Os desafios de inovar na gestão médica

gestão médica

Para o bom funcionamento da administração de clínicas e consultórios, os processos precisam ser bem definidos e executados. Com as inovações tecnológicas na gestão médica, a rotina dos profissionais é otimizada e o seu trabalho é facilitado.

Você sabe quais são esses desafios? Entende a importância dessas ferramentas? Recomendamos a leitura deste texto! Neste artigo, você vai conhecer os principais tópicos a respeito do tema.

Qual a importância da inovação na gestão médica?

Inovar é um verbo que já faz parte da rotina de todos os setores da sociedade. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, surgem inúmeras possibilidades que otimizam o dia-a-dia de muitos profissionais.

No setor de saúde, a evolução tecnológica trouxe diversos ganhos para o exercício da Medicina, tais como, cirurgias robóticas, técnicas minimamente invasivas, laudos de exames à distância, wearables, telemedicina, entre outros.

Ademais, a rotina dos profissionais de saúde também é constantemente impactada por essas inovações. Por exemplo, os softwares médicos automatizaram várias tarefas e os prontuários eletrônicos trouxeram agilidade para o atendimento.

Dessa forma, quem implementa essas ferramentas nos consultórios e clínicas, dá um grande passo para se diferenciar em um setor com ampla concorrência. Com isso, tende a aumentar sua capacidade de atrair e fidelizar pacientes.

Por fim, as novas tecnologias também trouxeram facilidades para os pacientes que, além de contarem com um atendimento mais assertivo e ágil, passaram a dispor de mais informações sobre seu estado de saúde.

Conheça alguns dos principais desafios para inovação na gestão médica

Agora que você já conhece a importância de implementar inovações na gestão médica, precisamos falar sobre os desafios que mais impactam nesse processo. A seguir, listamos aqueles que ocorrem com maior frequência.

Acompanhar a constante evolução da gestão médica

O setor de saúde é um dos que evoluem com maior rapidez, pois, continuamente surgem novas tecnologias que otimizam não só a gestão médica, mas também o exercício da profissão. 

Porém, com uma rotina bastante movimentada e repleta de compromissos, acompanhar essa evolução de perto não é uma tarefa fácil. Afinal, como disponibilizar tempo para se informar sobre o tema em meio as consultas, exame, diagnósticos e cirurgias?

No entanto, para estar alinhado e atualizado com essas novas tecnologias, se faz necessário buscar alternativas para conhecer os muitos artigos e pesquisas que surgem a respeito do desenvolvimento dessas inovações.

Adaptação da rotina do consultório às inovações

Depois de enfrentar o desafio de acompanhar as evoluções do setor, você pode se deparar com outra barreira: adaptação da rotina do consultório às inovações. Por isso, é essencial escolher as ferramentas mais adequadas ao seu dia-a-dia.

Ademais, a depender do sistema e/ou do fornecedor, a curva de aprendizagem pode ser longa, o que pode impactar negativamente na rotina da instituição. Isso porque uma ferramenta muito complexa pode trazer muitas dúvidas para você e seus colaboradores.

Outrossim, algumas das inovações demandam uma adaptação na gestão médica, o que exige disponibilidade e aceitação da equipe em relação à nova tecnologia. Esse problema pode ser ainda maior nas clínicas e consultórios que não possuem um mapeamento correto dos seus processos.

Dificuldade para obter informações sobre os pacientes

Após a implementação das ferramentas, surge outro desafio: coletar informações dos pacientes para maximizar o desempenho do sistema. Isso porque algumas das funcionalidades necessitam de dados para produzir resultados satisfatórios, como é o caso dos recursos de marketing médico.

Porém, seja pela falta de experiência com esse tipo de ação, pela falta de familiaridade com a ferramenta ou pelo não envolvimento dos funcionários neste propósito, muitos profissionais encontram grandes dificuldades em obter informações relevantes dos pacientes.

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Com isso, o sistema é implementado, mas não funciona de forma adequada. Além disso, o administrador deixa de extrair o máximo dos recursos da ferramenta, o que pode afetar a percepção da sua eficácia.

Atender às exigências do Conselho Federal de Medicina

Respeitar as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) talvez seja um dos desafios mais complexos para quem deseja inovar na gestão médica, principalmente, no que diz respeito às estratégias de marketing médico.

Isso porque a entidade criou um Manual de Publicidade Médica que regula todas as ações desenvolvidas por profissionais de saúde que tenham por objetivo a atração e fidelização de pacientes.

Ademais, essa resolução do CFM impõe limites a diversos aspectos, normatizando o comportamento do profissional nas redes sociais, o uso dos canais de comunicação, a participação do médico em entrevistas e propagandas, entre outros.

Saiba como superar esses desafios

Então, agora que já apresentamos alguns dos principais desafios enfrentados para quem deseja inovar na gestão médica, chegou o momento de você conhecer as ações que podem ser realizadas para superar esses obstáculos. 

Participe de eventos que tratem de inovação na gestão médica

A falta de disponibilidade dos profissionais de saúde é uma importante barreira para que ele conheça mais sobre o desenvolvimento de novas tecnologias. Por isso, ele precisa ser superado.

Como? Com a participação em eventos que tenham essas inovações como foco. Por isso, procure por workshops, cursos e palestras que tratem do uso de novas ferramentas na sua área de atuação.

Para isso, você precisa disponibilizar tempo na sua agenda, pelo menos, uma vez por mês. Embora os compromissos façam você desistir dessa ideia, lembre-se que esse conhecimento será útil para que você alcance melhores resultados profissionais.

Conheça suas necessidades antes de adquirir uma ferramenta de gestão médica

A dificuldade de adaptação do consultório ou clínica a uma nova tecnologia pode fazer com que o investimento se torne um prejuízo financeiro. Geralmente, esse problema ocorre quando o profissional realiza o caminho inverso.

Ou seja, ele primeiro implementa um sistema e depois analisa as suas necessidades. Para superar mais esse desafio, priorize o mapeamento de todos os processos da empresa, sejam eles realizados por você ou pelos funcionários.

Ademais, apenas após a obtenção dessas informações e a descoberta de gargalos na sua rotina é que você deve se preocupar com inovações na gestão médica. Assim, as tecnologias serão facilmente implementadas e haverá uma rápida adaptação.

Mantenha um cadastro atualizado dos seus pacientes

Para conseguir obter as informações necessárias dos pacientes, você precisa oferecer meios para coletar esses dados. Caso não haja um software médico, utilize o momento da consulta para questioná-los sobre os temas mais importantes.

Além disso, mantenha o cadastro dos pacientes sempre atualizado. Assim, você garante a assertividade das suas ações. Outrossim, engaje a sua equipe para que também obtenham mais informações dos pacientes. Para isso, explique a necessidade de contar com esses dados e como eles podem melhorar os resultados da clínica ou consultório.

Conheça as resoluções do CFM

No que se refere ao cumprimento das limitações do CFM, a única forma de ultrapassar essa barreira é conhecendo o Manual de Publicidade Médica. O descumprimento dessa norma pode trazer sanções para você e para a empresa.

Ademais, revise constantemente suas ações de marketing para avaliar se estão em acordo com as resoluções do CFM. Com a adoção deste hábito, você evita problemas com a entidade e com os seus colegas de profissão.

Portanto, como você pode perceber, existem muitos desafios a serem superados por quem deseja inovar na gestão médica. No entanto, você sempre encontrará um caminho para contornar a situação e eliminar esses obstáculos.

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