Dia do médico ao redor do mundo: quando e como é comemorado?

dia do médico

Aqui no Brasil, o dia do médico é comemorado todo 18 de outubro, assim como em outros países como Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Polônia. Mas será que é igual no mundo todo?

 

Que tal dar um presente para os médicos que você conhece?

Preparamos uma série de e-books gratuitos para comemorar esse dia!

Se você gostaria de dar um baita presente para seus médicos, compartilhe com ele a nossa página de E-books Gratuitos que vão ajudá-lo a organizar melhor o consultório. São mais de 20 livros digitais! Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar a mensagem abaixo no seu Facebook e marcar o médico:

Mensagem para dia dos médicos

“Olá Dr. Fulano!

Nesse dia especial, gostaria muito de agradecer pelo carinho e cuidado que você dedica aos seus pacientes. Encontrei na página do #iMedicina um presente especial para o seu dia! Espero que goste! É uma série de livros digitais que hoje estão gratuitos, para comemorar o seu dia, e para te ajudar no consultório! Receba com carinho o presente que eu e o iMedicina preparamos para você! Feliz dia do médico! 

Para acessar, use o link: https://imedicina.com.br/materiais-educativos

Abraços,

Seu nome”

 

 

Neste artigo você vai descobrir mais curiosidades a respeito desta data em outras regiões, porque ela foi escolhida por aqui e quais foram os motivos que levaram a escolha de um especial para comemorar a profissão do médico por outros países. Veja a seguir.

O dia do Médico no Brasil

Você sabe por que por aqui foi escolhida a data 18 de outubro para a comemoração do dia do médico? Ela foi selecionada, pois é o dia de São Lucas, um dos apóstolos de Jesus que acredita-se ter escrito os livros Atos dos Apóstolos e um dos Evangelhos da Bíblia.

Em seus textos é comum encontrar histórias de muitos milagres, inclusive os voltados à cura de doentes. Além disso, São Lucas estudou medicina em Antióquia, local que atualmente é conhecido como Turquia e foi chamado por um de seus companheiros apóstolos, Paulo, de “amado médico”.

São Lucas é também considerado o patrono dos médicos há muitos anos, desde o século XV. Por este motivo, não é raro encontrar imagens e capelas voltadas a este santo em hospitais e clínicas espalhadas em todo o país.

As comemorações do dia do médico pelo mundo

O dia do médico muda de país para país, e a escolha da data passa pelos mais diversos motivos. Se por aqui, foi escolhido o dia de São Lucas, nos Estados Unidos o dia foi escolhido para comemorar a primeira anestesia dada em um paciente, que ocorreu em 30 de março de 1942.

A data não foi comemorada sempre neste dia, mas há indícios de que a data já era considerada o dia do médico desde 1930. Porém, somente em 1990 o então presidente George W Bush oficializou através de lei.

Aqui na América Latina, com exceção do Brasil, é claro, comemora-se o dia do Médico no dia 3 de Dezembro, em homenagem ao Doutor Carlos Finlay, que foi o responsável pela confirmação de uma teoria que indicava o mosquito Aedes Aegypti como um dos responsáveis pela propagação da febre amarela.

Atravessando o mundo, temos ainda a comemoração do dia do Médico no Irã, que é feita no dia de Avicena, que escreveu diversos tratados incluindo assuntos como medicina e a filosofia. O mais famoso de seus textos é o chamado The Book of Healing (O Livro da Cura), que foi utilizado em diversas universidades na época medieval.

Na Índia, a data escolhida também é uma homenagem a uma figura importante. Por lá, um médico chamado Bidhan Chandra Roy que estudou medicina na Universidade de Calcutá, foi ministro chefe de Bengala Ocidental e fundou cinco cidades. O dia do Médico na Índia é comemorado em 10 de julho.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o dia do médico no mundo? Saiba mais sobre outros assuntos ligados à medicina em nossos artigos.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: