Clínica médica: como divulgá-la no Facebook e atrair mais pacientes?

clínica médica

 O Brasil é o quarto país na lista de nações que mais utilizam a ferramenta de Mark Zuckerberg. Nesse cenário, podemos afirmar categoricamente que utilizar a rede no marketing de uma clínica médica pode trazer resultados surpreendentes para obtenção de novos pacientes.

Você pode até pensar que o Facebook perdeu força nos últimos tempos, mas a verdade é que esta rede ainda é a maior do mundo! Atualmente, a mídia social possui mais de 2,7 bilhões de usuários ativos em todo o planeta.

Quer saber como o Facebook pode ser utilizado na divulgação do seu consultório médico de forma estratégica? Nós vamos te mostrar, a seguir!

Como promover sua clínica médica no Facebook?

A primeira ação que você deve tomar é criar a sua página comercial no Facebook! Veja o passo a passo, a seguir.

1 – Crie uma página comercial

Se você deseja ter uma presença sólida e profissional no Facebook, você precisa criar uma página para a sua clínica médica. Uma fanpage do Facebook é semelhante a um perfil pessoal na rede, porém, ela possui ferramentas e relatórios estratégicos para alavancar negócios.

Além disso, diferente do que ocorre com um perfil pessoal, os usuários devem “curtir” a sua página para acompanharem suas postagens. Outra informação sobre a criação do seu perfil comercial no Facebook é que deve-se adicionar o máximo de informações sobre sua clínica ou consultório.

Isso inclui o endereço de atendimento, contato, site, horários e dias de atendimento, dentre outros dados importantes. Insira, inclusive, uma foto de perfil, que pode ser a sua logo, além de uma imagem para a capa que reflita aquilo que o seu consultório oferece.

Com uma página do Facebook, você pode ter milhares de seguidores. Além disso, é possível obter análises completas sobre o perfil das pessoas que te seguem, como idade, gênero e localização dos seguidores. Assim, é possível utilizar essas informações para direcioná-los para o seu site médico, podendo transformar visitas em marcação de consultas.. 

2 – Crie conteúdos para publicação regular na sua fanpage

Outro passo importante, após criar a sua página no Facebook, é publicar conteúdos relevantes sobre a sua área de especialização. 

Crie materiais informativos e poste com a maior frequência possível – no mínimo 3 vezes por semana. Quando você disponibiliza conteúdos informativos sobre saúde, seu público tem uma visão mais abrangente sobre a sua especialidade. Com isso, seus seguidores poderão se relacionar melhor com você e com o seu consultório.

Embora seja importante postar regularmente, é ainda mais importante postar conteúdos de qualidade. No entanto, se você não tiver certeza do que seus seguidores desejam ver, faça testes! Use a ferramenta de enquete do Facebook para fazer perguntas e descobrir as preferências da sua audiência.

Se, mesmo assim, você tiver dúvida sobre o que postar, outra dica é pensar sobre as perguntas e problemas mais comuns dos seus pacientes atuais. O que seus eles mais questionam durante uma consulta? Use isso como um guia de conteúdo relevante

Outras ideias de conteúdos possíveis para a sua fanpage:

  • oferecer dicas e conselhos sobre a sua especialidade;
  • postar artigos publicados no seu blog;
  • publicar artigos ou notícias importantes de outros sites, mas que tenham relação com a sua especialidade médica;
  • repostar publicações interessantes de outras páginas do Facebook;
  • iniciar conversas, publicando perguntas ou enquetes; 
  • compartilhar fotos, gráficos ou vídeos interessantes; 
  • publicar informações sobre eventos relevantes que tenha participado.

3 – Publique regularmente

Não tem nada mais frustrante do que uma página “morta”. Se você não deseja que seus seguidores te esqueçam, mantenha a regularidade das postagens, mas sem exagero. Ter uma presença diária consistente é extremamente importante nas redes sociais. Mesmo se você estiver postando apenas uma citação inspiradora, seus seguidores ainda verão o nome e o logotipo de sua empresa. Isso o manterá na memória. 

Embora a regularidade das postagens seja extremamente importante para aumentar o engajamento do seu público, nem sempre os médicos contam com tempo para planejar e publicar todos os dias. Uma saída para este problema é reservar um tempinho para fazer conteúdos em massa. 

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Em um único dia, você pode levantar as principais perguntas feitas pelos seus pacientes. Com base nelas, crie pequenos posts que respondam a essas questões e, depois, agende os posts criados para serem publicados de forma automática!

O próprio Facebook oferece uma ferramenta gratuita de agendamento e publicação automática, tanto para fanpages quanto para o Instagram. Estamos falando do Estúdio de Criação! Isso ajuda muito, não é?

Contudo, se você não tem nem mesmo um dia disponível para produção desses conteúdos, que tal contratar uma empresa especializada para realizar esse trabalho por você?

4 – Capriche nas imagens das suas publicações

Nem pense em postar fotos ou vídeos de baixa qualidade! Seus seguidores querem ver imagens impactantes e que lhes causem boas sensações. Por isso, se for utilizar fotos ou vídeos feitos pelo celular, certifique-se de foram feitos em luz natural. Nunca faça fotos ou vídeos à noite!

Você também pode criar um layout personalizado para as suas postagens. Existem ferramentas gratuitas que te auxiliam com essa tarefa. Mas, se o design não for muito a sua praia, é melhor contar com empresa especializada. Até porque, você precisa se certificar que a imagem postada está livre de direitos autorais. Caso contrário, pode virar uma dor de cabeça.

A imagem é uma ferramenta muito importante para o engajamento dos seus seguidores, então preze pela qualidade! 

5 – Crie anúncios e atinja novos seguidores para o perfil da sua clínica médica

Temos uma notícia ruim para você: nem todos os seus seguidores verão o que você publica! Se você já possui uma página comercial no Facebook, já deve ter reparado que o número de pessoas atingidas “organicamente” é ínfimo. Isso acontece porque o Facebook precisa priorizar os conteúdos mais relevantes para cada usuário da rede.

Obviamente, o conteúdo gerado por amigos e familiares será sempre mais relevante. No entanto, uma forma de driblar essa regra é criando anúncios!

A boa notícia é que você pode dirigir as suas publicações impulsionadas para um público muito específico. Por exemplo, você pode capturar as características que seus pacientes possuem em comum e configurar seus anúncios com base nesses dados. Estamos falando da idade, gênero, localização, interesses em comum, formação, estado civil, dentre outras informações. 

Quanto custa um anúncio no Facebook? Essa pergunta é bastante comum, mas a resposta é “depende”. Depende do orçamento que você tem disponível e dos objetivos que você busca. É possível começar com um anúncio no valor de R$ 5 diários, ou até mesmo R$ 1 mil diários. Quanto maior o orçamento, maior será o alcance do seu anúncio, é claro.

De toda forma, comece devagar e faça muitos testes!

6 – Não esqueça do seu site médico

Ter um site médico é essencial para a sua estratégia no Facebook. No seu site, você pode publicar artigos aprofundados sobre os principais sintomas e doenças tratados por você. Esses conteúdos são muito relevantes para serem publicados na sua fanpage!

Outro ponto positivo do site médico é a possibilidade de criar anúncios no Facebook que levam para páginas específicas do seu site, como a página de agendamento online de consultas

Para finalizar, é importante entender que o Facebook é apenas uma das etapas do seu marketing médico que ajudarão a alavancar os resultados na sua clínica médica. Sendo assim, utilize o máximo de redes sociais e ferramentas online disponíveis para alcançar o público certo.

Quer saber mais sobre redes sociais para médicos? Confira esse Guia de Redes Sociais para conquistar mais pacientes!

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