Por que integrar prontuário eletrônico e prescrição digital

prontuário eletrônico

Os tempos mudaram e o atendimento médico também! Com o avanço da tecnologia, surgiram novas ferramentas, como o prontuário eletrônico, capazes de tornar a prestação de serviços mais segura, prática e eficiente, minimizando falhas humanas e otimizando todo o processo, desde a triagem até a prescrição de medicamentos.

A modernização não comprometeu a humanização no atendimento médico. Pelo contrário! Ela trouxe para os profissionais a possibilidade de se concentrar  no que mais importa: a saúde do paciente.

Durante muito tempo, os prontuários e as prescrições eram feitos exclusivamente de forma manual, o que acarretava problemas como falta de legibilidade, desorganização, limitação de espaço para armazenamento, perda de tempo na busca pelos documentos, etc. Hoje em dia, tanto os prontuários quanto as prescrições podem ser feitos e guardados digitalmente, solucionando todos esses problemas.

Quer saber quais são os principais motivos para integrar prontuário eletrônico e a prescrição digital no atendimento? Leia o artigo completo e descubra!

Afinal, o que é prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é a reinvenção do prontuário tradicional do paciente. Ele consiste na organização de todas as informações referentes ao histórico do paciente. O prontuário médico reúne exames, relatórios de procedimentos, prescrições médicas, laudos, entre outros dados a respeito da saúde dos pacientes.

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o prontuário não existe apenas em caso de internação. Uma simples consulta de rotina, por exemplo, já gera um prontuário. Esse material funciona como instrumento de comunicação entre os profissionais (médicos, enfermeiros, terapeutas, etc) e como um guia para orientar as ações da equipe multidisciplinar na prestação de cuidados ao paciente.

Antigamente esse prontuário era unicamente preenchido à mão. Atualmente a maioria dos profissionais e instituições médicas já utilizam o prontuário eletrônico, alternativa que funciona a partir de sistemas modernos e seguros, garantindo o preenchimento e armazenamento digital desse conjunto de dados.

O que é prescrição digital?

A prescrição digital, como o próprio nome sugere, é a prescrição realizada digitalmente. Trata-se de uma ferramenta rápida e inteligente que, entre outras vantagens, aumenta a adesão do paciente ao tratamento proposto.

Esse tipo de prescrição conta com uma base atualizada com milhares de medicamentos. Plataformas como a Memed, por exemplo, disponibilizam mais de 20 mil produtos fármacos, além de apresentar funcionalidades como conexão com farmácias, medicamentos com desconto e tudo isso com total comodidade em um sistema disponível 24 horas.

Cumpre salientar que a prescrição digital não é uma plataforma de gestão médica, mas pode ser integrada a uma. Inclusive, é recomendável que essa funcionalidade seja agregada às plataformas para proporcionar uma experiência mais completa, prática e segura para médicos e pacientes.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

O que deve constar na prescrição impressa?

Toda e qualquer prescrição digital ou manual deve conter dados essenciais como o nome e endereço do profissional ou da instituição na qual trabalha, seja clínica ou hospital. Além disso, é necessário que o documento contenha o número de registro profissional e a especialidade registrada no Conselho Regional de Medicina.

É preciso que também seja informado o nome do paciente, idade e peso caso seja pertinente. Em relação aos medicamentos, deve ser indicado o nome do fármaco, concentração e orientações em relação ao uso.

E os benefícios do prontuário eletrônico integrado com prescrição?

O prontuário eletrônico integrado com a prescrição digital oferece benefícios variados, incluindo a alta legibilidade dos documentos, busca e localização prática e rápida, fácil acesso ao histórico do paciente, dados organizados em uma plataforma acessível e sempre disponível.

Além disso,  o armazenamento é seguro e protegido por senha, sistema criptografado e backups automáticos e regulares, o que diminui o risco de falhas humanas, furtos e acidentes como incêndios ou fenômenos naturais como inundações.

Para completar, ao adotar o prontuário eletrônico integrado com prescrição digital, há uma grande economia de tempo, espaço e dinheiro. O sistema dispensa o excesso de papéis, uso de pastas, profissionais para organizar os arquivos, entre outras despesas.

Como esse tipo de sistema melhora o atendimento?

O uso de prontuário eletrônico integrado com prescrição digital oferece maior agilidade e praticidade no preenchimento dos documentos. Isso é positivo tanto para o médico, quanto para o paciente. Isso, porque as consultas ocorrem de forma mais fluida e objetiva, permitindo que o profissional foque no que o paciente relata e nos sintomas que ele apresenta, sem que o processo demande tempo exagerado.

A economia de tempo é realmente o ponto-chave da otimização do atendimento médico. Uma das grandes queixas do paciente é justamente a demora. Nesse sentido, a prescrição digital é uma grande aliada, já que o médico elabora e imprime a receita em poucos instantes.

Outro ponto interessante da prescrição digital é que mais do que conter diversas apresentações do medicamento, várias informações e ferramentas ajudam na definição da conduta médica: protocolos, interações medicamentosas, envio de cópia digital da receita, solicitação de exames, etc. Isso auxilia na diminuição do risco de problemas como dosagens inadequadas, efeitos colaterais exacerbados e orientações errôneas, que venham a ameaçar a saúde dos pacientes.

Além disso, a legibilidade das prescrições favorece a adesão ao tratamento, já que na prescrição digital tudo o que é prescrito é amplamente compreendido pelo paciente, pelos enfermeiros, pelo farmacêutico, pela família… Essa ferramenta moderna é capaz de mudar completamente a sua experiência e a resposta ao tratamento fármaco.

Melhora a conexão com o paciente?

Esse ainda é um outro fator relacionado à adesão dos prontuários e prescrições eletrônicas: a conexão com o paciente e humanização do processo. Sem dúvida nenhuma, com essas ferramentas o profissional consegue se concentrar em coisas mais importantes. É possível prestar mais atenção no que o paciente diz, esclarecer dúvidas e fazer o exame clínico de maneira detalhada, já que na prescrição ele não demora. O bom relacionamento médico-paciente também é essencial para que ele siga a receita corretamente.

Deseja melhorar o atendimento nas consultas e ganhar tempo ao conectar médicos, pacientes e farmácias? Aposte em softwares médicos completos integrados com todas essas funções.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: