Abri um Consultório Médico: Como Começar a Divulgar?

consultório médico

A abertura de um novo consultório médico sempre envolve muitas preocupações e muitas demandas a concluir. Geralmente, a pergunta mais comum é: como captar novos pacientes? Embora existam outras maneiras, a mais eficiente é desenvolvendo estratégias de marketing.

Você sabe como iniciar a sua divulgação? Conhece as melhores práticas? Neste artigo, abordaremos todos os tópicos necessários para que você entenda todas as etapas para promover o seu negócio.

Marketing convencional x marketing digital

A necessidade de atrair novos pacientes faz com que muitos profissionais de saúde fiquem perdidos em meio às várias possibilidades oferecidas pelo marketing. De forma ampla, é possível dividir as estratégias em offline e online.

Quando utilizamos o termo offline, estamos falando de toda prática que não esteja conectada à internet, ou seja, é o marketing convencional realizado antes da expansão do setor digital. Este tipo de ação envolve o uso da televisão, do rádio, do papel e do telefone.

Porém, embora ainda sejam eficazes, o marketing digital trouxe um novo fôlego para as estratégias de divulgação. Com um número cada vez maior de pessoas conectadas, a internet passou a ser o centro das atenções para todo tipo de oferta de produto ou serviço.

Neste sentido, é possível afirmar que ambas as formas se complementam e, quando alinhadas, fornecem ótimos resultados. 

Ainda, considerando a grande concorrência encontrada pelos profissionais de saúde, é de extrema importância desenvolver uma forte presença digital. Isso porque, além de aumentar a visibilidade do seu consultório médico, esse ambiente oferece muitas vantagens.

Quais as vantagens do marketing digital?

Segundo o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 40% dos brasileiros que fazem automedicação também tem o hábito de se autodiagnosticar pela internet. Embora seja uma estatística preocupante, esse número mostra uma grande oportunidade.

Assim, através do marketing digital é possível alcançar essa população e levar informação de qualidade e confiável, evitando que elas caiam em sites mentirosos ou adquiram produtos desenvolvidos por charlatões.

Dessa forma, ao se tornar uma fonte de informação para as pessoas, você se torna uma autoridade na área, desenvolvendo sua presença digital. Com isso, quando necessitarem de um atendimento médico, você será lembrado.

Ademais, as estratégias digitais de marketing médico também permitem que você transforme a imagem do seu consultório, dando um ar de sofisticação e de modernidade. Para isso, a criação de um site é fundamental.

Outrossim, considere investir em um software médico seguro e em um sistema de prontuário eletrônico, pois, com a associação dessas duas ferramentas, você pode oferecer várias facilidades aos seus pacientes, tais como, agendamento online e envio de lembretes;

Saiba o que não pode ser feito no marketing médico

No entanto, o marketing médico não é um mundo sem regras, onde tudo é permitido para conquistar mais clientes. O Conselho Federal de Medicina (CFM), percebendo as ações duvidosas que estavam acontecendo, decidiu regular essa prática.

Neste sentido, criou a resolução n.º 1.974/11 onde consta o Manual de Publicidade Médica. Portanto, antes de iniciar as suas estratégias de divulgação, você precisa saber quais são as restrições estabelecidas pelo CFM, como, por exemplo:

  • ao elaborar peças publicitárias, é vetado o uso das expressões  “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “o resultado garantido” ou similares;
  • os profissionais de saúde estão proibidos de participar de anúncios de produtos, marcas, métodos ou técnicas não reconhecidas pela comunidade científica;
  • não é permitido fazer ofertas, promoções e descontos  no valor dos serviços ao desenvolver ações de marketing;
  • salvo exceções, não é autorizada a substituição de consultas presenciais por consultorias virtuais;
  • os materiais promocionais não podem conter fotos dos pacientes, mesmo que autorizado;
  • toda a comunicação feita nas redes sociais, no site, blog ou e-mail, não deve conter chamadas ou palavras sensacionalistas que causem grande impacto na população, como, por exemplo, anunciar uma nova pandemia;
  • embora seja permitido comercializar equipamentos, os consultórios médicos não podem fazer anúncios que garantam a eficácia de um tratamento em razão do uso do aparelho;
  • é permitido divulgar na internet até dois dos seus títulos de especialista, desde que registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • no consultório, todo o material impresso do profissional de saúde deve conter nome do médico, especialidade, CRM e o registro de qualificação de especialista (RQE).

Portanto, basta estar atento aos vetos para fazer a sua estratégia de marketing sem sofrer sanções do CFM.

Quais são as melhores estratégias de marketing?

Neste sentido, chegamos a um ponto importante do marketing médico. Afinal, dentre as inúmeras possibilidades, quais são as ações de marketing médico mais eficazes? Vamos a elas.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Antes do crescimento do uso da internet, a principal forma de uma empresa ser encontrada pelas pessoas era fazendo anúncios e colocando suas informações em grandes catálogos telefônicos, como as Páginas Amarelas.

Entretanto, com a expansão do universo digital, essa prática entrou em desuso e deu lugar ao Google Meu Negócio. Essa ferramenta do Google permite que você disponibilize na internet o nome do seu consultório médico, telefone, endereço, e-mail, redes sociais, entre outros.

Dessa maneira, ao pesquisar pela sua especialidade, o usuário irá encontrar as suas informações, principalmente se ele residir na mesma região.

Construa sua autoridade digital

Uma das melhores formas de construir a sua autoridade digital é investindo no marketing de conteúdo. Esse tipo de estratégia de marketing consiste na criação de um blog e na produção de artigos informativos sobre sintomas, doenças e tratamentos da sua área de atuação.

Assim, as pessoas, ao buscarem sanar suas dúvidas de saúde na internet, encontrarão os seus textos. Então, além de ajudá-las, você passa a ser alguém de confiança e, consequentemente, uma autoridade, sendo indicado para amigos e familiares.

Tenha uma identidade visual

A identidade visual é um componente importante para desenvolver a sua autoridade e presença digital. Quando uma empresa tem uma boa identidade, as pessoas  a reconhecem apenas pelas cores, pelo logotipo ou pela forma como escreve.

Ainda, podemos citar como exemplo, o Mac Donald’s, que você identifica apenas por aquela letra “M” amarela ou ao visualizar um restaurante nas cores vermelho e amarelo. Então, saiba que é possível fazer o mesmo com o seu negócio.

No entanto, quando falamos de identidade visual, ela não deve ser limitada ao ambiente digital. Pelo contrário, para que ela tenha força, precisa estar presente na estrutura física do consultório médico.

Invista em anúncios

Os anúncios são parte importante de uma boa estratégia de marketing digital. Hoje em dia, uma pessoa pode encontrar os seus serviços por uma busca no Google, por exemplo, ou por visualizar e clicar nos seus anúncios.

Ainda, os melhores investimentos nessa estratégia são aqueles realizados no Google Ads, que coloca seus anúncios nos resultados dos buscadores, nos sites e/ou no YouTube, ou nas redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram.

Por mais que seja uma estratégia que envolve custos, eles não são tão altos e você tem o total controle do investimento.

É possível fazer o meu marketing sozinho?

Sim, é possível que você estude e desenvolva suas próprias ações marketing. Porém, existem alguns problemas em fazer desta forma. O primeiro deles é o tempo que precisará dedicar ao planejamento, a criação, a configuração e ao acompanhamento de cada ação.

Se você ainda pretende realizar atendimentos no consultório, dar conta de todos os processos será uma tarefa quase impossível. Outro fator é perder todo o dinheiro investido. Como isso pode acontecer? 

Ao fazer uma campanha para um perfil de cliente diferente do seu, comprar anúncios e não configurá-los corretamente, construir um site de má qualidade ou que não esteja otimizado para conversão, entre outros.

Ainda, um terceiro e último ponto é o risco de sofrer punições do CFM ao descumprir a regulamentação do marketing médico. Por um momento, pode ser fácil cumprir os vetos, mas, ao precisar dedicar-se a várias tarefas, você pode esquecer e ser notificado.

Onde queremos chegar com isso? No melhor para você, apresentado o iMedicina, um software médico que, além de informatizar o seu consultório, desenvolve todas as estratégias de marketing eficientes para seu negócio.

Assim, você poderá contar não só com um prontuário eletrônico ou com o agendamento online, mas também com a criação de um site e um blog otimizado, a produção de artigos periódicos e elaboração de postagens para as redes sociais.

Quer saber mais sobre estratégias para gestão de clínica e consultórios? Faça download do livro Clínicas Digitais e aprenda mais sobre o assunto.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: