É difícil migrar de plataforma na clínica ou consultório?

Migracao-de-plataforma

Muita gente pensa que é muito complicado mudar a plataforma de gestão e operação da clínica. Só de pensar na migração de dados para utilizar um software médico diferente, as pessoas já se afastam da ideia.

No entanto, procrastinar essa migração pode custar bem mais caro do que você imagina. E falo isso enfaticamente: seja para uma plataforma como a do iMedicina, seja para outra qualquer.

É importante utilizar um software que realmente atenda as necessidades

Se você já identificou que a sua plataforma atual não consegue te ajudar em pontos essenciais para o crescimento do seu negócio, o quanto antes você tomar a decisão de mudar, mais rápido seus resultados irão aparecer.

Responda: quanto você deixa de ganhar ao não ter uma plataforma adequada para o mundo digital, na sua clínica?

Problemas comuns de alguns sistemas

Os problemas mais comuns das plataformas, que impedem o crescimento das clínicas, são os seguintes:

  • Não ajudam a diversificar os canais de atração de novos pacientes (não te ajudam na presença digital, com campanhas, anúncios, conteúdos para redes sociais e mais)
  • Não são extremamente simples de usar para as rotinas básicas de uma clínica (agendamento de consultas e atendimento ao paciente)
  • Não permitem os lançamentos financeiros automáticos e não possuem relatórios de negócio realmente precisos (agendamentos, volume a receber de particulares, volume a receber de cada convênio, valor gerado por profissionais, por procedimentos, etc)
  • Não ajudam a gerar insights de qualidade de atendimento (não disparam pesquisas, não monitoram a qualidade, não ajudam o administrador a ter clareza de como está a saúde da base de pacientes)
  • Não ajudam a fazer com que os pacientes retornem ou fiquem encantados no pós-consulta, estimulando o boca a boca (não possuem fluxos de relacionamento, não são focadas em reativar a base de pacientes, não enviam e-mails de lembretes automáticos, não identificam os pacientes que já deviam ter retornado)

A cada dia que essa decisão é postergada, novos pacientes são inseridos na base de dados da sua clínica, mas nunca terão o potencial explorado para gerar mais resultados para os profissionais.

Mudar não é tão complexo assim. Aqui está o passo a passo que você precisa:

  1. Antes de tudo, é preciso ter uma planilha no formato .xls ou .csv (formatos de excel, que qualquer software consegue exportar) com os dados de cadastro dos pacientes e dados de atendimento clínico
  2. Emitir relatórios de tudo o que você conseguir, dentro da sua plataforma atual, para que esse histórico não seja perdido (não é possível migrar dados financeiros ou administrativos, geralmente)
  3. Identificar os profissionais de saúde com maior facilidade de uso de tecnologia, para servirem de piloto para a migração e adaptação da clínica à nova plataforma
  4. Inserir todos os profissionais administrativos na nova plataforma e configurar o sistema novo
  5. Começar a utilizar o sistema de agendamento para esses novos profissionais até que o secretariado esteja completamente familiarizado com as ferramentas novas
  6. Terminar de migrar os demais médicos, com os aprendizados já criados, até então

Para configurar a plataforma do iMedicina, é tudo bem dinâmico. Aqui está o nosso passo a passo de configuração: veja como é simples.

Dê atenção ao processo de migração

Uma coisa é importante ter em mente: sempre que trocamos de plataforma, é normal um pouco de caos no curto prazo.

As rotinas são impactadas e as pessoas precisam se adaptar às novas formas de fazer as coisas. Portanto, comece em uma semana menos agitada, para ter tempo para enfrentar os desafios que certamente virão pela frente.

Por outro lado, é importante não postergar esse tipo de mudança. Se você já identificou que está deixando de ganhar ao não utilizar os recursos das novas plataformas, estamos falando de dinheiro sendo desperdiçado, no fim das contas.

Para entender como migrar os dados do seu software atual para o iMedicina, veja esse artigo aqui.

Se quiser entender melhor como será sua rotina em uma plataforma mais atual, confira como o Prontuário Eletrônico do iMedicina tem ajudado Milhares de Clínicas. Nesse artigo, te mostro NA PRÁTICA como será a sua rotina ao implementar nossa plataforma.

Independentemente de sua escolha, não procrastine essa decisão. Seus pacientes agradecerão!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: