Como aproveitar todos os recursos do Instagram na sua estratégia de marketing médico

marketing médico

Entre todas as estratégias que envolvem o marketing médico, uma que não pode faltar é o bom gerenciamento das redes sociais. Isso significa produzir conteúdos de qualidade, seja por fotos, artes ou vídeos para as diversas plataformas disponíveis, com o objetivo de divulgar o trabalho de um profissional da saúde. 

Dentre as plataformas, é impensável deixar de fora o Instagram. Afinal, o Brasil é o segundo maior país em número de usuários do aplicativo, com cerca de 66 milhões de pessoas, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo um levantamento do portal Statista, que realiza pesquisas de mercado e opinião. 

Além disso, já virou hábito entre os consumidores procurar saber mais sobre um estabelecimento ou profissional no Instagram. Isso não é diferente quando o assunto é saúde, pois os pacientes também pesquisam os perfis dos profissionais ou de seus possíveis futuros médicos para conhecê-los mais.

Portanto, é preciso ter muita atenção com esse ponto do marketing médico. No entanto, só produzir o conteúdo não basta. É importante trabalhar no engajamento. Não sabe o que é isso? Trata-se da interação dos seus seguidores/pacientes com você no Instagram, ou seja, todas as curtidas, comentários, compartilhamentos, participações em enquetes e mensagens privadas. 

Mais do que receber um feedback do público e saber sobre o que ele se interessa, o engajamento também é uma maneira de aproximar o profissional de seus pacientes, aumentando a humanização, credibilidade e a autoridade na área de atuação. 

Logo, para que tudo isso se realize, é necessário traçar estratégias e aproveitar as ferramentas oferecidas pelo Instagram. Neste texto, explicaremos como é possível utilizar cada uma para aumentar o engajamento dos pacientes. Acompanhe!

Como inserir qualidade no feed do Instagram?

O Instagram foi criado com o foco na imagem e isso se mantém até hoje. Portanto, é importante investir em fotos e artes de qualidade para serem publicadas no feed, pois elas ficarão sempre visíveis para quem acessar seu perfil.

Ainda, isso significa que o material não pode ser “vazio” de conteúdo. Logo, é essencial ter bons temas para oferecer aos seguidores, mas que se relacionem com a sua especialidade. É possível, por exemplo, realizar postagens sobre como prevenir determinada doença, informar as formas de tratá-la ou explicar algum procedimento.

Assim, um ginecologista pode publicar conteúdos sobre os sintomas da endometriose. Já uma ideia para um cirurgião plástico é apresentar os cuidados do pós-operatório da lipoaspiração. 

Contudo, muito cuidado com os termos técnicos. A linguagem deve ser acessível ao público leigo, para que seus pacientes realmente possam entender sobre o que você fala e aproveitar a informação. 

Outra tática importante é sempre “convidar” seus seguidores a interagir, ou seja, a promover o engajamento. Você pode fazer isso ao adicionar perguntas no final da legenda, como “tem mais alguma dúvida sobre esse assunto?” ou “como você está se preparando para o seu procedimento?”. Dessa forma, há o incentivo para responder os questionamentos nos comentários. 

Mais uma alternativa é direcionar o seguidor para outra plataforma, como o site médico. Faça isso, avisando que na sua página há mais conteúdo sobre aquele assunto, assim será possível aprofundar mais no seu trabalho. Desse modo, atrairá para o consultório aquela pessoa que ainda não é paciente. 

No entanto, todas essas estratégias e planejamentos podem ser complicados de serem realizados durante a rotina corrida de atendimentos. Por isso, o módulo de marketing do iMedicina disponibiliza a criação de peças para as redes sociais com conteúdos relevantes para cada especialista. 

O marketing médico no Instagram envolve a vida pessoal?

Uma dúvida recorrente é se o médico pode postar conteúdos pessoais nas suas redes sociais, como fotos em família. Isso dependerá da estratégia e do quão confortável ele está em se expor. 

Uma opção é não publicar nada da vida pessoal, apenas conteúdos profissionais e algumas fotos no consultório. Todavia, para quem deseja, é possível mesclar imagens pessoais em meio aos assuntos médicos. 

Mas muito cuidado ao publicar fotos de momentos mais “relaxados”. Lembre-se que elas precisam repassar a imagem do bom profissional, pois os pacientes também irão vê-las.

Aposte nos stories do Instagram

Os stories são aquelas postagens disponíveis no topo do aplicativo, mas que duram apenas 24 horas. Por isso, os conteúdos publicados ali devem ser ágeis e dinâmicos, geralmente, para abordar um assunto pontual sobre saúde ou o dia a dia no consultório. 

Apesar de parecerem banais, os stories podem beneficiar muito o marketing médico, pois o Instagram oferece diversas ferramentas interessantes para serem utilizadas. Uma delas é a caixa de perguntas, onde você determina um tema e as pessoas enviarão questionamentos sobre o assunto.

Com isso, é possível entender quais são as principais dúvidas dos seus pacientes. Ainda, você pode respondê-las no próprio story, mas também oferecer conteúdos mais aprofundados sobre o tema no feed.

Uma outra possibilidade é abrir enquetes, em que serão perguntadas as opiniões sobre determinado assunto ou abordar um tema e entender o conhecimento dos pacientes sobre ele.

Para tanto, faça um pequeno “jogo” de mito ou verdade sobre o que costuma-se falar acerca de uma doença. Assim, o médico utiliza as respostas para explicar e solucionar desinformações que envolvem aquela enfermidade. 

Que tal usar o IGTV?

O IGTV não pode ficar esquecido nas estratégias de marketing médico. Ele é uma ótima opção para abordar assuntos mais complexos e que precisam de mais tempo para serem explicados. 

Então, o ideal é escolher um tema, que pode ser algum que você percebeu que gera mais dúvidas e interessa aos seus pacientes. Depois, grave um vídeo mais longo e com detalhes sobre o assunto para publicar no IGTV. Assim, você utiliza todas as possibilidades oferecidas pelo Instagram e torna seu perfil ainda mais completo. 

Outra opção interessante é realizar transmissões ao vivo — as famosas lives — e mantê-las salvas no IGTV. Você pode fazer isso sozinho ou convidar mais um profissional para explicar algo. Um alergista e um nutricionista, por exemplo, podem dar uma boa live sobre alergias alimentares.

Ao utilizar todas essas ferramentas, o seu paciente terá diversas possibilidades de interagir com você e se sentir mais próximo. Dessa forma, será possível fidelizá-lo ou transformar aquela pessoa, que apenas procurava um médico no Instagram, em seu paciente. 

Não se esqueça de responder os comentários

Todas essas tarefas para incentivar o engajamento dos pacientes serão inúteis se você também não interagir. Portanto, ao receber um comentário ou mensagem, responda o que foi perguntado.

Caso não tenha sido um questionamento, apenas um elogio ou sugestão, vale também curtir a mensagem. Dessa maneira, você mostra ao paciente que se importa com o que ele diz e, mais uma vez, indica que está próximo dele. 

O marketing médico no Instagram requer cuidados?

Assim como em diversas outras plataformas, o trabalho no Instagram para médicos também segue as regras da Resolução nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que rege a publicidade. 

Por isso, é proibido conteúdos nas redes sociais que coloquem o paciente em exposição inadequada, fotos de “antes e depois” de procedimentos, divulgação de preços e realização de promoções ou concursos.

Logo, é preciso ter cuidado com a forma como é explicado algum assunto para que não seja sensacionalista. O tema deve ser abordado de forma clara e precisa, mas, ao mesmo tempo, respeitosa e sem exageros. 

A equipe do iMedicina está atenta a todas essas diretrizes para que o marketing médico no Instagram seja feito de maneira que gere resultados positivos à imagem do médico, a fim de fidelizar e atrair mais pacientes. 

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um consultor e entenda como o iMedicina pode cuidar da sua estratégia de marketing médico.

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