Psicólogo: como atrair pacientes oline

atrair pacientes online

Buscar novas alternativas para atração de clientes é o desafio de qualquer empresa. Para os profissionais de saúde mental a questão é ainda mais complexa. Neste sentido, é necessário investir em estratégias para atrair pacientes de psicologia online.

Você também está lidando com esse desafio? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre tema e também listaremos algumas dicas sobre formas de chamar a atenção do seu público.

Por que atrair pacientes de psicologia online é uma tarefa complexa?

A dificuldade na atração de pacientes pode ser explicada por diferentes razões. Em alguns casos, o problema está na dificuldade de se diferenciar da concorrência. Em outros, a causa está no próprio profissional que não é capaz de despertar o interesse dos pacientes.

Ademais, ainda existe um grande tabu em relação à psicologia. Por isso, o trabalho de captação de pacientes envolve esforço, dedicação, comprometimento e estudo do profissional de saúde mental.

A ideia de desenvolver o próprio marketing pessoal não costuma ser bem recebida. Embora a autopromoção não seja uma prática permitida pelos conselhos de classe, é possível destacar as suas capacidades sem infringir essa orientação.

Para tornar esse objetivo ainda mais difícil de ser alcançado, a formação acadêmica dos psicólogos, e de outros profissionais de saúde, não abrange o aprendizado de gestão de negócios e nem de marketing

Porém, além de preocupar-se com a atração de novos pacientes, você também deve dedicar atenção à retenção deles. No entanto, trata-se de uma tarefa tão complexa quanto a anterior. Isso porque são vários os fatores que motivam o individuo a marcar uma segunda consulta.

Outro fator que dificulta a fidelização de pacientes é a necessidade que o paciente tem de resolver suas questões em curto prazo, o que não condiz com o trabalho realizado por um psicólogo.

Enfim, essas são algumas das razões que justificam a complexidade de atrair e fidelizar pacientes nos consultórios de psicologia. A seguir, conheça algumas dicas que contribuirão para o alcance desse objetivo.

Saiba o que fazer para atrair pacientes de psicologia online

Com o advento das plataformas digitais, surgiram novas ferramentas para a captação e retenção de pacientes. Com isso, o trabalho dos psicólogos foi consideravelmente impactado, pois possibilitou a criação de estratégias mais eficientes.

Ainda, o primeiro passo para mudar a realidade do seu consultório é observar o problema de forma abrangente, reconhecendo que a dificuldade de atrair pacientes é explicada por diversos aspectos diferentes.

Posteriormente, dedique-se a analisar o seu negócio, ampliar a sua capacitação e a melhorar os seus processos. A seguir, listamos algumas ações para lhe ajudar a criar estratégias eficientes de marketing médico.

Descubra quem é o seu público-alvo

A necessidade de aumentar a lucratividade do consultório e o desejo de ajudar mais pessoas pode fazer com que você considere todos os indivíduos como seus potenciais pacientes. Porém, esse é um pensamento errado.

Para conseguir atrair pacientes, você deve seguir o caminho contrário, ou seja, focar suas ações em um público específico. Desse modo, maior será sua especialização nessa área, o que também acelera o processo de se tornar uma referência. 

Então, analise toda a sua experiência, descubra quais tipos de atendimentos você domina, centralize sua prática profissional nessa especialidade e dedique-se a atrair o tipo de paciente que necessita dessa assistência.

Invista em marketing digital para atrair pacientes online

A popularização da internet potencializou o alcance das estratégias de marketing. Então, considere as plataformas digitais para atrair pacientes online. Com isso, mais pessoas conhecerão o seu trabalho e, consequentemente, maior a probabilidade de captar mais pacientes.

No caso dos profissionais de saúde, o marketing de conteúdo se mostra uma das práticas mais eficazes. Isso porque, com o fácil acesso à informação, as pessoas passaram a buscar na internet a resposta para suas dúvidas sobre saúde.

Neste sentido, ao produzir artigos informativos e compartilhar nas suas redes sociais e/ou blog, você se torna um fonte confiável para o público. Em consequência disso, passará a ser visto como uma autoridade.

Saiba quem são os seus concorrentes

Para ser capaz de se diferenciar da sua concorrência, você precisa conhecê-la. Então, faça um levantamento de quem são os profissionais, consultórios e clínicas da sua região que realizam o mesmo tipo de atendimento que você.

Posteriormente, tente coletar dados sobre preços de consultas, avaliações dos pacientes, pontos positivos e negativos, entre outros. Essas informações permitirão que você trace estratégias para criar diferenciais competitivos.

Avalie a satisfação dos pacientes

Após conhecer de perto a sua concorrência, é preciso dedicar-se a fazer uma avaliação honesta do serviço oferecido por você. Para isso, avalie os pontos que mais impactam na experiência do paciente, tais como, atendimento, qualidade do ambiente, facilidade de agendamento, tempo na sala de espera, entre outros.

Outra forma de avaliar a satisfação dos pacientes online é realizando pesquisas de satisfação. O mecanismo mais utilizado pelas grandes empresas é a ferramenta de NPS (Net Promoter Score). Dessa maneira, você terá feedbacks dos pacientes e saberá quais melhorias precisa realizar.

Faça networking

Além de se preocupar com a avaliação dos pacientes, procure criar uma boa rede de contatos com colegas de profissão. Em determinado momento, essa parceria pode render novos pacientes para o consultório.

Capacite-se

Ao reconhecer o seu público-alvo e identificar os pontos de melhoria do seu trabalho, invista em capacitação. O setor de saúde está em constante evolução. Então, você precisa acompanhar esse ritmo e manter-se atualizado.

Ainda, essa atitude também irá contribuir para que você se diferencie da sua concorrência. Além disso, a atração de pacientes online exige que você seja capaz de atender às expectativas deles.

Outrossim, também separe um tempo para buscar capacitação pessoal. O trabalho de um psicólogo consiste em ajudar pessoas a encontrar a resolução dos seus problemas e promover o bem-estar. Porém, para fazer isso você também precisa estar com a mente sã.

Ademais, apesar de ser necessário buscar alternativas para atrair e reter pacientes, o objetivo de um profissional de saúde mental é fazer com que o paciente se torne um ser humano com autonomia para lidar com as adversidades que surgirem pelo caminho.

Neste sentido, a fidelização do paciente não deve ser uma prática que o faça se sentir “preso” as sessões de terapia. Quando falamos de retenção, estamos falando de manter pacientes que abandonam o processo terapêutico sem concluí-lo.

Portanto, com a leitura deste artigo, você conheceu as práticas mais eficazes para atrair e fidelizar pacientes online. Porém, lembre-se que a tarefa exige dedicação, disciplina e paciência.

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