10 dicas para divulgar o seu consultório médico

divulgar consultório médico

Ações para divulgar o consultório médico são essenciais para atrair novos pacientes. No entanto, muitos profissionais não sabem bem por onde começar — dúvida que será eliminada com as informações deste artigo!

Antes de sair compartilhando posts nas redes sociais sobre o seu consultório, saiba que é imprescindível dominar as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). Os passos a seguir mostram o caminho a ser percorrido.

Confira 10 dicas imperdíveis para divulgar o seu consultório médico de forma ética!

Como divulgar o consultório médico sem riscos

1. Domine as regras do CFM 

O Conselho Federal de Medicina entende a importância da comunicação para atrair e fidelizar pacientes. Contudo, orienta os profissionais por meio da Resolução CFM 1974/11.

Esse conjunto de normas tem o objetivo de impedir práticas sensacionalistas, de autopromoção e a mercantilização do ato médico. Também evita ações abusivas nas propagandas e publicidades de consultórios e clínicas médicas.

O descumprimento da Resolução pode levar a processos ético-disciplinares. Sendo assim, é importante dominar suas regras.

2. Conheça muito bem o perfil dos seus pacientes 

Você já deve ter percebido que os seus pacientes têm características em comum. Juntas, elas formam uma persona. Conhecer esse perfil abre canais de comunicação para atendê-los melhor e atrair novos atendimentos.

Na atualidade, o marketing boca a boca é muito valorizado. As pessoas gostam de saber sobre a opinião das outras e pedem recomendações. Se você conhece muito bem o seu público, conseguirá se comunicar com potenciais pacientes que possuem o mesmo perfil.

Informações como essa permitem criar estratégias de marketing efetivas!

3. Crie um tom de voz para a comunicação do consultório

Outra importante dica para divulgar o consultório é, a partir das informações obtidas sobre o perfil dos pacientes, criar um tom de voz adequado.

O tom de voz é a definição de uniformidade nas palavras, atitudes e valores em todos os pontos de contato. Ele ajuda a criar uma identificação com o público, pois expressa a personalidade do consultório.

Quando sua comunicação tem um tom de voz, ela ganha uma alma. Mas, independentemente do tom, que pode ser acolhedor ou informativo, ele precisa ser autêntico.

4. Estude os canais de comunicação para definir por onde divulgar o consultório

Para divulgar o consultório, além do tom de voz, você precisa estudar os diversos canais de comunicação que existem, para definir quais serão utilizados.

O público que frequenta o seu consultório pode ser diversificado ou mais homogêneo. Em ambas as situações, será possível encontrar canais que utilizam para se informar ou se comunicar com maior frequência.

Sendo assim, é importante que você conheça bem os seus pacientes para verificar a viabilidade de falar com eles por redes sociais, e-mail marketing, buscadores ou blogs específicos, por exemplo.

5. Atualize os canais de comunicação com postagens atrativas e frequentes

Muitos profissionais da Medicina iniciam o trabalho de comunicação com o público-alvo, mas interrompem o processo por falta de tempo.

A divulgação do consultório precisa ser frequente, ou seja, não pode ser interrompida e retornar tempos depois. Quem está on-line sente a necessidade de se manter bem informado!

Também é importante que as postagens sejam atrativas, capazes de despertar o desejo de interação. Se elas não possuem essa característica, serão facilmente ignoradas e esquecidas pelo público.

6. Tenha um site para o seu consultório

Em tempos em que grande parte da população está conectada à internet, é indispensável ter um site para o seu consultório. Essa presença on-line ajuda a divulgar o seu negócio e atrair novos pacientes, além de deixá-los bem-informados.

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Se alguém precisa se comunicar com você, saber qual é a sua especialidade médica ou os serviços prestados, pode digitar o endereço eletrônico do seu consultório e obter essas e outras informações.

O site médico possibilita a divulgação de dados, como:

  • Endereço;
  • Número de telefone;
  • Missão;
  • Valores;
  • Artigos médicos.

Além disso, você pode permitir o agendamento de consultas online, facilitando os pontos de contato com o paciente.

7. Produza conteúdo relevante para o seu blog

Você sabia que o Brasil lidera o crescimento de pesquisas por temas relacionados à saúde no Google?

O maior buscador do mundo mostra que 26% dos brasileiros, quando se deparam com algum sintoma, procuram informações nessa plataforma.

Já que ¼ da população recorre à internet, o ideal é que essas pessoas encontrem informações sérias e de qualidade. Por isso, você pode ter um blog em seu site com postagens que exploram com profundidade temas sobre a sua especialidade.

Seu blog pode compartilhar cuidados com a saúde, pesquisas, notícias, dicas de prevenção e outras.

8. Torne-se um especialista digital para ajudar outras pessoas

Os usuários da internet desejam e buscam ajuda sobre saúde.

Quanto mais informações úteis você compartilhar com o seu público, maiores serão as chances de se tornar uma referência da sua especialidade na internet.

Os conteúdos publicados ajudam a construir uma relação de confiança com os pacientes atuais e potenciais.

Por isso, invista tempo na produção de material que complementa positivamente o dia a dia das pessoas.

9. Invista tempo no pós-consulta 

Trabalhar o pós-consulta também é importante para divulgar o consultório, pois muitos pacientes têm potencial para divulgá-lo.

Envie e-mails com materiais selecionados do seu blog, pesquisas de satisfação, felicitações pelo aniversário ou lembretes de consultas que acontecerão. Pois, tais ações ajudam a nutrir o relacionamento com o seu paciente.

Além disso, você estará demonstrando atenção, contribuindo para a fidelização do paciente que já frequenta o seu consultório. Ações no pós-consulta também criam uma rede de defensores da sua marca.

10. Utilize o e-mail marketing a seu favor

O e-mail marketing é uma importante ferramenta de divulgação para o consultório, principalmente quando há um adequado fluxo de nutrição.

O objetivo desse fluxo é guiar o potencial paciente do estágio de descoberta do seu consultório até a decisão por se consultar com você.

O alcance do e-mail marketing é altíssimo. Ele também pode segmentar seu público, ser personalizado e, principalmente, automatizado — economizando tempo.

Com essas dicas para divulgar o seu consultório, você já pode iniciar a presença on-line e atrair mais pacientes.

Continue aprimorando o seu conhecimento e saiba como criar uma marca forte em saúde. Para isso, baixe aqui o nosso e-book e aprenda tudo sobre posicionamento de marca!

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