Como Funciona Plataforma de Telemedicina na Nuvem?

telemedicina

Uma das principais inovações tecnológicas desenvolvidas é a possibilidade de hospedar sistemas na nuvem. Na medicina, já existem diversos consultórios e hospitais que se utilizam desse recurso para armazenar seus dados e, inclusive, para fazer uso da telemedicina.

Mas, afinal, você sabe o que significa utilizar um software médico em nuvem? Conhece o conceito e as vantagens desse formato? Então, recomendamos a leitura deste artigo.

O que é uma ferramenta em nuvem? 

Por definição, a nuvem é um termo utilizado para descrever uma ampla rede global de servidores remotos que estão conectados e funcionam como um único ecossistema, armazenando e gerenciando dados, fornecendo conteúdos e executando softwares.

Em resumo, quando alguma ferramenta se utiliza dos serviços em nuvem, significa que toda informação inserida nela não será salva localmente no seu computador, mas sim nestes servidores externos.

Ainda, em outro momento neste artigo, falaremos mais sobre os benefícios do armazenamento na nuvem. Contudo, podemos citar o alto nível de segurança desses softwares como o principal deles. Existem quatro métodos diferentes para implantar esse recurso: 

  • nuvem pública: compartilhamento de aplicações e oferta de serviços para o público geral;
  • privada: sem compartilhamento e oferece recursos em um rede de acesso restrito;
  • nuvem híbrida: utiliza-se tanto da rede pública quanto da privada, compartilhando serviços ou não, de acordo com seu propósito;
  • nuvem de comunidade: tem por objetivo compartilhar recurso apenas entre organizações, tais como, instituições governamentais.

Como funciona um software médico na nuvem?

Na grande maioria dos casos, um software médico não é instalado nos computadores de um consultório, clínica ou hospital. Na verdade, eles estão alocados em servidores externos e são acessados via internet ou por algum link inserido nos equipamentos locais.

Dessa forma, o sistema pode ser acessado simultaneamente por diferentes usuários, tanto em smartphones quanto em computadores. Além disso, não necessitam de uma máquina robusta, pois dependem, exclusivamente, dos recursos dos servidores.

Ademais, esse tipo de ferramenta é desenhada  para oferecer uma abordagem multifuncional, com recursos de prontuário eletrônico, agendamento de consultas, informatização da comunicação com o paciente e inclusive serviços de telemedicina.

Ainda, a possibilidade de ter as principais ferramentas unidas em um único sistema gera agilidade para todas as partes envolvidas, além da redução de custos obtida pela contratação de apenas um serviço.

Quais os recursos as plataformas de telemedicina em nuvem oferecem?

Essas plataformas conseguem disponibilizar uma ampla gama de funcionalidades para os profissionais de saúde, permitindo a oferta de atendimentos ágeis e de qualidade, além de profissionalizar a gestão do consultório.

Entre os inúmeros recursos presentes nestes sistemas, podemos citar como as principais:

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert
  • agendamento de consultas online e automatizado, sendo necessário apenas que o paciente acesse a agenda do profissional de saúde, avalie a disponibilidade e efetue a marcação;
  • elaboração de relatórios com diferentes indicadores, como por exemplo, é possível saber quanto tempo, em média, um paciente leva na sala de espera ou em uma consulta, saber como andam as finanças do consultório, avaliar o retorno dos pacientes, quais são aqueles que mais atrasam, entre outros;
  • automações de retorno, sendo necessário apenas a inserção de alguns dados e a configuração de frequência de disparo de e-mails;
  • armazenamento seguro de todo o histórico de saúde do paciente, em razão da alta proteção que os servidores externos possuem contra ataques cibernéticos;
  • compartilhamento de prontuários entre profissionais de saúde, para os casos em que ambos os médicos atendam ao mesmo paciente. Porém, esse compartilhamento só ocorre se for autorizado pelo mesmo;
  • pré-cadastro de medicamentos e tratamentos, facilitando a prescrição para o paciente, evitando erros de posologia e de entendimento da receita;
  • criação de estratégias de marketing médico tanto para a captação de novos clientes quanto para o pós-atendimento. Por meio de relatórios, é possível conhecer o perfil do seu cliente para produzir ações assertivas.

A partir da análise dessas funcionalidades é possível perceber que os softwares médicos têm como premissa tornar mais dinâmico o dia a dia de um consultório médico. Geralmente, eles também permitem a personalização desses recursos, valorizando a marca da clínica.

O que é a plataforma de telemedicina na nuvem?

Os principais softwares médicos do mercado também permitem a integração com plataformas de telemedicina em nuvem. 

Ainda, um software de telemedicina em nuvem é a associação de processos que englobam pessoas, tecnologia da informação e de telecomunicações e especialistas em diferentes áreas da medicina.

Dessa forma, é possível que os exames sejam interpretados à distância, agilizando a confirmação de diagnósticos, a elaboração e a emissão de laudos médicos, reduzindo custos para ambas as partes envolvidas.

Uma das principais utilizações de uma plataforma de telemedicina na nuvem é em centros de saúde que estão distantes das grandes cidades e não possuem especialistas à disposição dos pacientes, dificultando a interpretação de exames.

Como é a segurança dessas plataformas?

Para que uma plataforma digital seja considerada segura, ela precisa oferecer a criptografia de dados, um tipo de protocolo de segurança eficaz no combate à invasão de hackers que estão constantemente buscando brechas nos sistemas para a captação de informações sigilosas.

Porém, para disponibilizar esse nível de proteção, o sistema precisa ser armazenado na nuvem, em servidores AWS, de preferência comercializados por grandes nomes do mercado, como a Amazon.

Quais as vantagens de utilizar uma plataforma de telemedicina e prontuário eletrônico na nuvem?

O principal benefício percebido  por gestores de clínicas e consultórios é a possibilidade de articular todos os serviços clínicos realizados dentro da empresa. Associar os dados de atendimento com o prontuário médico, tudo em uma mesma plataforma, com a segurança de nível bancário que eles oferecem.

Outra vantagem é a redução dos custos operacionais, pois, sem a integração, se faz necessária a aquisição de dois sistemas distintos. Além disso, as ferramentas integradas garantem agilidade, permitindo que o médico dedique atenção exclusiva ao paciente.

Além de tudo isso, a integração entre ferramentas permite o levantamento de informações relevantes sobre o perfil dos pacientes atendidos. Isso possibilita melhorar os atendimentos de acordo com as condições clínicas mais investigadas.

E você, já está pronto para inserir essas inovações tecnológicas no seu negócio?

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: