Telemedicina: como funciona a emissão de laudos à distância

telemedicina

A contemporaneidade exige agilidade em vários aspectos de nossas vidas e isso não é diferente na Medicina. A tecnologia nos trouxe inúmeros avanços, inclusive, possibilitou que laudos de exame pudessem ser emitidos à distância, com rapidez e segurança, graças ao desenvolvimento da  Telemedicina

O laudo é um documento que transcreve o resultado de exames médicos de suma importância para a análise da condição de saúde e para o diagnóstico do paciente. É imprescindível que tanto o profissional quanto quem o recebe tenha fácil acesso a ele. 

A Tecnologia da Informação proporcionou que os arquivos digitalizados ficassem armazenados em nuvens, por meio de softwares próprios em que médicos e laboratórios os registram e os guardam. 

A maior parte dos laboratórios já tem tecnologia suficiente para emitir o resultado dos exames digitalmente. Uma vez que esses arquivos são digitais, a transição dos dados fica mais ágil e simples. O paciente consegue enviar a informação ao especialista, muitas vezes, apenas com um clique.

Quer saber mais sobre o laudo a distância e como ele pode agilizar as suas consultas de Teleorientação? Então leia o artigo até o final.

Entenda como funciona o laudo à distância

Com o auxílio da internet, é possível enviar exames para a análise do médico sem necessidade de deslocamento do paciente. Os exames são realizados normalmente em laboratórios e clínicas especializadas. 

O resultado fica disponível na web, em arquivo digital, permitindo que o paciente acesse-o remotamente e que consiga enviar rapidamente ao profissional por canais digitais, com toda a segurança.

Nas empresas especializadas em laudos à distância, o processo desde o laboratório em que o exame é realizado até a chegada ao médico solicitante funciona da seguinte forma:

  • os registros são compartilhados digitalmente pelo médico ou técnico que realizou o exame para que um especialista faça a análise das informações;
  • o exame é recebido e interpretado por um médico que redige o laudo médico, escreve a conclusão e assina digitalmente;
  • o paciente retira o resultado do exame online no site do laboratório ou da clínica em que ele foi realizado e envia para o médico que o solicitou.

Os principais exames em que se podem aplicar esse processo são: 

  • eletrocardiograma (ECG);
  • teste ergométrico;
  • holter de ECG digital;
  • MAPA de pressão arterial;
  • tomografia cardiovascular;
  • ressonância cardiovascular;
  • eletroencefalograma (EEG);
  • polissonografia;
  • radiografia para análise de fraturas;
  • ressonância nuclear magnética;
  • mamografia;
  • raio-x de tórax;
  • polissonografia;
  • espirometria. 

A obtenção de análises à distância é possível graças a ferramentas tecnológicas, como os equipamentos digitais que transformam os dados captados em pixels, os menores pontos que compõem uma imagem digital. Assim, ele pode ser enviado de um computador a outro em questão de segundos.

Quando os exames não são realizados nessas empresas especializadas em laudos à distância, ainda sim é possível obtê-lo com atendimento por telemedicina.

Se o laboratório ou clínica fornecer resultados digitais, o próprio paciente envia ao especialista pela internet onde ele estiver. É só marcar uma consulta remota e receber o laudo virtualmente. 

O profissional documenta tudo em prontuário eletrônico e pode compartilhá-lo com a equipe multidisciplinar que responsável pelo caso ou ele próprio pode prescrever o tratamento.

Esse também pode ser um procedimento realizado pela clínica, em que o médico responsável por aquele diagnóstico faz contato com um especialista pelos canais multimídia e pede o laudo daquele exame por acesso remoto.

Quais os benefícios do laudo à distância?

O laudo à distância, além de diminuir o tempo de espera pela conclusão de um exame e possibilitar que os tratamentos sejam iniciados de forma mais rápida, tem outros inúmeros benefícios:

  • não é necessário deslocar-se para realizar a entrega do resultado para o médico que solicitou o exame: através da Teleconsulta, o paciente pode obter o parecer do especialista em um atendimento online;
  • os resultados de exames chegam a regiões remotas e desprovidas de médicos e especialistas: algumas cidades e localidades brasileiras ainda carecem de estrutura médica. Por isso, o laudo à distância é de grande valia fora dos centros urbanos, proporcionando que pessoas possam ter resultados de exames de qualidade, democratizando o acesso à saúde;
  • o acesso remoto aos resultados de exames beneficia a idosos, pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida: alguns pacientes têm limitações físicas que dificultam o deslocamento até um laboratório para obter o resultado de determinado exame. Com o laudo à distância, é possível que o indivíduo obtenha o parecer médico e o envie para o especialista sem sair de casa;
  • os resultados ficam prontos mais rapidamente: ter um especialista que se dedica exclusivamente a emitir laudos faz com que todo o processo seja mais ágil, permitindo com que o paciente receba o resultado e comece o tratamento o quanto antes;
  • os laudos ficam armazenados em segurança: as plataformas de Telemedicina garantem o armazenamento dos laudos de forma protegida, garantindo o acesso a eles apenas por quem for conferida autorização. 

O laudo à distância e a Teleorientação

Outro enorme benefício do laudo à distância é a possibilidade de utilizá-lo durante consultas de Teleorientação, como mencionado em tópico acima. Ou seja, o paciente pode enviar o resultado online para receber orientações médicas à distância, sem que seja necessário levar o documento pessoalmente até a clínica ou consultório.

Durante crises como a de COVID-19, esse método se torna indispensável para que as pessoas possam continuar a realizar tratamentos e consultas eletivas sem colocar em risco a sua própria segurança ou a do médico que o está atendendo. 

A legislação da Telemedicina

O Telediagnóstico foi regulamentado pelo Ministério da Saúde através da Portaria MS nº 2.546/11 que instituiu, a partir dela, o Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes) e permitiu, portanto, que o laudo à distância seja ofertado para a Rede de Atenção Básica do SUS. 

A ampliação da atuação do Telediagnóstico para empresas foi autorizado em 2014, a partir da Resolução CMF nº 2.107/2014, que estabelece a autorização da realização de Telerradiologia. 

A Nota Técnica 50, publicada pelo Ministério da Saúde em 2015, apresenta os indicadores e diretrizes para oferta de atividades do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes. Dentre as suas resoluções, define que o diagnóstico deve ser realizado baseado em critérios clínicos e epidemiológicos, segundo indicadores e diretrizes de avaliação vigentes.

Já a Teleorientação foi autorizada em março de 2020, em caráter de excepcionalidade, de acordo com a Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o combate ao avanço da pandemia de COVID-19. 

A regulação de aparelhos e serviços de Telediagnóstico fica sob responsabilidade da Anvisa e do Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir de legislações específicas para cada segmento. 

Conclusão

Dentre os inúmeros benefícios do avanço da Telemedicina, está o encurtamento de distâncias, que, quando aplicado ao Telediagnóstico, amplia o acesso à saúde para pessoas que, por diferentes motivos, não teriam a possibilidade de receber um laudo assertivo e de qualidade.

Entretanto, as vantagens da emissão de laudos à distância não acabam aí. Um profissional da saúde pode universalizar a sua prestação de serviços. Assim,  será obtido um enorme retorno – tanto profissional, quanto financeiro. 

Porém, é preciso ficar atento às normas que regem o Telediagnóstico. Dessa forma, você irá prestar um serviço de qualidade e seguirá o regimento do CFM e do Ministério da Saúde.

Quer saber mais sobre Telemedicina? Então continue navegando  pelo nosso blog! Temos diversos artigos para que você, médico, mantenha-se informado sobre esse recurso que está em constante mudança.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.