Como a tecnologia está mudando a maneira como as pessoas criam padrões no consultório?

padrões no consultório

Você sabe bem a importância de estabelecer padrões no consultório para ter mais qualidade e eficiência nos procedimentos, certo? Tão fundamental quanto compreender o valor disso é saber como fazer isso na prática, em meio à tanta correria para quem comanda a clínica.

“Ah, mas não sou nem um pouquinho organizado, isso será impossível para mim”, uns podem logo falar. Mas fique calmo: com uma boa dose de disposição e a tecnologia certa os resultados podem ser extraordinários.

O que nem todo mundo sabe é como os recursos mais modernos podem trabalhar a seu favor. Para não ter que carregar essa justificativa, identificamos quatro funcionalidades essenciais que estão revolucionando a forma de criar padrões no consultório, para obter ganhos mais diversos possíveis, desde aumento da produtividade até maior rentabilidade nas operações.

  1. Como softwares de gestão ajudam a criar padrões no consultório?

É muito comum ouvir falar do avanço de sistemas de gestão para empresas financeiras, que atuam na área jurídica ou construção civil… Mas poucos ainda conhecem o que há de mais avançado em termos de softwares médicos, com recursos similares (e até superiores) aos modelos desenvolvidos para outros segmentos do mercado.

Para você entender bem: sistemas de gestão são soluções tecnológicas, desenvolvidas por especialistas, e que são utilizadas por empresas de todos os portes para gerenciar todos os dados da empresa. Desse modo, auxiliam no controle das informações, facilitando o monitoramento dos padrões estabelecidos.

 

Normalmente, esses softwares são comercializados na modalidade de licença ou assinatura. Ou seja, pagamento de uma taxa mensal para uso dos serviços. O que é bem mais compensador do que você desenvolver uma solução e ter de pagar a infraestrutura (servidor para alocar os dados) e a manutenção dela (como, por exemplo, link de internet dedicado) todos os meses. Pagar uma taxa mensal significa a garantia de ter uma equipe trabalhando o tempo todo para pensar em melhorias na ferramenta e a disponibilidade dela para você.

  1. Quais informações eu posso colocar num software médico?

Muita gente pensa que um software de gestão só comporta informações gerenciais (controle financeiro, administrativo e por aí vai). Mas o avanço no desenvolvimento de soluções como essas permitiram a integração de TODAS as informações que circulam no consultório. Isso significa centralização absoluta de dados dos seus pacientes (dados pessoais e prontuário médico), financeiras (fluxo de caixa, centros de custo, despesas e recebimentos), administrativas (folha de pagamento, fornecedores), etc.

Desse modo, em um único lugar e de maneira bem organizada, você pode encontrar todos os dados de que necessita, com a tranquilidade de que elas estarão em sistema robusto e dotada de mecanismos eficientes de segurança de informação. Com isso, a criação de padrões no consultório passa a ter uma leitura bem mais real, por ser feita a partir de relatórios completos e integrados.

  1. É fácil acessar informações que estão em um software médico?

Quantas vezes você já teve que se deslocar ao consultório para ter de buscar alguma informação ou sair de sua mesa para procurar um dado que estava com a secretária? Pois bem: a facilidade em realizar uma consulta é outro ganho possível a partir da tecnologia especializada.

Basta seu usuário e senha e um dispositivo (seja ele computador, tablet ou smartphone) e conexão com internet, que você terá um raio-x completo de sua clínica em poucos segundos.

Essa disponibilidade de informações dá mais liberdade e agilidade ao atendimento, sem contar a comodidade de ter tudo à disposição de um jeito prático. E é bom que se diga que estar acessível não é sinônimo de insegurança. Mecanismos de proteção mais avançados são utilizados no desenvolvimento dos sistemas de gestão, o que permite privacidade às informações de seus pacientes, com acesso a quem precisa e definido por você mesmo.

  1. Como um sistema de gestão ajuda a gerenciar tarefas?

Não é incomum chegar ao consultório e mal conseguir dar atenção às questões administrativas que a sua secretária gostaria de trazer, não é mesmo? Por isso, com a rotina de sua clínica incorporada a um software médico de ponta ajudará no acompanhamento das tarefas e no planejamento diário, semanal e mensal de seu consultório. Essa centralização de informações permite gerenciar o fluxo de caixa, as despesas e o recebimento, no momento que for mais conveniente a você.

O controle das tarefas em andamento no consultório, a um toque de seu dedo, vai devolver uma autonomia gerencial ainda maior. O resultado mais evidente disso é a criação de padrões para o acompanhamento das atividades em andamento e as que precisam ser concluídas, mantendo uma relativa distância da operação, mas sem perder o conhecimento daquilo que está ocorrendo.

Olhando todas essas vantagens pode parecer coisa de outro mundo, mas na prática você verá que não. É possível, sim, ter domínio sobre o acompanhamento das tarefas da sua equipe sem estar o tempo perguntando a um ou a outro o que estão fazendo (ou pior: ser interrompido a todo instante com o retorno deles). Nesse sentido, já deu para perceber o quanto a centralização dos dados impactará diretamente todos os que atuam em sua clínica, certo?

A partir do momento que todos funcionarem nessa lógica, a criação de padrões no consultório será ainda mais intuitiva. Como? Pense na facilidade que será olhar para esses dados centralizados e direcionar decisões estratégicas, concentrando seus esforços na análise e interpretação de informações (e não em colocar a mão na massa!). Não perca mais tempo e traga essas vantagens para dentro de seu consultório!

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de perguntar aqui nos comentários!

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