Telemedicina: como funciona a emissão de laudos à distância

telemedicina

A contemporaneidade exige agilidade em vários aspectos de nossas vidas e isso não é diferente na Medicina. A tecnologia nos trouxe inúmeros avanços, inclusive, possibilitou que laudos de exame pudessem ser emitidos à distância, com rapidez e segurança, graças ao desenvolvimento da  Telemedicina

O laudo é um documento que transcreve o resultado de exames médicos de suma importância para a análise da condição de saúde e para o diagnóstico do paciente. É imprescindível que tanto o profissional quanto quem o recebe tenha fácil acesso a ele. 

A Tecnologia da Informação proporcionou que os arquivos digitalizados ficassem armazenados em nuvens, por meio de softwares próprios em que médicos e laboratórios os registram e os guardam. 

A maior parte dos laboratórios já tem tecnologia suficiente para emitir o resultado dos exames digitalmente. Uma vez que esses arquivos são digitais, a transição dos dados fica mais ágil e simples. O paciente consegue enviar a informação ao especialista, muitas vezes, apenas com um clique.

Quer saber mais sobre o laudo a distância e como ele pode agilizar as suas consultas de Teleorientação? Então leia o artigo até o final.

Entenda como funciona o laudo à distância

Com o auxílio da internet, é possível enviar exames para a análise do médico sem necessidade de deslocamento do paciente. Os exames são realizados normalmente em laboratórios e clínicas especializadas. 

O resultado fica disponível na web, em arquivo digital, permitindo que o paciente acesse-o remotamente e que consiga enviar rapidamente ao profissional por canais digitais, com toda a segurança.

Nas empresas especializadas em laudos à distância, o processo desde o laboratório em que o exame é realizado até a chegada ao médico solicitante funciona da seguinte forma:

  • os registros são compartilhados digitalmente pelo médico ou técnico que realizou o exame para que um especialista faça a análise das informações;
  • o exame é recebido e interpretado por um médico que redige o laudo médico, escreve a conclusão e assina digitalmente;
  • o paciente retira o resultado do exame online no site do laboratório ou da clínica em que ele foi realizado e envia para o médico que o solicitou.

Os principais exames em que se podem aplicar esse processo são: 

  • eletrocardiograma (ECG);
  • teste ergométrico;
  • holter de ECG digital;
  • MAPA de pressão arterial;
  • tomografia cardiovascular;
  • ressonância cardiovascular;
  • eletroencefalograma (EEG);
  • polissonografia;
  • radiografia para análise de fraturas;
  • ressonância nuclear magnética;
  • mamografia;
  • raio-x de tórax;
  • polissonografia;
  • espirometria. 

A obtenção de análises à distância é possível graças a ferramentas tecnológicas, como os equipamentos digitais que transformam os dados captados em pixels, os menores pontos que compõem uma imagem digital. Assim, ele pode ser enviado de um computador a outro em questão de segundos.

Quando os exames não são realizados nessas empresas especializadas em laudos à distância, ainda sim é possível obtê-lo com atendimento por telemedicina.

Se o laboratório ou clínica fornecer resultados digitais, o próprio paciente envia ao especialista pela internet onde ele estiver. É só marcar uma consulta remota e receber o laudo virtualmente. 

O profissional documenta tudo em prontuário eletrônico e pode compartilhá-lo com a equipe multidisciplinar que responsável pelo caso ou ele próprio pode prescrever o tratamento.

Esse também pode ser um procedimento realizado pela clínica, em que o médico responsável por aquele diagnóstico faz contato com um especialista pelos canais multimídia e pede o laudo daquele exame por acesso remoto.

Quais os benefícios do laudo à distância?

O laudo à distância, além de diminuir o tempo de espera pela conclusão de um exame e possibilitar que os tratamentos sejam iniciados de forma mais rápida, tem outros inúmeros benefícios:

  • não é necessário deslocar-se para realizar a entrega do resultado para o médico que solicitou o exame: através da Teleconsulta, o paciente pode obter o parecer do especialista em um atendimento online;
  • os resultados de exames chegam a regiões remotas e desprovidas de médicos e especialistas: algumas cidades e localidades brasileiras ainda carecem de estrutura médica. Por isso, o laudo à distância é de grande valia fora dos centros urbanos, proporcionando que pessoas possam ter resultados de exames de qualidade, democratizando o acesso à saúde;
  • o acesso remoto aos resultados de exames beneficia a idosos, pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida: alguns pacientes têm limitações físicas que dificultam o deslocamento até um laboratório para obter o resultado de determinado exame. Com o laudo à distância, é possível que o indivíduo obtenha o parecer médico e o envie para o especialista sem sair de casa;
  • os resultados ficam prontos mais rapidamente: ter um especialista que se dedica exclusivamente a emitir laudos faz com que todo o processo seja mais ágil, permitindo com que o paciente receba o resultado e comece o tratamento o quanto antes;
  • os laudos ficam armazenados em segurança: as plataformas de Telemedicina garantem o armazenamento dos laudos de forma protegida, garantindo o acesso a eles apenas por quem for conferida autorização. 

O laudo à distância e a Teleorientação

Outro enorme benefício do laudo à distância é a possibilidade de utilizá-lo durante consultas de Teleorientação, como mencionado em tópico acima. Ou seja, o paciente pode enviar o resultado online para receber orientações médicas à distância, sem que seja necessário levar o documento pessoalmente até a clínica ou consultório.

Durante crises como a de COVID-19, esse método se torna indispensável para que as pessoas possam continuar a realizar tratamentos e consultas eletivas sem colocar em risco a sua própria segurança ou a do médico que o está atendendo. 

A legislação da Telemedicina

O Telediagnóstico foi regulamentado pelo Ministério da Saúde através da Portaria MS nº 2.546/11 que instituiu, a partir dela, o Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes) e permitiu, portanto, que o laudo à distância seja ofertado para a Rede de Atenção Básica do SUS. 

A ampliação da atuação do Telediagnóstico para empresas foi autorizado em 2014, a partir da Resolução CMF nº 2.107/2014, que estabelece a autorização da realização de Telerradiologia. 

A Nota Técnica 50, publicada pelo Ministério da Saúde em 2015, apresenta os indicadores e diretrizes para oferta de atividades do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes. Dentre as suas resoluções, define que o diagnóstico deve ser realizado baseado em critérios clínicos e epidemiológicos, segundo indicadores e diretrizes de avaliação vigentes.

Já a Teleorientação foi autorizada em março de 2020, em caráter de excepcionalidade, de acordo com a Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o combate ao avanço da pandemia de COVID-19. 

A regulação de aparelhos e serviços de Telediagnóstico fica sob responsabilidade da Anvisa e do Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir de legislações específicas para cada segmento. 

Conclusão

Dentre os inúmeros benefícios do avanço da Telemedicina, está o encurtamento de distâncias, que, quando aplicado ao Telediagnóstico, amplia o acesso à saúde para pessoas que, por diferentes motivos, não teriam a possibilidade de receber um laudo assertivo e de qualidade.

Entretanto, as vantagens da emissão de laudos à distância não acabam aí. Um profissional da saúde pode universalizar a sua prestação de serviços. Assim,  será obtido um enorme retorno – tanto profissional, quanto financeiro. 

Porém, é preciso ficar atento às normas que regem o Telediagnóstico. Dessa forma, você irá prestar um serviço de qualidade e seguirá o regimento do CFM e do Ministério da Saúde.

Quer saber mais sobre Telemedicina? Então continue navegando  pelo nosso blog! Temos diversos artigos para que você, médico, mantenha-se informado sobre esse recurso que está em constante mudança.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!