A pior indicação de prontuário eletrônico que eu já recebi!

prontuário eletrônico

Nos momentos em que as coisas não vão bem, costumamos buscar por maneiras de economizar, a fim de controlar um pouco a situação. E em um desses momentos, me deparei com a necessidade de gerir o meu consultório de maneira mais produtiva e, definitivamente, dobrar o faturamento do meu consultório, mas ao mesmo tempo sem ter que aumentar o investimento. E foi aí que eu recebi a pior indicação de prontuário eletrônico em toda a minha vida: um software de gestão médica gratuito.

Embora o software de prontuário eletrônico gratuito pareça ser uma opção bem atrativa pelo simples fato de ser, obviamente, gratuito, o sistema em si pode resultar em perca de pacientes, complicações na administração e perca de dinheiro.

Já ouviu falar que o barato sai caro? Pois bem, foi exatamente isso que eu vivi. De nada adianta adotar um sistema de prontuário médico gratuito a fim de economizar se ele é o grande e verdadeiro responsável por lhe fazer perder mais dinheiro ainda.

Para você entender melhor o que aconteceu comigo, listarei logo abaixo dois dos motivos pelos quais eu considero essa a pior indicação que eu já recebi. Vejamos:

1. Não Há Segurança

Um software de prontuário eletrônico gratuito, normalmente é encontrado como um software off-line, ou seja, um software local, o qual você instala no computador do seu consultório para poder utilizá-lo. Requer instalação como qualquer outro programa.

E justamente por ser um software local, o sistema não oferece segurança alguma para os seus dados e informações. Uma vez que o HD corrompe, você perde tudo!

Além disso, as informações dos seus pacientes e até mesmo as do seu consultório correm o risco de serem acessadas por outras pessoas. Como é um software gratuito e as empresas só estão aqui para fazerem dinheiro, logicamente a empresa por trás do sistema precisa ganhar dinheiro também. Muitas vezes, isso acontece com a venda de informações e listas de contatos, ou seja, as suas informações e as dos seus pacientes.

2. E Nem Suporte

Imagine que você implementou um software de prontuário eletrônico gratuito em seu consultório e finalmente migrou todos os seus dados para o sistema. No entanto, acontece algum problema inesperado com o software e você perde grande parte dos registros médicos dos seus pacientes. Como você poderia solucionar isso?

Com um software gratuito, solucionar isso será praticamente impossível, já que, pelo fato de ser um sistema gratuito, o fornecedor normalmente não oferece suporte.

Este é, sem dúvidas, um dos maiores riscos de se utilizar um prontuário eletrônico gratuito, pois uma vez que o sistema apresentar problemas, você não terá a quem recorrer para pedir ajuda. E, infelizmente, foi exatamente o que aconteceu comigo.

Prontuário Eletrônico Gratuito: Fique Longe Desta Furada!

Viu só como eu só colhi prejuízos ao utilizar um software de gestão médica gratuito?

Definitivamente, os sistemas gratuitos não oferecem segurança alguma e, caso algum problema ocorra por conta do mau funcionamento do software, você ainda não tem quem recorrer, já que empresa responsável pelo sistema não oferece suporte.

Portanto, lembre-se de ficar longe das soluções gratuitas, por mais que elas pareçam atrativas. O barato realmente sai caro! E não queira constar isso você mesmo.

Então, qual a solução?

Ficar longe do prontuário eletrônico gratuito não significa ter que investir no software médico mais caro do mercado, até por que preço alto não é sinônimo de qualidade.

O ideal é optar por um software de prontuário eletrônico baseado na nuvem, o qual lhe oferecerá mais segurança, suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana, os recursos que você realmente precisa e, além de tudo isso, cobrar um preço justo.

Escolher o prontuário eletrônico certo para o seu consultório lhe ajudará em muitas áreas, desde o marketing médico para atrair mais pacientes até a gestão precisa para dobrar o faturamento do seu negócio. O que, ficou surpreso? É meu amigo, hoje o prontuário eletrônico não é mais apenas um sistema para armazenar informações!

E você, já teve experiências com algum software de prontuário eletrônico gratuito? Como foi? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.