Como um software médico pode ajudá-lo a melhorar a comunicação interna do consultório

software médico

Você sabia que um software médico pode ajudá-lo a melhorar a comunicação interna do seu consultório?

Sem dúvidas, uma boa comunicação interna é importante em qualquer negócio. No entanto, em um consultório médico, é mais importante ainda, já que a qualidade de vida dos pacientes atendidos depende de uma boa comunicação entre os profissionais.

Porém, sem as ferramentas ideais, manter uma comunicação efetiva dentro de um consultório pode ser realmente uma tarefa difícil. Afinal, todos estão sujeitos a imprevistos, os quais podem alterar completamente a rotina de um profissional.

Muitos consultórios e hospitais estão buscando maneiras de melhorar e simplificar a comunicação interna em um esforço simultâneo para cortar custos e melhorar a prestação de cuidados. E é aqui que o software médico entra para brilhar!

O software médico é tudo sobre comunicação e construção de comunicação. E o melhor de tudo: comunicação segura, privada, rápida e precisa.

Mas como o software médico em si pode ajudá-lo a melhorar a comunicação interna do seu consultório? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Vamos lá?

 

Centralizando a Comunicação

No dia-a-dia em seu consultório médico, provavelmente você se comunica com os seus funcionários e outros médicos por diferentes meios de comunicações, certo?

Com a sua secretária você se comunica por telefone. Com os outros médicos você se comunica pessoalmente para tratar de assuntos mais delicados. E com o seu sócio você se comunica pelo WhatsApp. Meios de comunicação bem comuns, não é?

O problema é que a comunicação não fica centralizada!

Consultórios que procuram realmente utilizar uma única plataforma para a comunicação tornam determinados processos menos estressantes.

Quando você quer lembrar se pediu ou não para uma determinada pessoa realizar uma tarefa, é preciso primeiro lembrar por onde a mensagem foi enviada. Isso resulta em processos mais lentos, perda de tempo e muita confusão dentro do consultório.

Centralizar a comunicação é importante para criar uma comunicação eficiente a fim de resolver problemas de forma mais rápida. E é aí que entra o software médico.

Imagine a seguinte situação:

Um paciente liga para o consultório pedindo para antecipar sua consulta. A consulta é reagendada normalmente e a informação sobre o novo horário é registrada na agenda de papel. Até aí tudo certo, não é?

O problema é que a comunicação do seu consultório é feita por WhatsApp e o médico responsável pelo atendimento do paciente em questão não visualiza a mensagem a tempo, gerando assim atrasos ou até mesmo o cancelamento da consulta.

Com o passar do tempo esse tipo de situação pode se tornar um grande problema em seu consultório, fazendo-o perder tempo e dinheiro por conta da má comunicação.

Em um software de gestão médica esse tipo de situação não acontece. Assim que uma consulta ou compromisso é reagendado ou cancelado, os profissionais recebem automaticamente uma notificação informando sobre as alterações na agenda.

Toda a comunicação interna do seu consultório será realizada através do software, evitando assim confusões e garantindo que os profissionais recebam suas mensagens.

 

Agilizando Processos

Há momentos em que os médicos devem esperar para agir até que vejam os resultados de um teste. No entanto, devido a um atraso de comunicação ou por puro esquecimento, o médico não é informado que o resultado do teste está disponível.

Para acelerar o processo nessa e em muitas outras situações, o software médico é importante, pois fornece ao médico notificações de resultados de teste e resumos de relatórios em seu próprio smartphone através do sistema baseado em nuvem.

Isso ajuda o médico a realizar um melhor acompanhamento dos cuidados e ainda aumentar a receita, pois pode fornecer cuidados que ele poderia não conseguir entregar na mesma precisão com o sistema de gestão em papel, por exemplo.

 

Outras situações em que o Software Médico vai te ajudar

Já lhe mostramos o quão uma boa comunicação centralizada é capaz de agilizar processos do consultório. Utilizando um software médico em seu consultório, você poderá melhorar a comunicação interna de inúmeras maneiras, como:

  • Delegando tarefas pelo sistema e atribuindo-as aos seus responsáveis;
  • Resolvendo problemas simples de maneira eficiente e rápida;
  • Atualizando o fluxo de caixa automaticamente assim que uma consulta é finalizada;
  • Gerando gráficos referentes aos pacientes, área administrativa e financeira;
  • Gerando relatórios personalizados sobre os pacientes, atendimento e agenda.

Nada é igual ao poder de uma boa comunicação interna de um consultório. Utilizar um software médico para se comunicar internamente criará um ambiente colaborativo, gerando ações imediatas com resultados que melhoram a satisfação dos pacientes.

Organizações de saúde com sérios problemas de comunicação devem considerar a adoção de um software de gestão médica, pois é uma ferramenta essencial para fornecer cuidados verdadeiramente centrados no paciente.

Ainda tem dúvidas sobre como o software médico pode melhorar a comunicação internet de um consultório? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

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