Agenda vazia? Entenda a importância do software médico

agenda vazia

A agenda vazia é um dilema que aflige diversos gestores de clínicas médicas. Afinal, sem fluxo de pacientes a conta não fecha, sendo inviável prosseguir com o consultório.

Portanto, se o estabelecimento sofreu sucessivas perdas nos últimos meses, é fundamental se ater à questão. Certamente, boa parte dos problemas pode ser resolvida por meio da confirmação da consulta, automatizada por um software médico.

Mas não é só isso, o software reorganiza a rotina do consultório e traz mais clareza para a tomada de decisões, ajudando a entender o que pode ser melhorado para evitar as faltas dos pacientes.

Quer saber como reverter esse quadro? Leia este artigo até o final e encontre a solução definitiva para o seu negócio.

Agenda vazia: o diagnóstico

O primeiro quesito a ser analisado é a detecção dos gargalos no atendimento. Sendo assim, comece pela observação dos possíveis entraves que causam o absenteísmo clínico.

Suponha, por exemplo, que a sua equipe disponha apenas do agendamento manual. Nesse caso, é bem provável a ocorrência de:

  • dificuldade de contato — não raro há mudanças no número do telefone e e-mail, o que colabora para a inacessibilidade;
  • desordem — gerir todo o material em papel de forma eficiente e torná-lo disponível para todos não é tarefa fácil;
  • riscos — contar somente com o registro impresso é arriscado, já que o material pode sofrer danos com o tempo;
  • custos elevados — a estrutura logística necessária para arquivar a papelada é onerosa, assim como não é uma decisão sustentável.

Todos esses fatores dificultam a gestão do consultório e, ainda, comprometem a confirmação do procedimento.

Software médico: solução estratégica para evitar agenda vazia

Essa escolha é de longe muito vantajosa, pois agiliza o trabalho na secretária do estabelecimento médico, colabora para a simplificação dos processos administrativos e, ainda, facilita a vida do paciente, que pode marcar a consulta a qualquer hora e lugar.

Além do mais, é uma ótima saída para quem pretende atrair e reter pacientes. Isso porque a ferramenta representa um diferencial que está cada vez mais sendo levando em consideração na decisão, durante a experiência do paciente.

Essa é uma das peças-chave para ajudar resolver as lacunas que impedem o crescimento do consultório médico.

Saiba por que essa solução é fundamental, nos próximos tópicos.

Lembretes inteligentes

É notório o quanto os pacientes deixam de se consultar por esquecimento. Essa prática faz mal tanto para o tratamento deles quanto para a rotina da clínica médica, visto que a desistência inesperada traz prejuízos para toda equipe do consultório.

No fim das contas, o profissional poderia atender outra pessoa, no entanto, o horário permanece vago por conta desse inconveniente. É como diz o ditado, “tempo é dinheiro”, ainda mais se esse incidente acontece com frequência.

Como um software médico pode auxiliar você nesse processo? Simples, as plataformas médicas permitem a configuração dos disparos de lembretes, por e-mail, SMS e WhatsApp, uma função de grande utilidade para o paciente e para a secretária.

Ao configurar a automação no sistema, o lembrete de consulta é enviado automaticamente no dia programado.

Contatos menos invasivos

A grande vantagem de contatar por meio desses aplicativos é que o paciente não será interrompido, ao contrário do telefonema, que muitas vezes pode ser invasivo e até ignorado.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Autonomia

A integração da agenda online com o software médico estimula a autonomia do usuário. Assim, caso ele opte por reagendar o compromisso, basta seguir com o processo online, ou então, é só confirmar.

Organização

O uso dos softwares médicos contribuem para a administração dos processos. Afinal, é extremamente fácil acompanhá-los pela tela do computador, gráficos e relatórios gerados pelo sistema.

Transparência na agenda médica

Por meio da sistematização, a equipe acompanha as confirmações por dia, semana e mês. Logo que a validação do paciente ocorre, se dá o bloqueio do horário marcado, sem chance para a duplicidade no programa.

Eficiência x agenda vazia

Caso haja vacância de horário na agenda do profissional, o processo pode ser atualizado de forma online. Outrossim, os pacientes interessados poderão marcar a consulta de acordo com a disponibilidade na plataforma.

Consequentemente, se mantém o fluxo de pacientes dentro do consultório.

Dados na nuvem

Qualquer alteração pode ser feita por meio de dispositivos móveis, uma vez que as informações estão na nuvem, o que é bem útil para a gestão da clínica médica.

Gestão concisa

Todas essas funcionalidades contribuem para agilizar as tarefas da secretária. Isso, sem contar a redução com gastos desnecessários com ligações inconvenientes aos pacientes.

Relacionamento com paciente

O uso da plataforma ainda auxilia na construção de relacionamento com paciente mais duradouros e humanizados, em razão das automações de marketing. O envio de e-mails marketing no pós-consulta ajuda a garantir a fidelização do paciente. É possível enviar materiais com:

  • felicitações pelo aniversário;
  • datas sazonais, como o Outubro Rosa;
  • informações relevantes sobre doenças, procedimentos e tratamentos, conforme o perfil;
  • envio de pesquisas NPS.

A grande utilidade dessa estratégia se fundamenta no prolongamento da interação. Assim, há o resgaste da comunicação, mesmo pós o atendimento, que continua presente ao longo da vida do paciente. Por consequência, o retorno tende a ser mais frequente.

Agenda vazia x fidelização

Sabe-se que para manter o negócio é fundamental reter e atrair novos pacientes. Para isso, é necessário garantir a qualidade no atendimento por meio de avaliações contínuas, que podem ser configuradas e enviadas pelo software.

Afinal, você não quer ser “pego de surpresa” com opiniões negativas, não é mesmo?

Por isso, monitore experiências negativas e procure revertê-las a favor do estabelecimento. Lembre-se de que a boa saúde da clínica médica está diretamente relacionada com indicações futuras, e isso só ocorre quando o paciente confia, realmente, no estabelecimento.

A ferramenta de NPS disponibilizada pelo software é a melhor maneira de estruturar as pesquisas de satisfação. Com elas você consegue saber o que está funcionando e o que deve ser melhorado.

Adeus, agenda vazia!

Depois de tantas vantagens mencionadas acima, decerto, você percebeu o quanto a integração do software médico na rotina da clínica ou consultório favorece a resolução do problema da agenda vazia.

Contudo, ainda pode estar inseguro sobre a implantação desse sistema. O iMedicina, o software médico líder em relacionamento com o paciente tem uma versão totalmente gratuita, que não expira com o tempo.

Cadastre-se gratuitamente no iMedicina e confira na prática porque o software médico é é a solução definitiva para resolver esse quebra-cabeça responsável pela estagnação do seu consultório.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: