Clínica de sucesso: quais são suas principais características?

clínica de sucesso

Ter o próprio negócio é sonho de muitos brasileiros e isso não é diferente na área da saúde. Médicos e outros profissionais também almejam ter uma clínica de sucesso e trabalham arduamente para que esses consultórios prosperem.

Porém, às vezes, um atendimento de qualidade não é o suficiente para que um empreendimento da área da saúde seja bem-sucedido.

São muitos os desafios que aparecem no caminho do médico empreendedor, como: a dificuldade de atrair e fidelizar pacientes, principalmente os particulares; o baixo repasse de pagamentos dos planos de saúde; e a ampla concorrência, que aumenta a cada dia.

No entanto, todas essas dificuldades não significam que você deve desistir. É possível ter uma clínica de sucesso! Todavia, você precisa tomar alguns cuidados e traçar estratégias para driblar os problemas.

É por isso que, neste post, vamos apresentar tudo o que uma clínica de sucesso tem. Confira na leitura!

Há o conhecimento da jornada do paciente

Em todo modelo de negócio é essencial conhecer a jornada do cliente. A única mudança é que, neste caso, a jornada é a do paciente. Isso significa entender todas as fases, desde a pessoa identificar que precisa ir ao médico até se tornar fiel àquele profissional.

A primeira é a de chamar a atenção. Nela, as redes sociais e o site são fundamentais para mostrar a competência do médico.

Em seguida, há a ajuda para assimilar o problema. Isto é, com conteúdos de qualidade, mostrar o quanto é importante cuidar da saúde e verificar aquele sintoma que a pessoa pode estar sentindo.

A terceira etapa é tirar as dúvidas e impedimentos: mostrar que só haverá benefícios em cuidar da saúde com o médico. Na penúltima fase, é a hora que entra o agendamento online, uma forma prática e fácil para o paciente marcar uma consulta.

Por fim, prestar um atendimento excelente e um acompanhamento inesquecível na pós-consulta. Assim, o paciente se tornará fiel e também recomendará o profissional a amigos e familiares.

Tem um bom planejamento e gestão financeira

Outra dica que serve para qualquer negócio. É impossível ter uma clínica de sucesso sem uma boa gestão financeira.

Isso começa na simples análise de todos os ganhos e despesas, sejam elas fixas, sejam elas variáveis. A partir disso, é possível verificar quais os meses do ano são os melhores financeiramente e, assim, planejar reformas ou implantar medidas, por exemplo, que vão depender de alguma verba.

Com esse controle, também ficará mais fácil não gastar com itens desnecessários naquele momento específico. Dessa maneira, haverá a tranquilidade de nunca ficar no vermelho.

Na correria do dia a dia, talvez não seja tão tranquilo fazer todas essas contas. Por isso, o software médico do iMedicina também tem a funcionalidade de gestão de finanças. São apresentados gráficos de fácil leitura e relatórios que melhoram o entendimento dos números.

Uma clínica de sucesso investe em tecnologia

No século XXI não tem como ter uma clínica que ainda vive no século XX. Então, invista em tecnologia! As ferramentas vão melhorar o trabalho de todos no local e tornarão a consulta mais eficaz, o que também é um benefício ao paciente.

Um exemplo é o prontuário eletrônico. Com ele, você não precisa mais guardar vários arquivos de fichas de papel e procurá-los a cada nova consulta. Você encontra de forma rápida todas informações do paciente, como os tratamentos já realizados e os medicamentos que usa, e pode oferecer mais atenção ao que a pessoa está relatando durante a consulta.

Outra tecnologia muito útil é o bulário eletrônico. É com ele que é possível realizar prescrições eletrônicas de forma prática.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Uma boa notícia é que a iMedicina tem uma parceria com a plataforma Memed. Assim, o médico pode prescrever com muita praticidade, pois a posologia e os modos de uso, por exemplo, já estão cadastrados. Também é possível modificá-los, caso necessário.

Além disso, a receita será encaminhada ao paciente por mensagem ou e-mail. Com isso, ele terá o documento sempre em mãos, o que facilita na compra dos medicamentos e na adesão ao tratamento.

Também não podemos esquecer da telemedicina. Liberada durante a pandemia de Covid-19, a consulta a distância leva saúde às pessoas que não têm acesso à ajuda médica de forma tão simples. Por isso, uma clínica terá ainda mais sucesso se implantar esse tipo de atendimento.

Outra boa notícia: o iMedicina oferece de forma gratuita sua ferramenta de telemedicina!

A equipe é bem treinada

Não adianta o atendimento dentro do consultório ser perfeito se o paciente ficou insatisfeito com a forma como foi tratado na recepção. Então, é fundamental treinar muito bem todos os profissionais de uma clínica.

A equipe de recepção, por exemplo, deve ser proativa. Quando um horário desejado pelo paciente não estiver disponível, logo a(o) secretária(o) deve sugerir outro e não apenas “descartar” esse possível paciente.

Além disso, deve oferecer um atendimento acolhedor e agradável a todos que estão na sala de espera. Os processos de cadastro e outras condutas necessárias devem ser feitos de forma ágil e sem erros. Por isso, deve ser constante o treinamento aos colaboradores.

Esse cuidado em todas as etapas deixará o paciente satisfeito e com maiores chances de se tornar fiel à clínica.

Presença digital também faz uma clínica de sucesso

Assim como as tecnologias necessárias, a clínica também deve ter uma boa presença digital. Estamos falando da inserção nas redes sociais e na criação de um site. Por meio dessas plataformas, o paciente vai conhecer mais sobre o local, as especialidades oferecidas e como marcar uma consulta.

Ao publicar conteúdos de qualidade, como dicas de saúde, a pessoa perceberá todo o conhecimento e autoridade dos profissionais que compõem o local. Dessa forma, se sentirá segura ao dedicar os cuidados com a saúde àqueles médicos.

No entanto, essa inserção digital não pode ser feita de qualquer jeito, é preciso ter estratégias. Saber quando investir em anúncios ou não, quais os materiais que devem ser publicados, o design utilizado e diversos outros itens que transformarão o empreendimento em uma clínica de sucesso.

Realiza ações de pós-consulta

Mesmo que o paciente já se sinta encantado com tudo o que viveu no atendimento, essa situação pode ficar melhor. Para isso, é preciso investir em ações no pós-consulta.

Uma delas é aplicar uma pesquisa NPS, em que o paciente avalia, de 0 a 10, alguns itens. Com isso, ele perceberá que a opinião dele tem valor e você também poderá descobrir o que é necessário melhorar no local.

Outra medida interessante é usar lembretes de retorno à consulta. Isso terá o efeito prático de diminuir faltas e “buracos” na agenda, mas também mostrará ao paciente que você se importa com a manutenção dos cuidados com a saúde dele.

Por fim, também vale apostar em mensagens em datas comemorativas, como aniversários e festas de fim de ano.

Tudo isso pode parecer detalhes, mas são eles que vão garantir que você tenha uma clínica de sucesso.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o e-book Clínica Digitais gratuitamente e saiba como ter resultados sustentáveis para sua clínica!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: