas ferramentas de gestão uma ótima solução: a automatização do controle financeiro.

Quando uma consulta é finalizada, a secretária confirma isso no sistema e o valor é automaticamente incluído nos recebimentos. O mesmo ocorre para os gastos!

No fim do mês ou de cada período determinado por você, é possível extrair relatórios fáceis de interpretar para saber como está a saúde financeira da sua clínica ou consultório.

Utilizam um software de gestão para consultórios e clínicas

Os médicos bem-sucedidos conseguem atrair mais pacientes porque entendem que o segredo está na gestão da carreira, do negócio e do relacionamento com o público.

Eles utilizam softwares de gestão médica que agregam boa parte das ações, práticas e funções descritas neste artigo.

Uma dessas ferramentas é iMedicina, a líder em relacionamento com pacientes. Você encontra nela todas as ferramentas para fazer seu consultório crescer!

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