Prontuário eletrônico: 7 estatísticas reveladoras que vão mudar sua opinião

prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico nada mais é do que um software médico que oferece uma versão digital do prontuário de papel. É um sistema bem comum e muito utilizado entre os profissionais da saúde, pois ajuda a agilizar e facilitar o tratamento de cada paciente, além de manter o histórico médico de cada um deles em segurança.

O sistema vem sendo utilizado aqui no Brasil desde 2002 e, desde então, vários consultórios estão aderindo-o e colhendo os benefícios que o software oferece, os quais vão desde o fornecimento de um melhor atendimento até agilização dos processos a fim de melhorar os resultados do consultório médico ou clínica.

E devido a sua popularização, muitas informações sobre o prontuário eletrônico se espalharam pela Internet, algumas até verdadeiras, enquanto outras não passam apenas de mitos. E, por conta dessas informações imprecisas, muitos profissionais tendem a adiar a adoção do sistema. E no post de hoje, vamos desvendar tudo isso!

Acompanhe-nos agora e vejas as 7 estatísticas reveladoras sobre o software de prontuário eletrônico que vão mudar a sua opinião sobre o sistema. Vamos lá?

 

7. O prontuário eletrônico reduz os erros médicos

Fato interessante: hospitais que utilizaram algum tipo de sistema médico nos últimos anos obtiveram uma taxa de mortalidade 4% menor do que os que não utilizaram-no.

Erros médicos são uma das principais preocupações de qualquer consultório. Erros, como erros de diagnóstico, cirurgias realizadas na parte errada do corpo ou no paciente errado, são um dos mais frequentes. A pior parte de tudo isso é que são erros evitáveis, mas que as organizações não estão, de certa forma, conseguindo controlar.

Tenha em mente que, anualmente morrem cerca de 18.000 pessoas por causa da AIDS e os erros médicos já estão, infelizmente, matando mais do que ela. Ou para ser mais específico, erros médicos EVITÁVEIS estão matando mais do que a própria AIDS.

 

6. O prontuário eletrônico é mais barato do que o prontuário de papel

Fato interessante: durante os primeiros anos de implementação do prontuário eletrônico em alguns consultórios e clínicas, o software proporcionou uma economia de 25% em vista dos consultórios que ainda utilizavam o prontuário de papel.

O prontuário eletrônico, por ser, obviamente, uma versão digital do prontuário do paciente, elimina automaticamente os gastos com papéis, tinta para impressora, etc. Mesmo que essa economia seja apenas uma gota quando comparada ao seu orçamento, é um grande começo para reduzir o seu custo mensal e total.

 

5. Com o prontuário eletrônico, o médico passa mais tempo com o paciente

Fato interessante: um médico gasta cerca de 8 horas por semana organizando a papelada, tempo o qual poderia ser dedicado ao atendimento ao paciente.

A maioria dos consultórios não enxerga essa parte, mas a verdade é que os médicos estão se afogando em papéis. Além de atualizar os registros médicos dos pacientes, eles têm que preencher formulários para planos de saúde e outros.

 

4. O Brasil está seguindo a maioria dos outros países quando o assunto é software médico

Fato interessante: os EUA têm uma taxa de 28% de adoção de sistemas médicos. Na Holanda, 98% dos hospitais, consultórios e clínicas já utilizam o prontuário eletrônico.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 76% dos consultórios ainda utilizam o prontuário de papel, enquanto o restante utiliza o software de prontuário eletrônico.

Devido às preocupações sobre a privacidade e confiabilidade do sistema, a implementação do sistema acabou se atrasando por aqui. No entanto, com sua crescente popularização nos outros países, mais consultórios estão adotando algum tipo de sistema de prontuário eletrônico para facilitar a gestão de todo o negócio.

 

3. É mais popular do que você imagina

Fato interessante: quase 2/3 dos médicos dizem usar alguma versão de prontuário eletrônico para facilitar o gerenciamento das informações de seus pacientes.

Diariamente, mais profissionais da saúde investem em sistemas médicos a fim obter melhores resultados. E o número de consultórios informatizados só está aumentando.

 

2. Automatização de processos é igual a melhor atendimento

Fato interessante: consultórios que utilizaram algum sistema de prontuário eletrônico conseguiram melhorar o atendimento, onde processos foram automatizados a fim de que o tempo fosse dedicado ao que é mais importante: o atendimento ao paciente.

Ao automatizar algumas ações simples com o prontuário eletrônico, você pode utilizar o tempo valioso que “sobra” para dar atenção a outras coisas mais importantes.

 

1. O futuro do prontuário eletrônico!

Fato interessante: o prontuário eletrônico está se popularizando cada vez mais aqui no Brasil, especialmente após o Ministro da Saúde estipular um prazo para os municípios adotarem o prontuário eletrônico como o principal sistema de gerenciamento.

Espera-se que um bom sistema de prontuário eletrônico inclua o histórico médico dos pacientes e que também ofereça recursos para auxiliar em outros casos, como para atrair mais pacientes e, principalmente, otimizar os processos do seu consultório.

E você, mudou sua visão sobre o software de prontuário eletrônico? Ainda tem dúvidas sobre o sistema? Então, deixe seu comentário e se interaja conosco!

[posts-relacionados-tecno-meio][/posts-relacionados-tecno-meio]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: