Subáreas na nutrição: saiba quais são e qual é a sua cara

nutrição

Um profissional de nutrição possui conhecimento para trabalhar em todas as áreas de atuação que visam promover a saúde da população e a qualidade de vida por meio da alimentação. Os recém-formados, no entanto, encontram alguns obstáculos na hora de decidir qual caminho seguir para construir uma carreira sólida e de sucesso. Pensando nisso, esse artigo vai esclarecer quais as subáreas da nutrição e ajudá-lo a escolher qual o melhor campo para exercer a profissão.

A nutrição é uma área da saúde e biológicas que executa variados programas de alimentação com o objetivo de proporcionar saúde e prevenir doenças através de uma alimentação saudável, natural e nutritiva. Por esta razão, o âmbito de trabalho do profissional também é amplo: hospitais, restaurantes, escolas, creches, asilos, empresas, universidades, clínicas, entre outros.

Os nutricionistas não prescrevem dietas apenas. Além dos locais em que se pode trabalhar, as diversas possibilidades encaminham estudantes e profissionais no início da carreira. A indicação de dietas pode abranger o tratamento de doenças mais específicas, como hipertensão, diabetes e obesidade. A qualidade das refeições de repartições públicas e privadas é controlada e garantida. Atletas e esportistas são acompanhados. Equipes médicas recebem o auxílio para a promoção da saúde pelo uso correto dos alimentos.

Qual área da nutrição mais combina com você?

Ao decidir qual caminho seguir, o nutricionista pode se especializar e realizar cursos para aperfeiçoar o conhecimento adquirido durante a graduação e se destacar no setor escolhido. Veja quais as áreas de atuação:

– Nutrição clínica
O nutricionista clínico presta atendimento dietético e nutricional em ambiente hospitalar e ambulatorial. O profissional pode tanto atuar na assistência a pacientes em hospitais quanto em banco de leite humano, clínicas, spas, academias, asilos e demais locais que promovam a saúde por meio da alimentação.

– Gastronomia
A nutrição e a gastronomia são áreas correlatas. No entanto, algumas pessoas decidem aperfeiçoar o conhecimento sobre os alimentos para entender na prática o que se deve receitar para os pacientes. Os “nutricionistas gastrônomos” podem trabalhar no controle de qualidade e higiene de cozinhas, se tornar chef de algum restaurante e elaborar cardápios mais nutritivos e naturais.

– Docência e pesquisas científicas
O nutricionista pode permanecer no ambiente acadêmico e atuar em pesquisas e promoção de conhecimento. O mestrado e doutorado são opções recomendadas para quem quer seguir nesta área.

– Alimentação coletiva
Os profissionais podem trabalhar no planejamento, supervisão e elaboração de cardápios coletivos, como escolas e empresas. Além disso, o nutricionista especializado em alimentação coletiva desenvolve documentos, manuais e treinamentos para difundir as funcionalidades dos alimentos.

– Indústria de alimentos
Na indústria alimentícia, o profissional desenvolve e testa produtos. O nutricionista pode atuar, ainda, no controle para atestar a qualidade dos alimentos que chegam nas prateleiras do supermercado e restaurantes.

– Nutrição esportiva
O nutricionista esportivo é a pessoa que garante a boa associação entre alimentação e exercícios físicos, seja em modalidades profissionais ou amadoras.

Como em qualquer profissão, o estudo constante leva ao aperfeiçoamento e não estamos falando só de conhecimento na especialidade escolhida não! Estamos falando de conhecimento estratégico em gestão e marketing.

Sim! O seu consultório de nutrição também é um empreendimento e precisa ser visto como tal. Por isso, é importante que você esteja preparado e munido de recursos tecnológicos que facilitem a gestão do seu consultório e centralizem em um só lugar todas as ações que você precisa executar para divulgar seu consultório na web.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Acompanhe o nosso blog para entender e saber mais sobre o universo da nutrição.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: