Consulta online: como oferecer aos pacientes?

consulta online

Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, surgiu uma grande demanda por telemedicina. Porém, ainda existe muita dúvida sobre como implementar e divulgar a consulta online aos pacientes acostumados aos atendimentos presenciais.

Neste sentido, preparamos este artigo para apresentar os principais pontos a serem considerados antes de oferecer esse formato de atendimento. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura.

Qual o primeiro passo para oferecer consulta online aos pacientes?

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o conceito de telemedicina é definido como o atendimento médico à distância, mediado por tecnologias de informação e telecomunicação (TIC). Ela deve ser realizada diretamente entre profissional de saúde e paciente.

Dessa forma, para ser capaz de ofertar esse serviço, é obrigatório contar com uma plataforma que realize tal mediação. Com a evolução tecnológica, surgiram muitas ferramentas que disponibilizam o recurso de videochamada.

No entanto, nem todos esses sistemas são recomendados para prestação de serviços médicos. Isso porque não possuem o nível de segurança adequado, expondo os dados dos pacientes ao risco de perda ou vazamento.

Neste sentido, o primeiro passo para oferecer a consulta online aos seus pacientes é dispor de um software confiável e seguro. Isso porque cada clínica ou consultório tem a obrigação de garantir a proteção das informações dos pacientes.

Como escolher a plataforma ideal para consulta online?

Em função da grande diversidade de ferramentas disponíveis no mercado, nem sempre é fácil escolher a plataforma mais adequada para o seu consultório. Porém, é imprescindível optar por um modelo que atenda a todas as suas expectativas e necessidades.

Para tomar a decisão certa, você precisa avaliar se a plataforma disponibiliza as funcionalidades que mais impactam na qualidade da consulta online. A seguir, listamos os principais fatores a considerar na hora de contratar um serviço.

Armazenamento em nuvem

É importante frisar que a segurança das informações é um item obrigatório na prestação de serviços de saúde. Por isso, o armazenamento desses dados precisa estar sujeito a um alto nível de proteção, o que ocorre com as plataformas em nuvem.

Nesses casos, todas as informações do sistema não são armazenadas nos equipamentos do consultório, mas em servidores externos controlados por grandes empresas. Além disso, as informações devem contar com um sistema de criptografia, rotina de backups e controle de acesso.

Agendamento online

Embora a realização da consulta online dependa apenas de uma boa plataforma de telemedicina, existem funcionalidades complementares que tornam todo o processo mais ágil e prático, como é o caso do agendamento online.

Ao contar com esse recurso, você permite que o paciente efetue a marcação da consulta sem a necessidade de intermediários e com total autonomia. Para isso, basta acessar o site médico, avaliar a disponibilidade da agenda e escolher o dia mais adequado para o atendimento.

Integração da consulta online com outros sistemas

Para que o uso da plataforma seja, de fato, prático e ágil, ela precisa oferecer integrações com outros sistemas que já são utilizados no consultório. Com isso, você também poderá acessar o prontuário do paciente ao mesmo tempo em que realiza a consulta online.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Suporte técnico

A implementação de uma nova ferramenta demanda um certo tempo para que você e seus colaboradores aprendam a utilizá-la. Nesse período, podem surgir dúvidas ou problemas que exijam ação imediata do suporte técnico. Por isso, é fundamental avaliar a disponibilidade desse apoio.

Acesso restrito à sala de consulta online

Para garantir o sigilo das informações dos pacientes, é importante contar com um sistema que disponha de controle de acesso por login e senha. Assim, a sala virtual de atendimento só pode ser acessada pelo médico responsável, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.

Prescrição eletrônica

Para que os atendimentos por telemedicina sejam eficientes, você precisa migrar todas as etapas do atendimento para o ambiente digital. Assim, é essencial que a plataforma disponibilize o recurso de prescrição eletrônica de medicamentos e emissão de atestados. Com isso, o paciente recebe a receita em seu e-mail ou WhatsApp.

Agora que você já tem as informações necessárias para implementar a consulta online no seu consultório, precisamos falar sobre como divulgar o serviço em sua estratégia de marketing médico. Então, continue a leitura.

Saiba como divulgar a consulta online para os seus pacientes

Após a implementação da telemedicina no seu consultório, e da sua adaptação com o sistema, é imprescindível iniciar a divulgação dessa nova modalidade de atendimento aos seus pacientes.

Neste sentido, é essencial considerar todos os canais de comunicação utilizados profissionalmente, principalmente aqueles de maior alcance, como as redes sociais. Assim, compartilhe postagens explicando como a consulta virtual funciona, quais os benefícios e vantagens em relação ao atendimento presencial.

Outrossim, tenha um site médico atrativo e funcional, oferecendo facilidades aos pacientes, tal como o agendamento online de consultas por telemedicina. Dessa maneira, você permite que eles decidam qual formato de atendimento desejam.

Além disso, invista em anúncios no Google Ads. Desse modo, ao pesquisarem por termos relacionados à telemedicina, o site do consultório aparecerá nas primeiras páginas de resultados do buscador.

Por fim, considere a utilização do e-mail marketing para divulgar a novidade para toda a sua base de pacientes. Ao considerar todas essas ações de marketing médico, você amplia sua capacidade de atendimento, se diferencia da concorrência e alavanca o consultório.

Como o médico deve se preparar para atender por telemedicina?

As consultas por telemedicina visam facilitar o acesso ao serviço de saúde e levar praticidade, tanto para o paciente quanto para o profissional. Porém, essa prática precisa ser feita com segurança e profissionalismo, mantendo, pelo menos, a qualidade do atendimento prestado presencialmente.

Neste sentido, o médico precisa estar atento a alguns fatores que irão otimizar a realização da consulta online – impactando até mesmo a experiência do paciente. A seguir, conheça algumas das ações que irão fazer com que você se destaque:

  • pontualidade: seja no formato virtual ou presencial, os pacientes esperam que você seja pontual. Então, organize sua agenda para atender no horário combinado;
  • atendimento humanizado: mesmo que não haja o contato presencial, procure se esforçar para receber o paciente como se estivesse frente a frente com ele, oferecendo atendimento individualizado, dando a atenção necessária e se disponibilizando a esclarecer todas as suas dúvidas;
  • feedback: para garantir a qualidade do atendimento remoto, solicite o registro da opinião do paciente sobre o serviço oferecido. Esteja pronto para escutar sugestões de melhorias;
  • ambiente apropriado: para que o paciente se sinta em um consultório, dedique-se a preparar o cenário que aparecerá no vídeo durante o atendimento. Para isso, escolha um lugar com boa iluminação, bom sinal de internet e silencioso.

Com a adoção desses cuidados, você estará no caminho certo para se destacar da concorrência e oferecer um serviço de alta qualidade. Porém, lembre-se da necessidade de dispor de ferramentas adequadas para essa modalidade de atendimento.

Portanto, com a leitura deste artigo, você já está preparado para implementar e oferecer a consulta online para todos os seus pacientes. Então, para atrair um bom número de interessados, escolha uma plataforma de telemedicina e faça uma ampla divulgação deste novo serviço.

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