Como atrair pacientes? O boca a boca agora é digital

atrair pacientes

Como atrair pacientes na era digital? Essa é uma questão muito discutida nos dias atuais.

A internet e suas ferramentas chegaram para revolucionar as comunicações entre pessoas, corporações e instituições. Essa mudança ficou ainda mais nítida para aqueles que moram distantes dos grandes centros urbanos, por exemplo.

Com a aproximação que a internet passou a oferecer aos seus usuários, o público passou a utilizá-la cada vez mais para situações importantes do seu dia-a-dia.

Desse modo, as estratégias para atração de pacientes e fidelização daqueles que já frequentam o consultório médico sofreram mudanças consideráveis nos últimos tempos.

Agora, para atrair pacientes é preciso ter uma forte presença digital, com site, redes sociais e até mesmo canal de comunicação direta. Entenda melhor a seguir.

A importância dos canais digitais para atrair pacientes na era digital

Levando em conta que as pessoas utilizam a internet para pesquisar a qualidade de diversos serviços, na área da saúde não seria diferente. A maior parte das pessoas que procuram um profissional, pesquisam sobre o médico nos canais digitais antes de agendar uma consulta.

Essa pesquisa tem o intuito de conhecer a qualidade do atendimento, assim como adquirir orientações básicas, como horário de atendimento, planos de saúde aceitos pelo médico, tipos de tratamentos realizados etc.

Portanto, com a internet temos cada vez mais a certeza de que a presença digital é fundamental para atrair pacientes. As pessoas passaram a comparar os serviços, as avaliações realizadas por antigos pacientes e acabam optando por aquilo que lhes oferece a melhor experiência.

Prova disso é o agendamento online, que minimiza a fricção entre o paciente e consultório para o agendamento da consulta. Quando o paciente pesquisa o consultório online e encontra um link de agendamento em que ele consiga visualizar a agenda do médico sem precisar falar com a secretária, a chance de marcar a consulta naquele momento já aumenta bastante.

Ademais, vale ressaltar que a credibilidade e relevância nas mídias digitais não são construídas de um dia para o outro. É preciso uma estratégia de comunicação consolidada para que seja possível atrair pacientes com que mantenham um relacionamento duradouro.

Veja aqui canais de comunicação importantes na sua divulgação:

  • Redes Sociais;
  • Site;
  • Google Meu negócio;
  • Anúncios em rede de pesquisa do Google.

Estratégia integrada para atrair pacientes

Não basta apenas criar um perfil em rede social ou publicar um site e achar que isso será suficiente para atrair pacientes. A estratégia precisa ser integrada, com foco no paciente ideal, com a linguagem de comunicação correta e, claro, atender aos requisitos de publicidade do CFM.

Portanto, depois de entrar nas redes sociais e criar os perfis para uso profissional, agora é o momento de criar uma estratégia para se tornar relevante no meio digital. Além de distribuir conteúdos relevantes para atrair a atenção de um potencial paciente, é importante que você tenha um site, que ofereça facilidade de acessar endereço, contato, preços e serviços oferecidos.

Mas esse site não deve funcionar separado das redes sociais ou ter um outro direcionamento. É preciso que as ações no site e nas redes sociais sejam integradas, no sentido de que uma plataforma complementa a outra.

Por exemplo, você cria o hábito de publicar artigos e informativos no seu site relacionados a sua especialidade médica. Essas publicações serão importantes para atrair pacientes e deixá-los mais próximos de você. Mas é preciso que os artigos repercutam também nas redes sociais.

Para isso pode ser interessante que você faça vídeos curtos falando sobre aquele tema e chamando seu público para acompanhar o seu site. Essa é uma das formas que você tem de integrar todos os canais e deixar os pacientes mais interessados no seu trabalho.

Ter presença na plataforma do Google Meu Negócio também complementa a estratégia e torna seu consultório mais evidente nos canais de busca online. Nessa ferramenta, é possível colher avaliações de pacientes frequentes, que gostam do seu atendimento e deixá-las públicas para que outras pessoas acessem. Isso é o que chamamos de priva social e funciona como se fosse o famoso “boca a boca”.

Ser acessível pelos canais digitais pode ser um diferencial para atrair pacientes

Depois de criar toda uma estratégia e se destacar no universo digital, agora é o momento de dar mais um passo a frente. Conforme cresce o interesse do público em relação ao seu trabalho, cresce também a procura por mais informações e contato.

E é ai que começa a próxima a próxima etapa de consolidação e “boca a boca virtual”. Para convencer de vez o público de que o seu consultório é a melhor escolha, vale a pena trabalhar em uma comunicação mais direta.

Ou seja, deixar a disposição canais de contato como WhatsApp, telefone, chat no site e até mesmo as mensagens diretas nas redes sociais. Há uma explicação bastante simples para que você tenha estes canais.

Depois de ver o seu currículo, que a sua clínica ou consultório oferece toda a estrutura que procura, o paciente deve entrar em contato para saber sobre a disponibilidade de agenda, horários, valores e finalmente agendar a consulta.

Com todas estas etapas sendo cumpridas conforme você planeja, o objetivo de atrair pacientes já está sendo cumprido de forma eficaz. Além do paciente que lhe procurou para um atendimento, este provavelmente terá boas recomendações sobre o teu serviço, criando uma rede de novos pacientes.

No entanto, você deve estar pensando que não vai ter tempo para fazer todas essas tarefas. Pois bem, nesses casos uma alternativa que pode ser interessante é a contratação de profissionais e empresas, como o iMedicina, que otimizam toda a estratégia para que seja integrada na rotina do consultório.

O método IMedicina utiliza a combinação de software médico e marketing médico online para atrair e fidelizar pacientes, come estratégias simples e fáceis de serem aplicadas até pelas clínicas mais movimentadas!

O importante é entendermos que a simples indicação do paciente não é mais suficiente para sustentar resultados crescentes ao longo do tempo. Como os pacientes agora são digitais, é essencial que o médico consiga encontrar os canais adequados para se comunicar com seu público-alvo e construir relacionamento a longo prazo.

Com esses cuidados e a ajuda do boca a boca digital o seu negócio poderá atrair pacientes com mais facilidade, além de maximizar a experiência do seu paciente, o que deve ser o principal objetivo de todo esse trabalho.

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