Software médico: conheça os seus pacientes e mire o seu marketing no alvo certo!

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Conhecer o perfil do seu paciente é essencial para que você possa oferecer um atendimento personalizado. Ao saber exatamente quem são as pessoas que estão procurando pelos seus serviços, é possível personalizar o seu atendimento de acordo com cada perfil, resultando em pacientes mais satisfeitos e fiéis aos seus serviços. E um software médico pode lhe ajudar nisso!

Além disso, conhecer o seu público também lhe ajuda a atrair mais pacientes através do marketing, afinal, você promove uma campanha específica para cada perfil. E, quando o paciente chega até o seu consultório através da campanha, você oferece um atendimento personalizado com base naquele perfil. Isso resultará em uma experiência agradável antes, durante e após o atendimento/tratamento realizado.

 Certo, mas como posso conhecer os meus pacientes?

A resposta é bem simples: adquirindo o máximo de informações sobre os seus pacientes. E, a boa notícia, é que o software médico pode lhe ajudar nisso!

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Conhecendo o seu paciente você conseguirá mirar o seu marketing no alvo certo e, consequentemente, atrair mais pacientes particulares e, finalmente, deixar de depender do convênio. Então, acompanhe-nos agora e veja como um software médico pode ajudá-lo a conhecer seus pacientes e direcionar o seu marketing a eles.

Começando do Começo

A primeira oportunidade para conhecer o seu paciente é logo no primeiro contato, na realização do cadastro antes mesmo do atendimento. Aqui você não economizará nas informações. Portanto, além dos principais dados (nome, telefone, etc), colha informações sobre o histórico de doenças e tratamentos, formas de pagamento, etc…

Com esses dados iniciais você não só conseguirá ter uma ideia de para onde direcionar o marketing, mas também descobrirá qual a melhor forma de atender os pacientes.

Além disso, se com esses dados você identificou, por exemplo, um paciente que falta às consultas com frequência e vive remarcando, você poderá utilizar o software médico e seu recurso de Lembretes via SMS para resolver esse problema. Lembrar pacientes sobre suas consultas é uma excelente maneira de reduzir a taxa de faltas.

Reunindo Informações Complementares

Conhecer os seus pacientes é muito mais do que analisar o prontuário eletrônico de cada um e dialogar no momento da consulta. Para conhecer seus pacientes é preciso executar estratégias a fim de reunir informações complementares. Em outras palavras, é preciso definir aquilo que chamamos de persona, uma representação fictícia do seu paciente ideal, aquele para o qual você deverá direcionar o seu marketing.

Na persona, você deverá conhecer muito bem a representação fictícia do seu paciente, desde os seus hábitos, as dificuldades, o que costuma buscar na Internet, em quais redes sociais ela está, como ela está procurando pelos serviços que você oferece, etc. É, basicamente, uma forma de traçar o perfil dos pacientes do seu consultório médico.

Como Posso Definir a Persona do Meu Consultório?

Uma das formas de conhecer os seus pacientes e criar a sua persona é fazer o que chamamos de “pesquisa de persona”. Você pode, por exemplo, enviar uma pesquisa para o e-mail dos seus pacientes ou deixá-la na sala de espera para que a recepcionista oriente cada um deles a respondê-la enquanto esperam para serem atendidos.

No entanto, o problema é que essas pesquisas, principalmente as que são enviadas por e-mail, não são respondidas por um número suficiente de pessoas que você precisa para montar a sua persona. Muitos dos pacientes simplesmente as ignoram…

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Mas então, como obter da melhor forma possível informações profundas sobre os pacientes que frequentam o seu consultório médico? Pois bem, vejamos a seguir…

Software Médico: Estatísticas Relevantes Sobre os Seus Pacientes!

No software de gestão médica, você consegue obter estatísticas precisas sobre seus pacientes. Desta forma, você reúne de forma simples e rápida tudo o que você precisa para montar a sua persona, sem sair do sistema e sem fazer pesquisas com pacientes.

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No recurso de prontuário eletrônico do software médico, por exemplo, você pode, durante uma consulta, realizar perguntas aos seus pacientes e, a partir das respostas obtidas, marcá-los com tags no sistema para agrupá-los a um perfil de pacientes.

Se um paciente tem diabetes, por exemplo, você pode marcá-lo com #diabetes no sistema, pois automaticamente ele fará parte das estatísticas dos pacientes que possuem essa doença. Da mesma forma, se um paciente tem o Facebook como sua rede social preferida, você pode marcá-lo com #facebook. Assim, com o passar do tempo, você saberá quais as redes sociais mais usadas pelos seus pacientes – informação bem útil para criar e direcionar sua estratégia de marketing.

Desta forma, ficará muito mais fácil descobrir qual é a persona do seu consultório para, posteriormente, direcionar o seu marketing a ela, atingindo o seu público ideal.

Conclusão – Recapitulando

Como vimos ao decorrer do post, desde antes do atendimento você já pode colher informações a fim de conhecer os seus pacientes, bem como utilizar o software médico para criar a sua persona e facilitar o direcionamento do seu marketing.

Uma vez que a persona for criada, você terá em mãos a imagem do seu paciente ideal, o que torna bem mais fácil criar uma estratégia de marketing do zero que irá atingir o seu público ideal e, consequentemente, atraí-los e fidelizá-los.

Conhecendo os seus pacientes a fundo, você poderá mirar o seu marketing no alvo certo. E, como também vimos, o software médico também pode ajudá-lo nesse processo de reconhecimento e colhimento de informações, digamos.

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E você, ainda tem dúvidas de como o software médico pode ajudá-lo a conhecer melhor os seus pacientes? Então, deixe seu comentário e interaja conosco!

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