Subáreas na nutrição: saiba quais são e qual é a sua cara

nutrição

Um profissional de nutrição possui conhecimento para trabalhar em todas as áreas de atuação que visam promover a saúde da população e a qualidade de vida por meio da alimentação. Os recém-formados, no entanto, encontram alguns obstáculos na hora de decidir qual caminho seguir para construir uma carreira sólida e de sucesso. Pensando nisso, esse artigo vai esclarecer quais as subáreas da nutrição e ajudá-lo a escolher qual o melhor campo para exercer a profissão.

A nutrição é uma área da saúde e biológicas que executa variados programas de alimentação com o objetivo de proporcionar saúde e prevenir doenças através de uma alimentação saudável, natural e nutritiva. Por esta razão, o âmbito de trabalho do profissional também é amplo: hospitais, restaurantes, escolas, creches, asilos, empresas, universidades, clínicas, entre outros.

Os nutricionistas não prescrevem dietas apenas. Além dos locais em que se pode trabalhar, as diversas possibilidades encaminham estudantes e profissionais no início da carreira. A indicação de dietas pode abranger o tratamento de doenças mais específicas, como hipertensão, diabetes e obesidade. A qualidade das refeições de repartições públicas e privadas é controlada e garantida. Atletas e esportistas são acompanhados. Equipes médicas recebem o auxílio para a promoção da saúde pelo uso correto dos alimentos.

Qual área da nutrição mais combina com você?

Ao decidir qual caminho seguir, o nutricionista pode se especializar e realizar cursos para aperfeiçoar o conhecimento adquirido durante a graduação e se destacar no setor escolhido. Veja quais as áreas de atuação:

– Nutrição clínica
O nutricionista clínico presta atendimento dietético e nutricional em ambiente hospitalar e ambulatorial. O profissional pode tanto atuar na assistência a pacientes em hospitais quanto em banco de leite humano, clínicas, spas, academias, asilos e demais locais que promovam a saúde por meio da alimentação.

– Gastronomia
A nutrição e a gastronomia são áreas correlatas. No entanto, algumas pessoas decidem aperfeiçoar o conhecimento sobre os alimentos para entender na prática o que se deve receitar para os pacientes. Os “nutricionistas gastrônomos” podem trabalhar no controle de qualidade e higiene de cozinhas, se tornar chef de algum restaurante e elaborar cardápios mais nutritivos e naturais.

– Docência e pesquisas científicas
O nutricionista pode permanecer no ambiente acadêmico e atuar em pesquisas e promoção de conhecimento. O mestrado e doutorado são opções recomendadas para quem quer seguir nesta área.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

– Alimentação coletiva
Os profissionais podem trabalhar no planejamento, supervisão e elaboração de cardápios coletivos, como escolas e empresas. Além disso, o nutricionista especializado em alimentação coletiva desenvolve documentos, manuais e treinamentos para difundir as funcionalidades dos alimentos.

– Indústria de alimentos
Na indústria alimentícia, o profissional desenvolve e testa produtos. O nutricionista pode atuar, ainda, no controle para atestar a qualidade dos alimentos que chegam nas prateleiras do supermercado e restaurantes.

– Nutrição esportiva
O nutricionista esportivo é a pessoa que garante a boa associação entre alimentação e exercícios físicos, seja em modalidades profissionais ou amadoras.

Como em qualquer profissão, o estudo constante leva ao aperfeiçoamento e não estamos falando só de conhecimento na especialidade escolhida não! Estamos falando de conhecimento estratégico em gestão e marketing.

Sim! O seu consultório de nutrição também é um empreendimento e precisa ser visto como tal. Por isso, é importante que você esteja preparado e munido de recursos tecnológicos que facilitem a gestão do seu consultório e centralizem em um só lugar todas as ações que você precisa executar para divulgar seu consultório na web.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Acompanhe o nosso blog para entender e saber mais sobre o universo da nutrição.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: