Quais as melhores áreas de atuação na odontologia para o dentista?

odontologia

Ao contrário que muita gente pensa, dentista não cuida apenas de dente. O profissional habilitado em odontologia pode também realizar o tratamento da boca e demais ossos da face. Ele tem como dever cuidar da saúde e estética bucal do paciente, promovendo a restauração, extração e limpeza dos dentes, além de projetar e instalar próteses, bem como realizar determinadas cirurgias.

O profissional é habilitado ainda a prevenir ou curar algumas doenças que podem se manifestar na gengiva, bochecha e até mesmo na língua. Ser dentista pode ser muito mais do que atuar em um consultório.

Quando formado, o profissional pode atuar em diversas especialidades e campos que promovem a odontologia como uma profissão com grandes perspectivas. Além disso, se preferir, o odontologista pode exercer sua profissão nos serviços públicos de saúde, clínicas particulares como um funcionário ou proprietário. Nesse texto, vamos discutir as melhores áreas de atuação para esses profissionais.

Ao concluírem a sua graduação, muitos dentistas logo pensam em abrir o seu próprio consultório. Porém, é preciso considerar alguns aspectos dessa decisão, pois atuar como dentista envolve muito mais do que um conhecimento odontológico. É preciso saber gestar o seu negócio para garantir uma melhor atuação. Juntamente a isso, o odontologista deve estar abeto a realizar um aperfeiçoamento profissional ou especializações.

Conheça quais são as especialidades promissoras que o profissional pode atuar

É importante ressaltar que independente da área em que o odontologista atua, obter um aperfeiçoamento profissional pode ser um grande diferencial. A profissão tem uma alta concorrência e para isso precisa buscar novos conhecimentos para poder se destacar no mercado. Os procedimentos e tratamentos odontológicos evoluem com frequência a partir das novas tecnologias, por isso o profissional deve estar sempre atualizado aos modelos apresentados no mercado.

O cirurgião dentista pode optar por diversos caminhos de especialidades. Os mais conhecidos campos de atuação são a odontopediatria, odontogeriatria, periodontia, odontologia no trabalho, odontologia legal, saúde coletiva, endodontia, ortopedia facial, tratamento de traumatologia buco-maxilo-facial, dentística restauradora, prótese dentária, cirúrgica e demais outras alternativas.

Existem especialidades que prometem carreiras mais promissoras, como, por exemplo, a implantodontia, que é o odontologista responsável por realizar implantes de próteses e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

Preocupados com a estética e a saúde, muitas pessoas procuram também por profissionais com a especialidade de dentística restauradora. Esse especialista tem como função restabelecer a forma e função dos dentes. Além da ortodontia, especialidade responsável por corrigir a posição da arcada dentária por meio do uso de aparelhos odontológicos.

Existem também áreas que estão em ascensão no mercado, porém são pouco conhecidas. Uma delas é a especialidade em odontologia legal. Nesse ramo, o odontologista é responsável por realizar exames e perícias judiciais a fim de elaborar laudos técnicos e atestados. O profissional pode também identificar cadáveres pela arcada dentária.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Há também a estomatologia, onde o profissional odontológico faz o diagnóstico e trata de doenças das regiões da boca. A saúde coletiva também é um ramo em crescimento. Nele, o dentista atua em planos de saúde e demais cooperativas e reproduz programas de assistência social.

A formação de odontologista permite ainda que o profissional possa realizar diferentes tipos de tratamentos para reestabelecer a saúde bucal do paciente. Assim como realizar laserterapia, fitoterapia, acupuntura, entre outras alternativas.

A odontologia como carreira em ascensão

A odontologia sempre será uma profissão que estará em alta no mercado. As pessoas estão sempre atentas em procurar um profissional que realize os tratamentos necessários a fim de garantir a saúde bucal. A profissão de dentista é uma atividade muito respeitada dentro da sociedade. Por isso, buscar por especializações e novas áreas de atuação pode ser o grande ponto para o sucesso do profissional.

Hoje, muitas pessoas prezam pela estética, esse é um mercado em alto crescimento em diversas áreas da saúde. Por isso, há muita demanda de profissionais que realizem os procedimentos de implantodontia. As pessoas querem ter um sorriso mais bonito e saudável e procuram por um tratamento que restaure os espaços ausentes dos dentes e realize a implantação de protéticos.

Também a área da estética, o profissional pode optar pela dentística restauradora. Essa técnica é responsável por diminuir ou aumentar os dentes, corrigir imperfeições, realizar clareamento dentário, entre outros. A busca por uma aparência jovem e saudável é muito prezada dentro da sociedade e a estética é um fator que influencia cada vez mais no comportamento das pessoas.

As áreas da implantodontia e dentística restauradora são uma das áreas que mais tem crescido no mercado, essas são algumas das melhores áreas de atuação. Assim como, o odontologista especializado em saúde coletiva também pode obter sucesso. Essa é uma área nova que está cada vez mais em crescimento.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você gostou desse artigo, continue navegando pelo nosso blog. Aqui você encontrará esse e outros assuntos de seu interesse!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.