Consultório: 5 dicas para definir metas

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Definir metas para o consultório é um grande passo para ter uma gestão eficiente, que contribui para o sucesso do negócio. É um planejamento que permite monitorar os resultados alcançados e identificar pontos que podem ser aprimorados.

Contudo, estabelecer metas também proporciona maior produtividade e direciona os recursos para finalidades que vão realmente agregar na experiência do paciente.

As técnicas administrativas são essenciais para o consultório e funcionam como um apoio para a medicina. Por esse motivo, confira neste post, 5 dicas para definir metas para o consultório e saiba como estabelecer um planejamento que funciona! 

A importância de definir metas para o consultório 

Todo profissional da medicina que atua com o próprio negócio precisa ter o direcionamento correto e uma gestão administrativa que sustente o negócio. Esses fatores são cruciais para manter um bom atendimento, lucratividade e se destacar da concorrência. 

Geralmente, grande parte dos médicos não tem afinidade com a gestão de negócios e empreendedorismo. Isso realmente pode ser algo desafiador! Apesar de ser uma realidade para muitos profissionais, a gestão administrativa faz parte do planejamento estratégico e deve ser alvo de atenção especial. 

Nesse contexto, a definição de metas para consultório é essencial, uma vez que é a partir delas que o planejamento, os processos e a condução do negócio serão idealizados. As metas contribuem para evitar erros gerenciais e embasar as decisões.

Diferença entre metas e objetivos 

Embora pareça um conceito simples, muitas pessoas confundem as diferenças entre os objetivos e metas. De forma simples, os objetivos são abrangentes e determinam onde se deseja chegar, de forma concreta. 

Já as metas estabelecem o que deve ser feito para se alcançar um objetivo, de forma específica e clara. Uma caraterística importante das metas é que são temporais, ou seja, são definidos prazos para serem concluídas. 

As metas podem ser:

  • diárias;
  • semanais
  • quinzenais;
  • trimestrais;
  • semestrais;
  • anuais.

5 dicas para definir metas para o seu consultório 

Para serem mais produtivas, as metas devem ser estabelecidas estrategicamente considerando a realidade do negócio. A gestão médica deve ter as metas palpáveis e definidas de forma inteligente.

É relevante considerar os seguintes fatores:

  • estudo prévio;
  • planejamento;
  • comprometimento;
  • disciplina.

Como é um processo importante para o consultório, definir as metas exige atenção especial, pois influencia até na motivação da equipe. Para ajudar, veja as dicas a seguir:

1. Defina os principais objetivos para o consultório

O primeiro passo do planejamento das metas é definir todos os objetivos do consultório, e classificar quais são os prioritários e quais podem esperar. A partir disso é possível ter maior clareza para definir as metas. 

Você pode desenvolver objetivos para atrair pacientes, ter um atendimento de qualidade para gerar a fidelização. Para tanto, é importante ter metas relacionadas com as estratégias de marketing, proporcionar ambientes agradáveis e capacitação de todos para um atendimento de qualidade, inclusive no pós-consulta

2. Utilize a metodologia SMART para definir as metas 

Com os objetivos definidos, defina as metas para alcançá-los que sejam de fato atingíveis. Para isso, você pode utilizar a metodologia SMART, que é uma excelente ferramenta de gestão.

Basta submetê-las a seguinte metodologia:

  • specific – específicas: as metas devem ser claras e diretas, por exemplo, investir um percentil do faturamento em um equipamento ou software durante um determinado período;
  • measurable – mensurável: é preciso conseguir mensurar as metas tanto em tempo quanto em recursos financeiros, correspondendo com a realidade do consultório;
  • attainable – atingível: as metas precisam ser atingíveis com os recursos disponíveis;
  • relevant – relevantes: as metas também precisam ser relevantes, contudo, você deve se perguntar se alguma meta está fora dos objetivos que você quer alcançar para saber se vai valer o investimento;
  • time based – definição de prazos:  estabelecer um tempo para as metas é fundamental e pode ser determinado de acordo com o planejamento da clínica.

3. Defina os responsáveis e prazos 

Deve-se atribuir responsáveis diretos para cada meta e documentá-las. É importante tratar do assunto em uma reunião com a presença do responsável pelo planejamento e de todos os envolvidos. Assim, fica fácil saber o que esperar, de quem esperar e como o resultado pode ser cobrado.

A estrutura das metas definidas devem contemplar de forma clara os prazos para conclusão, demonstrando para toda a equipe quais são as responsabilidades, prioridades e nível de responsabilidades.

4. Monitore os resultados 

O monitoramento dos resultados é parte essencial para a melhoria contínua, por isso, para que elas aconteçam com eficiência é preciso realizar o acompanhamento dos resultados pontualmente. Assim é possível saber como o consultório se comporta em um período de mudanças.

Existe a possibilidade de alguma interferência comprometer o alcance das metas, e isso é normal. No entanto, avaliando os resultados e avanço do trabalho com frequência você pode identificar pontos para melhoria e definir novas estratégias para ações mais efetivas, melhorando os resultados. 

5. Invista na melhoria contínua 

Definir metas deve fazer parte do cronograma de atividades fixas do consultório, principalmente por atuar com a saúde, onde a prioridade é proporcionar ao paciente a melhor experiência possível, para um tratamento adequado e humano. 

Nesse contexto, investir formas que contribuem para a melhoria contínua é fundamental, como a capacitação da equipe, otimização da gestão interna e um marketing criativo. 

Esses fatores são indispensáveis para atrair e fidelizar pacientes para o consultório, contribuindo para que as metas estabelecidas sejam atendidas, no prazo determinado. Assim, é possível conduzir o consultório a uma trajetória de sucesso. 

Com as metas claras para todos os funcionários, as possibilidades de atingir os objetivos são excelentes, promovendo maior engajamento e motivação da equipe. Por isso, todo investimento é válido e traz retornos surpreendentes para o consultório.

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