COVID-19: reduza o impacto financeiro no seu consultório médico

consultório médico

A pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe muitas consequências e mudanças na economia do país. Certamente você conhece algum consultório médico que sofreu forte impacto financeiro nesse período, mesmo sendo esse um serviço essencial.

Os momentos de crise, principalmente na saúde, requerem ações eficazes para amenizar as dificuldades e manter o negócio sustentável.

Neste artigo, iremos apresentar algumas dicas importantes para diminuir o impacto causado pela pandemia da Covid-19 nos consultórios médicos. Confira!

Como amenizar o impacto da pandemia no consultório médico?

Uma das medidas preventivas mais eficazes é o distanciamento social. Nesse sentido, as clínicas e consultórios médicos devem encontrar alternativas para continuar atendendo seus pacientes sem colocá-los em risco ou expor algum colaborador. 

Além disso, redução de custo e planejamento de ações para captar e fidelizar pacientes se torna essencial. Veja as dicas:

Aderir à telemedicina

Uma das soluções para continuar prestando acompanhamento médico nesse período mais delicado é optar pela telemedicina. Atualmente, essa modalidade de atendimento é bastante aplicada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa, antes mesmo do isolamento social.

Com a nova realidade, a maior parte dos pacientes deixaram de frequentar as consultas médicas por medo do contágio. É por isso que essa ferramenta se mostra tão eficiente neste cenário.

Esse método de atendimento médico é fundamental para a manutenção do consultório e, após a pandemia, ajudar a tornar o profissional mais competitivo no mercado, garantindo que seus serviços sejam prestados de maneira mais eficiente aos pacientes. 

Além de aderir à ferramenta, é essencial saber como divulgá-la. É preciso ter boas estratégias de marketing médico para educar o paciente, incentivando-o a continuar o tratamento, mesmo em uma crise de saúde.

É aí que entra a nossa segunda dica!

Construir presença digital

Já sabemos que investir em uma boa estratégia de marketing é fundamental para atrair novos pacientes, certo? Mas como utilizar o marketing médico da maneira mais eficiente? 

Site médico 

Em primeiro lugar, entenda a importância de um site médico. O site será o seu cartão de apresentação. É um dos primeiros contatos que a pessoa terá com o seu serviço ao navegar pela internet, procurando por aquilo que você oferece. 

Por isso, é fundamental que ele apresenta os tipos de atendimentos prestados no consultório, além de mostrar quais são os procedimentos e tratamentos realizados.

Os botões de ação com opção de agendamento online são um excelente diferencial para minimizar o esforço para agendar a consulta. Lembrando que é de suma importância que o site possua uma estética clean e agradável, alinhada com a sua identidade visual. 

Conteúdos relevantes

Crie um blog e construa seus perfis nas redes sociais. Por meio desses canais, você poderá oferecer conteúdos relevantes para os seus antigos clientes e ainda atrair novos!

A disponibilização de conteúdos de qualidade promove o seu nome e aumenta sua autoridade na área de atuação. E, de quebra, divulga o seu negócio! 

Uma dica valiosa é manter uma certa consistência no fluxo de informações, para que os pacientes conheçam cada vez mais o seu trabalho. Essa relação entre médico e paciente, se construída de forma estratégica, aumentará ainda mais as chances de um usuário agendar uma consulta.

Reforçar o relacionamento com o paciente

Crie estratégias para aproximar o relacionamento com o paciente. Nesse momento, é imprescindível estreitar ainda mais os laços, uma vez que esse cenário de incertezas afasta as pessoas do consultório.

Ao deixar o relacionamento em segundo plano, a porta fica aberta aos concorrentes. Mesmo que seu paciente tenha dificuldade de comparecer às consultas nesse momento, esteja sempre presente.

Disponibilize bons materiais de prevenção, envie e-mails marketing com orientações e informações importantes para a saúde dele. Assim, será mais fácil recuperar o paciente para a sua base, quando o momento certo chegar.

Pesquisar os coworkings médicos da região

A quarta prática para amenizar o impacto financeiro no seu negócio médico é cogitar a utilização de espaços compartilhados, ao invés de alugar espaço próprio. 

Essa iniciativa, além de trazer economia, possibilita a expansão do network, já que a alternativa tem ganhado força entre diversos profissionais  da área médica.

Outro benefício é que os coworkings de qualidade já oferecem infraestrutura adequada com ambientes limpos e equipados, sistemas de telefonia e Wi-Fi disponíveis.

Além do citado, contam com recepcionistas que cuidarão do agendamento dos profissionais e da recepção no horário da consulta. Dessa forma, você fica livre para por em prática as estratégias para atração e fidelização de pacientes e não precisa se preocupar com burocracia e treinamento de funcionários.

Optar pelo digital

Outra prática certeira, que garantirá maior economia para o consultório é o uso de um software médico

A ferramenta possui diversas funcionalidades que facilitam a gestão, o relacionamento com o paciente, o armazenamento de informações, além de otimizar as tarefas do dia a dia. 

Com um software, o consultório pode contar com:

  • agendamento online;
  • agenda médica eletrônica;
  • lembretes de consultas para pacientes;
  •  prontuário eletrônico;
  •  telemedicina;
  •  análise das finanças como acompanhamento do fluxo de caixa, emissão de relatórios e planilhas;
  • marketing médico.

Estudar gestão financeira

Conheça melhor sobre gestão financeira!  Você sabia que a maioria dos médicos não possuem conhecimento sobre suas próprias finanças? Não sabem precificar adequadamente cada atendimento ou mesmo organizar os gastos do consultório. 

Por essa razão, o orçamentos acaba ficando prejudicado. Mais do que médicos, quem abre consultório devem  também se ver como empreendedores e saber administrar as finanças.

É interessante investir em cursos nessa área para entender melhor sobre assuntos como impostos, tributos e investimentos. 

Em tempos de crise, esse conhecimento ajuda a entender como economizar com eficiência, sem impedir a operação de funcionar no consultório médico e continuar prestando um bom atendimento ao paciente.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos para o crescimento do seu consultório médico? Continue navegando pelo Blog iMedicina!

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