Agendamento online: como você deve usá-lo para atrair mais pacientes?

Agendamento online

As novas tecnologias auxiliaram as clínicas médicas, principalmente, no que se refere à gestão e à organização do estabelecimento. Por meio delas é possível facilitar a vida do paciente nesse sentido. O agendamento online é, sem dúvida, um recurso fundamental para otimização do processo.

Essa alternativa surge em boa hora, já que o uso exclusivo da agenda manual, muitas vezes, ocasiona diversos transtornos tanto para a clínica como para os pacientes.

Afinal, gerenciar horários e todas as tarefas simultâneas requer muita atenção, habilidade gerencial e coordenação da equipe.

Por isso, naturalmente, quem dispõe do serviço online estabelece enorme vantagem competitiva. Uma vez que possibilita a autonomia do paciente, ao mesmo tempo que permite aproveitar melhor as equipes da clínica em tarefas mais produtivas.

Há ainda inúmeras possibilidades no uso da ferramenta. Saiba por que você deve implantar esse recurso, indispensável para a atração dos pacientes. Leia este artigo e descubra quais são as outras vantagens.

Por que o agendamento online é tão importante?

Se você é um gestor de clínicas médicas, deve considerar a adoção do sistema como um chamariz para o negócio. A pesquisa da Accenture, realizada em 2013 nos Estados Unidos comprova isto:

77% dos pacientes gostariam de marcar, alterar e cancelar consultas pela Internet.

Os brasileiros, provavelmente, gostariam de contar com o serviço também. Afinal, por meio do agendamento, torna-se possível marcar consultas a qualquer hora, inclusive, fora do turno comercial, nos finais de semana e feriados.

Só isso é um atrativo e tanto para o paciente, mas ainda tem mais. Por meio do sistema, eles obtêm informações diversas sobre os médicos. Além da relação por convênios e quais as categorias de cobertura da clínica, assim como as especialidades disponíveis e os procedimentos autorizados.

Há ainda poderosas funcionalidades atreladas ao agendamento no mercado, bem úteis para a fidelização. Essas permitem ao usuário online ter acesso à agenda completa daquele profissional com o qual estão acostumados a se consultarem sempre. Assim, ambos saem na vantagem.

Nos próximos tópicos, você vai ver como a ferramenta online também pode contribuir para a redução do absenteísmo clínico. Algo problemático para a maioria dos consultórios de saúde.

Como o agendamento online reduz as faltas ao médico?

Outro estudo americano revelou o quanto o não comparecimento ao médico é prejudicial às clínicas médicas.

Segundo o levantamento, o percentual variava entre 5% a 20%, conforme a especialidade, resultando em prejuízos milionários por lá.

O mau agouro das clínicas vazias também assombra os médicos brasileiros. Afinal, manter o funcionamento de um consultório por aqui tem um custo ainda mais alto. Com tantos prejuízos acumulados, ao longo do tempo, não resta saída a não ser a ruína do negócio.

Se você vive esse drama, saiba que o recurso online também pode auxiliar a reverter esse quadro. Entenda a seguir quais são os motivos que causam esse problema e quais são as soluções mais eficientes.

Integração com plataformas médicas

Muitos pacientes, simplesmente, não comparecem ao retorno por puro esquecimento. O compromisso até poderia ser lembrado pelo telefonema. Contudo, o uso de plataformas médicas integradas ao agendamento online é ainda mais eficaz para os esquecidos. Isso porque possibilita:

  • envio de lembretes por e-mail ou SMS, um inconveniente a menos para os pacientes;
  • redução de gastos e otimização do tempo das secretárias, evitando horas perdidas na linha sem sucesso na confirmação do comparecimento;
  • efetividade, já que logo que o paciente confirma a presença, a plataforma bloqueia o horário;
  • em caso de desistência, o próprio paciente pode remarcar online, conforme os horários disponíveis.

Sendo assim, quem sincroniza o agendamento manual com o online controla melhor a rotina do consultório. O que também evita erros como conflito de horários nas marcações e ainda grandes lacunas entre os horários.

Gestão de relacionamentos

Outro comportamento comum entre os pacientes é o desinteresse ao longo do tempo. Nesse caso, muitos só vão ao médico em último caso, o que compromete bastante a eficácia do tratamento.

Como o agendamento online pode ajudar a fidelizar os pacientes? Reforce que os casos de urgência são facilmente agendados pelo sistema online. Basta selecionar a modalidade emergência na agenda para resolver tudo de forma rápida e eficaz.

Agendamento online e fidelização

Há ainda aqueles que adiam o compromisso ao máximo. Provavelmente, por desconhecerem que a clínica já dispõem da marcação online. Afinal, até pouco tempo, o agendamento das consultas pelo telefone consumia preciosos minutos dos pacientes, sem contar os atrasos frequentes no atendimento.

Observe como o uso do novo recurso pode atraí-los, novamente, para a clínica. Não perca a oportunidade: incentive sua equipe a retomar contatos. Use o agendamento online como pretexto para isso.

Crie um roteiro com os argumentos seguintes:

  • reforce a importância da continuidade do tratamento;
  • assegure como a adoção de novas tecnologias reduziu atrasos;
  • explique passo a passo como agendar a marcação online;
  • destaque a telemedicina como alternativa às consultas presenciais.

Por último, não deixe de perguntar ao paciente qual é a melhor forma de contato. Caso concordem com o disparo de lembretes, acione o sistema logo após a consulta. Assim, a plataforma se encarregará de lembrá-los sobre o compromisso no futuro.

E como fica a sistematização de tarefas?

Até agora você percebeu o quanto o uso da ferramenta é vantajoso para a construção de relacionamentos duradouros para a clínica. O que talvez você não tenha notado é o quanto a inclusão do recurso agiliza a execução de tarefas internas, já que permite:

  • emissão de relatórios gerenciais por consultas, distinguindo pacientes novatos de veteranos no sistema;
  • visualização dos dias da semana com mais marcações;
  • ranking dos profissionais mais requisitados;
  • disposição por especialidades médicas;
  • pesquisas de satisfação;
  • transparência financeira;
  • controle mensal das taxas de desistência.

Agendamento online: um imã para o seu negócio

Portanto, a incorporação do agendamento online é estratégica tanto para a atração quanto para a retenção de pacientes em sua clínica. Principalmente agora, com a assimilação da telemedicina, uma modalidade que tem tudo para se expandir no Brasil.

Não resta dúvida, também, dos inúmeros benefícios da integração do agendamento online combinados às plataformas de automação médica. Tudo isso contribui para a consolidação de clínicas enxutas e eficientes. Sem perder de vista a qualidade e a excelência no atendimento.

Quer entender mais sobre atração de pacientes? Faça download do ebook Clínicas Digitais.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: