Relacionamento com paciente: porque você deveria investir nisso

Relacionamento com paciente

A boa gestão do relacionamento com paciente é de suma importância para o consultório. Isso, porque demonstra interesse e conexão real com as necessidades dos pacientes.

Com esse foco em vista, o médico obtém mais resultados. Assim como também contribui para a eficiência do tratamento, já que promove uma relação de confiança.

Desse modo, fica mais fácil manter a pessoa na base de pacientes do consultório, ação é essencial para o crescimento.

Sem contar que quando um médico é reconhecido por seus pacientes, isso auxilia muito para atração de novos pacientes. Mais ainda, para quem pretende se tornar referência na área e aumentar o número de atendimentos particulares.

Quer saber como melhorar a relação com seu paciente na prática? Confira algumas dicas nesse artigo.

Como ampliar a sua atuação no relacionamento com paciente?

O uso da Internet é crucial para manter esse vínculo. Ainda mais porque, hoje, cada vez mais pacientes optam por buscar profissionais e realizar o agendamento da consulta online.

Com a ferramenta de agendamento online, qualquer pessoa pode agendar consultas 24h, por dia, inclusive, nos finais de semana e feriados fora do turno comercial.

Nem precisa dizer o quanto a função gera valor para o consultório, já que trata-se de um serviço gratuito e ainda dispensa telefonemas.

Sendo assim conte com esse dispositivo para aproximar o relacionamento com o paciente no seu consultório.

Relacionamento com paciente: atendimento humanizado

Tenha em mente que você tem, apenas alguns instantes, para envolvê-los com um tratamento de primeira. Por isso, não perca tempo mantenha os históricos dos pacientes de prontidão.

Quem faz uso do prontuário eletrônico, nesse caso, explora melhor o relacionamento com o paciente durante o atendimento. Isso porque os dados ficam estruturados, facilitando o acesso. Desse modo, sobra mais tempo para dar atenção às queixas do paciente e deixar a burocracia da consulta com o sistema.

Reforço do relacionamento com paciente por e-mail

O médico ainda deve aproveitar o e-mail para manter a conexão após a consulta. Utilizando um software médico, os envios podem ser automatizados.

O sistema é integrado ao prontuário, assim permite segmentar mensagens conforme o perfil do paciente. Dessa forma, ele recebe conteúdos relevantes para sua saúde, mantendo a comunicação com o consultório sempre ativa.

Quando ele precisar retornar a uma consulta, será muito mais provável que ele lembre-se do cuidado e atenção que recebeu de você.

Quais são as vantagens do relacionamento com paciente?

A relação de confiança que cresce com essa ação é sem dúvida a principal vantagem do relacionamento com o paciente. Com isso, outras consequências acabam surgindo. Acompanhe!

Fidelização

Com a credibilidade em alta, a tendência é ser procurado com maior frequência por quem já experimentou os serviços e até por quem ainda não conheceu.

Isso porque a confiança gera uma referência em que o paciente sempre terá aquele profissional como fonte segura para cuidar de sua saúde.

Menos faltas e desistências

Do mesmo modo, o relacionamento com o paciente ajuda a diminuir desistências, já que dificilmente um paciente fidelizado falta ao compromisso.

Mesmo que ocorra um evento no horário da consulta, o paciente fiel costuma ter o cuidado de desmarcar com antecedência.

Feedback

O relacionamento com o paciente bem estruturado leva em consideração suas queixas para entender o que precisa ser melhorado e o que está funcionando nos processos do consultório.

Faz todo o sentido acompanhar de perto esses dados, além de acatar as melhorias sugeridas, assim como reverter os pontos críticos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue navegando pelo blog iMedicina.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: