Atendimento automatizado x atendimento humanizado?

Chatbot conversation on smartphone screen app interface with artificial intelligence technology providing virtual assistant customer support and information, person hand holding mobile phone

A tecnologia se tornou grande aliada dos profissionais de Medicina. Ela oferece uma ampla variedade de soluções que permitem otimizar a rotina e alcançar alta produtividade. Uma delas é o atendimento automatizado.

Esse modelo de atendimento coloca o paciente em uma posição de protagonismo, na qual tem a liberdade de fazer escolhas sem a intervenção de outra pessoa. Ele pode, por exemplo, abrir o aplicativo da sua clínica no smartphone e agendar um dia para a consulta.

Um olhar mais superficial interpretaria o atendimento automatizado como algo que está em rota de colisão contra a humanização no contato com o paciente. No entanto, essas duas esferas são complementares. Basta saber como utilizá-las!

Continue a leitura e saiba como o atendimento automatizado complementa o humanizado.

A importância do atendimento humanizado

O paciente precisa ter uma experiência positiva em sua clínica ou consultório médico. Isso é fato porque contribui com o desenvolvimento de uma relação mais próxima entre vocês — um ativo muito importante para o seu sucesso profissional. Trata-se de humanizar o atendimento!

O atendimento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e do relacionamento entre paciente, familiares e equipe. Trata-se da criação de um elo de confiança que é fundamental para o cumprimento das orientações necessárias.

Mas o que caracteriza o atendimento humanizado

Realiza-se atendimento humanizado quando o tratamento é individualizado, o cuidado é feito com empatia. E o melhor: existe uma escuta atenta e diferenciada, há respeito às diferenças e se transmite confiança, segurança e apoio.

Sob a ótica do paciente, isso é o básico que deve ser feito por você e sua equipe. Contudo, sabemos que nem sempre suas condições de trabalho oferecem meios para a humanização no atendimento.

Atender com humanidade requer uma mudança na cultura e na estrutura de uma clínica ou consultório médico. Seu modelo de gestão pode contribuir positiva ou negativamente para a experiência do paciente.

Alta carga de trabalho, falta de processos estabelecidos, desorganização, pacientes estressados e a ocorrência de erros frequentes podem levar você e sua equipe a um quadro de cansaço e desmotivação — imagem que será refletida no dia a dia ao lidar com o paciente.

Some isso às dores, sofrimentos, dúvidas e receios que muitos pacientes têm ao chegar para uma consulta ou exame. O resultado não tem como ser positivo.

Ao mesmo tempo que existe a necessidade de humanizar o atendimento, a tecnologia vem oferecendo soluções de automatização: softwares de gestão, envio de mensagens, marcação on-line de consultas, recebimento de exames por e-mail e outras.

As ferramentas tecnológicas proporcionam um ganho de produtividade que contribui bastante com a realização de um atendimento humanizado. Afinal, você e sua equipe deixam de realizar tarefas dificultosas e passam a focar nas necessidades e expectativas dos pacientes.

Como o atendimento automatizado pode colaborar

Esse tipo de atendimento tem um peso considerável no dia a dia do médico. Ele oferece as ferramentas que realizam atividades repetitivas e que, nas mãos de um profissional, ficariam suscetíveis a erros.

O ganho de produtividade é inegável. Em uma clínica médica, por exemplo, uma ferramenta pode enviar mensagens automáticas, com o intuito de lembrar ou garantir a confirmação, para os pacientes que têm consulta marcada para o dia seguinte.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Se você tiver que parar suas atividades para realizar essa tarefa, perderá um tempo precioso que pode ser dedicado a outros fins. Mas e a secretária da clínica? Ela não pode fazer isso?

Pode! Mas se o seu objetivo é ganhar produtividade e ter tempo para um atendimento humanizado, esse benefício precisa ser estendido para toda a clínica e incluir a rotina de outros profissionais.

No mundo dos negócios, existe o termo core business. Ele quer dizer o seguinte: você cuida das tarefas fundamentais e mais importantes para o sucesso do seu empreendimento e deixa as demais para empresas terceirizadas ou sob a responsabilidade de uma ferramenta.

Trazendo esse conceito para o seu dia a dia, significa focar nas atividades que são fundamentais para cuidar bem dos pacientes. Em outras palavras, fazer bem o seu trabalho e realizar um atendimento humanizado.

Veja como algumas ferramentas de automatização do atendimento podem ajudar:

Agendamento online

Os pacientes ganham a oportunidade de agendar suas consultas ou exames pela internet, sem a necessidade de falar com alguém. Basta preencher os dados solicitados, selecionar o dia e escolher o horário.

Pode parecer pouco, mas em uma clínica ou consultório com bastante fluxo de pessoas, a secretária fica com pouco tempo para dedicar a atenção necessária para quem já se encontra no local.

Em algumas situações, por exemplo, o paciente pode ter dificuldades de locomoção e a presença dessa profissional para ajudar faz total diferença. Com certeza, o impacto positivo na experiência dele é garantido.

Mensagens automáticas

A mesma ferramenta que disponibiliza o agendamento on-line também pode disparar automaticamente mensagens por SMS e e-mail para lembrar os pacientes sobre as datas de consultas e exames que têm.

Em vez de realizar a confirmação por telefone — algo que toma tempo de quem liga e do paciente que atende —, o contato é feito com eficiência e encaixado na rotina de todos.

Uma mensagem de texto, por exemplo, pode ser lida a qualquer instante. Se o paciente está em uma reunião ou bastante ocupado, a ligação pode interrompê-lo ou simplesmente ser ignorada. Infelizmente, isso gera retrabalho para sua equipe de atendimento.

O SMS ou o e-mail também trazem a possibilidade de confirmação da consulta ou e-mail. Desse modo, há o registro no sistema de que o paciente comparecerá. Caso isso não aconteça, um contato posterior deve ser feito para confirmar ou cancelar.

Essa forma de contato também tem outra vantagem. No caso dos exames, é possível repassar por mensagem todas as instruções necessárias, como alimentos restritos, necessidade de jejum e outras.

Observe que as ferramentas que permitem a automatização do atendimento não criam barreiras entre os pacientes e o médico. Elas oferecem a oportunidade para que você e sua equipe se dediquem mais às necessidades das pessoas.

O atendimento automatizado é um complemento na rotina de qualquer profissional da Medicina. Pois, ele oferece o suporte para a humanização no contato com as pessoas, afinal, haverá mais tempo para essas e outras tarefas que fomentam o seu sucesso.

Continue enriquecendo o seu conhecimento e baixe o nosso Guia para Melhorar o Atendimento no Consultório! Sistematizamos os pontos mais importantes que nunca devem ser negligenciados por profissionais de saúde no dia a dia do consultório.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.