Carreira médica: 5 dicas para realizar seu planejamento

Carreira médica: 5 dicas para realizar o seu planejamento

Assim como outras profissões, a carreira médica é repleta de desafios e adversidades. No entanto, é preciso ser resiliente e persistir. Porém, ao fazer um bom planejamento e definir os seus objetivos profissionais, você estará mais preparado para lidar com essas dificuldades.

Você não sabe como se planejar? Quer conhecer as principais barreiras que surgem no caminho dos profissionais de saúde? Então, este artigo é o que você precisa. A seguir, explicaremos tudo sobre esses dois tópicos.

Principais desafios da carreira médica

O médico é um dos profissionais mais respeitados no mundo, pois contam com um grande prestígio entre a população. Essa credibilidade se justifica pelo amor que demonstram à profissão, mesmo em péssimas circunstâncias.

Entretanto, assim como qualquer outra atividade, a carreira médica exige dedicação, esforço e disciplina. Isso porque, além do grande tempo gasto com a formação acadêmica, esses profissionais precisam lidar diariamente com desafios específicos da área.

Ademais, como o comprometimento será sempre com a saúde dos pacientes, é preciso reconhecer e ser capaz de ultrapassar todas essas barreiras. Então, conheça algumas das dificuldades mais presentes na rotina dos profissionais de saúde.

Carga horária excessiva

A grande carga horária de trabalho é um dos principais desafios da carreira médica. Seja pela necessidade de cumprir plantões ou de se dividir entre hospitais e o próprio consultório, a rotina desses profissionais é desgastante.

Além disso, o médico precisa investir boa parte do seu tempo em estudos, tanto antes da formação quanto depois. Por isso, mesmo sendo uma atividade gratificante, muitos não são capazes de suportar toda essa carga e acabam desistindo ou sofrendo com alterações psicológicas.

Pressão constante

A rotina dos profissionais de saúde é marcada pela pressão constante. Em primeiro lugar, quando trabalham em hospitais ou centro cirúrgicos, eles têm a grande responsabilidade de resolver a dor do paciente, sem espaço para erros.

Outrossim, mesmo aqueles que decidiram empreender estão continuamente sendo cobrados pelos pacientes, que exigem pontualidade, cordialidade, integridade, capacidade técnica, entre outros. Neste sentido, é possível afirmar que espera-se mais de um médico do que de qualquer outro tipo de profissional.

A carreira médica é concorrida

Em função do bom retorno financeiro e da possibilidade de ajudar as pessoas, a Medicina é um dos cursos mais procurados no Brasil. Isso gera uma das maiores concorrências existentes no mercado de trabalho e também nos vestibulares.

Assim, seja para iniciar os estudos ou para exercer a profissão, os médicos precisam lidar com uma grande concorrência durante toda sua vida. Desse modo, para se diferenciarem, dedicam-se ao constante aprendizado de novas técnicas e melhorias no atendimento.

Atualização constante

Para ser bem-sucedido, se tornar uma referência e se distinguir de outros profissionais, os médicos estão continuamente se atualizando, principalmente porque o setor de saúde está sempre se renovando.

Caso contrário, o profissional está fadado ao fracasso, pois seu consultório irá se tornar obsoleto e desatualizado. Consequentemente, pode haver a perda de pacientes para a concorrência. Por isso,  esse é mais um dos grandes desafios da profissão.

Confira nosso E-book onde vamos te contar como enfrentar os principais desafios da agenda vazia e reverter esse quadro de uma vez por todas. Confira: O segredo para resolver de uma vez por todas o problema da agenda vazia

Prontuário Eletrônico Gratuito

Entretanto, conhecer toda essa dificuldade não deve levar ninguém a desistir da carreira médica. Pelo contrário, as adversidades precisam ser encaradas como a oportunidade de se desenvolver física, psicológica e socialmente.

Como realizar o planejamento da carreira médica?

Se você está iniciando no exercício da Medicina, pode ser que a leitura deste artigo esteja lhe causando temor e arrependimento. Porém, saiba que é possível preparar-se para encarar todos esses desafios. A seguir, conheça as principais dicas para planejar o seu futuro profissional.

1 – Descubra quais são suas preferências na carreira médica

Embora a atuação como médico não seja fácil e envolva muitas adversidades, o amor à profissão tende a falar mais alto e manter a motivação desses profissionais. Para tornar o dia a dia mais leve, é importante conhecer aquilo que traz mais prazer na profissão. Seja um procedimento, um público específico ou uma especialidade.

No entanto, se você tem muitas preferências, faça uma lista com aquilo que mais o desmotiva no exercício da profissão e que você gostaria de eliminar da sua rotina. Além disso, mapeie os seus valores, interesses e inspirações. Com essas anotações, você passará a ter uma boa noção do caminho a ser percorrido.

2 – Identifique suas habilidades

Durante a formação em Medicina, nem sempre os estudantes são capazes de identificar suas habilidades. Isso acaba dificultando a tomada de decisão no que se refere ao futuro da carreira médica.

Porém, ao deter esse autoconhecimento, você terá as informações necessárias para definir a sua área de atuação. Para facilitar essa identificação, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quais são os procedimentos que você realiza com maior facilidade?
  • A especialização que você deseja exige quais habilidades? Você as possui?
  • Para quem já é um especialista, qual a área de atuação em que é mais proficiente?

3 – Conheça o mercado e suas possibilidades na carreira médica

Ao descobrir as suas habilidades, você já pode dar um importante passo no planejamento da sua carreira médica. Para ter uma boa noção do seu futuro profissional, estude o mercado e identifique quais oportunidades podem surgir em função das suas competências.

Outrossim, acompanhe as tendências do setor e explore as suas possibilidades para além do atendimento a pacientes. Nesse sentido, entre as principais atividades desempenhadas por médicos estão a de pesquisador, palestrante, influenciador e desenvolvedor.

4 – Planeje os próximos cinco anos

Um bom planejamento considera o futuro em curto, médio e longo prazo. Assim, ao planejar sua carreira médica, tente identificar suas aspirações para os próximos cinco anos. Depois, procure imaginar onde você gostaria de estar aos 60 anos.

Ainda, esse planejamento ajudará a nortear suas decisões atuais e futuras. Porém, além de desenhar suas metas, defina as ações que precisam ser realizadas para que você as alcance no tempo determinado.

Ademais, caso seus interesses e aspirações mudem com o passar dos anos, basta atualizar seu planejamento e reavaliar a trajetória necessária. Outrossim, também é importante definir os seus objetivos de curto prazo, pois eles manterão a sua motivação.

5 – Mantenha o cérebro ativo

A dedicação aos estudos é uma prática exigida para o exercício da Medicina. Assim, se você está iniciando na carreira médica, esteja sempre preparado para as mudanças. Mantenha o planejamento do seu futuro profissional e continue buscando mais aprendizado.

Ao perseguir essas metas, você está no caminho certo para ser um médico de sucesso e se tornar uma referência na sua área de atuação. Porém, não deixe de aproveitar essa longa e complexa jornada.

Enfim, para alcançar um lugar de destaque na profissão, é necessário fazer boas escolhas. Contudo, quanto mais antecipadas e fundamentadas essas decisões forem, maiores as chances de você ser bem-sucedido.

Portanto, para conseguir alcançar seus objetivos e metas profissionais, considere nossas orientações e siga o passo a passo para planejar a sua carreira médica. Dessa forma, você tem todas as informações necessárias para buscar suas aspirações.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: