Por que começar a utilizar a telemedicina agora?

telemedicina
Powered by Rock Convert

A telemedicina ganhou espaço importante no cenário do Coronavírus. A ferramenta se tornou um instrumento essencial para manter a segurança e dar continuidade aos tratamentos médicos, em consultórios e clínicas de todo o país.

Não tem como negar a importância da tecnologia para mitigar os impactos causados pela pandemia. Na área da saúde, principalmente!

Para além do contexto de epidemia, a telemedicina tem se mostrado uma alternativa cheia de benefícios para ser considerada como instrumento complementar na rotina dos médicos.

Se você ainda não incluiu a modalidade de atendimento no seu consultório, entenda a seguir por que você deve começar a fazer isso agora! Acompanhe!

A Telemedicina realmente vale a pena?

A modalidade de atendimento médico remoto já não é mais novidade nas instituições de saúde no Brasil. Desde que reconhecida a sua eticidade em virtude da pandemia, muitos consultórios e clínicas se adequaram ao serviço para continuar prestando assistência a seus pacientes.

Provavelmente você conhece médicos que estão fazendo o uso das plataformas digitais para realizar atendimentos à distância. Até as instituições públicas de saúde estão utilizando o método para conter o aumento da procura por serviços médicos nas unidades com maior segurança.

A nova experiência se mostrou funcional tanto para o médico quanto para o paciente. Sendo assim, a tendência é que seja um modelo de atendimento complementar que poderá ser oferecido como diferencial no pós-pandemia.

O atendimento à distância também tem a proposta de ampliar a oferta de serviços de saúde em locais geograficamente prejudicados pela baixa quantidade de especialistas presentes.

Sem a barreira geográfica, a tecnologia promete uma consulta mais eficiente, diagnósticos mais ágeis e precisos e troca de informação segura entre médicos e pacientes.

Aderir ao uso das plataformas de atendimento online é vantajoso também em termos competitividade no mercado e será um importante aliado na manutenção dos resultados do consultório e relacionamentos com os pacientes.

Ademais, os custos de um software médico que oferece a ferramenta pode chegar a zero, como no caso da plataforma de telemedicina oferecida pelo iMedicina.

Quais são os benefícios da Telemedicina?

Os recursos digitais encurtaram a distância entre o paciente e o médico, garantindo a viabilidade da assistência básica em qualquer lugar com internet. É possível flexibilizar o atendimento para determinadas consultas de rotina e acompanhamento através da vídeo chamada.

Apesar de que o contato médico presencial não é substituível, as consultas virtuais possibilitam um alcance maior de pessoas e a manutenção do monitoramento de pacientes, mesmo que eles não possam se locomover até o consultório.

Vantagens econômicas

A distância física não é uma questão para os atendimentos virtuais portanto, essa possibilidade flexibiliza tempo e custo de deslocamento. Assim, a questão de eventuais atrasos também será amenizada, tornando os atendimentos mais dinâmicos. 

Outro fator importante é que a consulta online permite que a estrutura da clínica seja reduzida para um menor fluxo de pacientes. 

Se os todos os atendimentos são realizados presencialmente, é necessário um investimento maior em infraestrutura e funcionários, já com a possibilidade de incluir atendimento digital, esse custo poderá ser reduzido.

O mesmo software que oferece a ferramenta, vem acompanhado de facilidades como o agendamento online, em que o próprio paciente marca a sua consulta. Com ele também é possível enviar lembretes de retorno e mensagens automáticas aos pacientes. Sendo assim, a equipe não precisará crescer com o aumento do fluxo dos pacientes.

Já que na consulta online o paciente espera o horário nos eu próprio ambiente, também não há gasto com manutenção e aumento da sala de espera e recepção.

A plataforma digital ainda oferece o benefício do armazenamento de todos os arquivos dos pacientes na nuvem, dispensando a papelada.

O investimento tecnológico tem um retorno muito positivo pela economia de recursos e aumento da eficiência, tendo seus resultados mais evidentes a médio e longo prazo.

Mais agilidade nos processos

Prestar atendimento médico por assistência remota também inclui tornar processos mais ágeis.

Diferentemente do papel, arquivos eletrônicos podem ser acessados pelo usuário de onde ele estiver. Desse modo, mesmo que o profissional esteja fora do país, ainda consegue realizar um atendimento com toda a segurança que o paciente precisa.

Continuidade dos negócios

Assistência à saúde é um serviço essencial, certo? As pessoas continuam precisando de atendimento médico, mesmo durante as crises e necessidade de isolamento social.

A telemedicina é uma forma de incentivar aqueles pacientes que por medo do contágio, acabaram desistindo dos acompanhamentos.

Além disso, por oferecer muito mais comodidade e economia, acaba sendo um diferencial poderoso para atrair e fidelizar pacientes, inclusive nas épocas de crise.

A telemedicina é segura

Um ponto forte no atendimento remoto sem sombra de dúvidas é a segurança, quando utilizada da forma correta. Por mais que ainda exista receios em relação à telemedicina, o uso dessa ferramenta não é menos seguro que os métodos convencionais.

Apesar de não termos normas definitivas sobre as consultas remotas, é sabido que o uso de softwares médicos especializados mantém a segurança dos dados sigilosos do atendimento.

O software possibilita um ambiente virtual seguro, garantindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso aos arquivos por intermédio da validação da identidade do usuário. Além do mais, as plataformas oferecem criptografia para dificultar manobras de engenharia social e vazamento de dados.

Facilidade para elaborar diagnósticos!

A inovação proposta pela evolução tecnológica permitiu que vários processos se tornarem ágeis e dinâmicos. Com relação a isso, evitar o deslocamento físico  entre o paciente, corpo clínico, laboratórios e outros profissionais facilita muito para tornar os diagnósticos cada vez mais eficientes.

Os laudos digitais são realizados de forma rápida e segura. Então, estes são direcionados para o paciente que pode marcar uma consulta com o médico que o acompanha, sem precisar ficar indo e vindo de uma cidade para outra, por exemplo.

A adesão à telemedicina traz mais comodidade ao paciente, agiliza a rotina do consultório e amplia a possibilidade de atendimento. Adotar a a ferramenta é essencial para os profissionais que querem continuar alcançando o crescimento sustentável dos negócios.

Quer saber mais sobre telemedicina? Continue navegando pelo Blog iMedicina!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: