E quando a clínica médica tem problema no agendamento? Saiba como resolver

clínica médica

Você sabia que a dificuldade encontrada pelos pacientes em agendar consultas e exames em uma clínica médica é um dos maiores motivos que os levam a procurar por concorrentes? Pois é. Esta realidade não é diferente entre os empreendimentos de saúde que acabam cometendo erros drásticos nos agendamentos!

Com a correria do dia a dia, o paciente procura praticidade, rapidez e eficiência em absolutamente tudo o que precisa. Quando necessita de consultas, exames e procedimentos, segue a mesma risca nestes critérios e os profissionais precisam estar preparados para oferecer tamanha estrutura.

Neste artigo, vamos falar sobre os problemas mais comuns no agendamento em clínicas médicas e como evitá-los! Continue fazendo esta leitura e veja como se prevenir destas situações.

Três erros comuns na marcação de consultas e como evitá-los

• Clínicas médicas que ainda trabalham com agenda manuscrita

São muitas as clínicas médicas que mantêm o costume de fazer todos os agendamentos de consultas e exames em agendas e cadernetas manuscritas que ficam ali, pelo balcão mesmo, ao lado do telefone.

Agora eu lhe pergunto: e se esta agenda cair num balde de água? E se, por um acaso, for levada por algum paciente distraído ou ainda se for esquecida em um táxi? O que acontecerá com a rotina do profissional ou dos profissionais que dependem desta ferramenta?

Este é um erro grave e comum, devido a inúmeros fatores ou circunstâncias. Tudo é perdido, prejudicando, muitas vezes, a rotina do paciente que já tinha se programado para comparecer em determinado horário na clínica.

Para fugir disto, é hora de modernizar!

• Agendamento em Excel

Só que é claro que não estamos falando de modernização por meio do uso de planilhas de Excel, afinal, do mesmo jeito que a agenda de mão está sujeita a inúmeras ocorrências, o computador também pode sofrer panes e colocar tudo a perder.

Além disso, apesar de ser bastante prático, o Excel não funciona como uma ferramenta que ajuda, de fato, na organização diária de uma clínica médica, apenas auxilia em algumas partes.

Fica muito fácil cometer erros através da marcação de consulta neste tipo de programa.

• Sistemas que não são integrados

Outro erro que sua clínica médica pode estar cometendo também é o de investir em programas que não integram a agenda com os demais módulos do estabelecimento.

Muitas vezes, um profissional não tem acesso à agenda do outro, marcando atendimentos na mesma sala e no mesmo dia e horário, por exemplo. Este tipo de situação é mal avaliado pelos pacientes, por isso, todo cuidado é pouco.

Dica importante: invista em um bom sistema de agendamento para a sua clínica médica

Quer fugir de todos esses tristes erros que são costumeiramente cometidos por consultórios e laboratórios? A dica é investir em softwares eficientes que forneçam uma excelente ferramenta ao mesmo tempo em que trabalha emitindo alertas e lembretes, por exemplo.

Nós falamos mais sobre os benefícios e as vantagens em sistemas na clínica médica em outro artigo do nosso blog. Corra lá dar uma olhada!

É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do profissional da área da saúde. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão da agenda do consultório e no atendimento aos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: