Sabe aqueles pacientes que ligam para o consultório, agendam um horário, fazem uma primeira consulta com você e nunca mais retornam?
Você com certeza já deve ter presenciado uma situação assim, mas te pergunto: com o sistema utilizado atualmente, saberia me dizer quem são essas pessoas? Ou, até, com qual frequência isso acontece?
É importante ter controle e maior visibilidade da sua base de pacientes e, atualmente, já existem sistemas, softwares médicos, que te ajudam a organizar melhor e cultivar uma maior proximidade dos pacientes para que eles não saiam do seu consultório e se esqueçam completamente de você.
Como o iMedicina te ajuda a estimular o retorno dos pacientes ao consultório
O iMedicina é um sotfware médico tudo-em-um, útil para gestão geral do consultório, relacionamento com pacientes, facilitação de agendamento e avaliação de percepção de satisfação quanto aos serviços prestados.
Através dele, você consegue criar os fluxos de relacionamento automatizados citados acima, além de poder ter um maior controle da sua base de pacientes, sabendo quem deveria ter retornado e não retornou, quais as previsões de retorno próximas e facilitando a comunicação direta com cada um deles.
Para entender melhor como funcionam as automação de retorno do iMedicina, basta assistir a esse vídeo onde o Dr. Raphael Trotta, CEO do iMedicina, explica os benefícios dessa ferramenta para o seu consultório e o uso dela na prática:
Relacionamento com o paciente
Um grande aliado quando se pensa em fidelização de pacientes, em pessoas que de fato retornam ao consultório, é o relacionamento.
Claro que a prestação de um ótimo serviço é a base de tudo, mas o encantamento do paciente vai além do momento da consulta e, nem sempre, temos tempo de dar a devida atenção um-a-um fora dos momentos de atendimento, como num pós-consulta.
Para isso, aqui no iMedicina, utilizamos as automações de retorno.
Automações de relacionamento
Uma ferramenta que pode ser extremamente útil para você no consultório quando o assunto é fidelizar pacientes são as automações de relacionamento. Com elas, você mantém seus pacientes no radar e garante que se lembrem de você também.
As automações de relacionamento consistem em mensagens automáticas enviadas em determinadas situações, como quando você precisa lembrar um paciente que o retorno dele ao consultório está próximo. Uma boa maneira de veicular essas mensagens é fazendo o uso de e-mail e sms.
Como funciona na prática?
Imagine o seguinte cenário: um paciente agendou uma consulta com você hoje, para daqui 34 dias. Na correria das nossas rotinas, 34 dias é muito tempo e pode ser que ele se esqueça da consulta, se confunda com horários e não apareça no seu consultório no horário marcado.
Para evitar esse problema, imagine que no momento em que esse paciente foi cadastrado em sua base você tenha registrado dois importantes dados: o número do celular e o endereço de e-mail dele. Dessa forma, você pode se manter em contato.
Automatizando lembretes de comparecimento
Com a ajuda de um software de automação, você tem modelos de e-mail programados para serem disparados ao longo do tempo, lembrando o paciente do agendamento do horário com você, das facilidades em torno da clínica, disponibilizando um espaço para perguntas caso ele tenha alguma dúvida.
Dessa forma, você irá mostrar uma atenção maior àquele paciente, fornecendo informações de valor, e também garantirá que ele não se esqueça do compromisso com você (e com a própria saúde!) na hora certa.
Automatizando o processo de confirmação de consulta
Além disso, você pode também automatizar o processo de confirmação de consulta, configurando um e-mail ou envio de sms automático próximo da data em que o paciente precisa comparecer ao consultório solicitando essa confirmação ao invés de alocar tempo do seu secretariado para um telefonema, que nem sempre é atendido, apenas para esse fim.
Automação de retorno e pós-consulta
Ok, o paciente compareceu à consulta, mas precisa retornar em 3 meses. Como eu aumento as chances de que ele retorne?
O retorno marcado tem grande impacto no bom desempenho de um tratamento, certo? Então é importante que o paciente volte no tempo certo, dê continuidade aos procedimentos e saia do seu consultório com a sensação de satisfação com os serviços prestados.
Aqui no iMedicina, uma boa prática para estimular retornos é, além das comunicações regulares de lembrete ao paciente, a criação de fluxos personalizados sobre os casos mais comuns tratados no seu consultório para esclarecimento de dúvidas e encantamento do paciente, tudo de forma automática, para a pessoa certa e na hora certa.
Oferecer um bom serviço, se manter presente e encantar o paciente são as chaves para a fidelização e, mais que isso, para o estímulo de recomendações do seu nome. Caso queira saber mais sobre fidelização de pacientes, assista gratuitamente nosso Webseminário – Como fidelizar pacientes para conquistar mais retornos e incentivar recomendações!
Se desejar, você também pode fazer um teste do iMedicina para conhecer todas as ferramentas e serviços oferecidos para ajudar no seu dia-a-dia. Conheça o plano gratuito do nosso software médico e comece no iMedicina hoje mesmo!