Estratégia de marketing médico: a importância do Facebook

Estratégia de marketing médico: a importância do Facebook

O grande número de usuários faz com que as redes sociais sejam um dos canais mais utilizados para a estratégia de marketing médico. No entanto, com uma quantidade cada vez maior de mídias online, nem sempre é fácil escolher a mais adequada ao seu negócio.

Porém, mesmo com o crescimento do Instagram e de outras redes, o Facebook continua sendo uma plataforma imprescindível para os profissionais de saúde. Por quê? Descubra neste artigo.

Por que você precisa considerar o Facebook na sua estratégia de marketing médico?

Durante muitos anos, o Facebook era o principal, senão o único, canal de divulgação utilizado pelas grandes empresas. No entanto, com o surgimento do Instagram, Tik Tok e outras plataformas, a rede criada por Mark Zuckerberg começou a perder espaço.

Entretanto, no ano de 2020, o Facebook retomou o primeiro lugar no número de usuários no Brasil. Isso é o que revela o relatório produzido pelas empresas We Are Social e Hootsuite, que avaliou as 10 redes sociais mais utilizadas no país.

Ainda, com o advento do marketing digital, a utilização das redes sociais para atração de novos pacientes se tornou uma ação imprescindível. Contudo, para alcançar os resultados desejados, é importante conhecer mais sobre esses canais e descobrir qual se adapta mais ao seu negócio.

Ademais, o Facebook é uma plataforma versátil, que conta com inúmeras ferramentas. Por isso, é indicado tanto para uso pessoal, com o objetivo de se relacionar com outras pessoas, quanto para uso profissional, visando a criação e gestão de perfis empresariais.

Além disso, é uma das redes sociais mais indicadas para médicos, pois facilita o desenvolvimento de estratégias de inbound marketing – um conjunto de técnicas que busca atrair e converter clientes com a entrega de conteúdos relevantes.

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Facebook x Instagram

Em função do rápido crescimento do Instagram no Brasil, é comum que esta seja a primeira opção por quem pretende iniciar a divulgação de um produto ou serviço. Porém, o Facebook ainda é a plataforma mais indicada para o desenvolvimento de ações de marketing médico.

Isso porque é a rede mais utilizada, não só no Brasil, mas também no mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários. Enquanto isso, o Instagram ocupa apenas a quarta posição no ranking de plataformas mais usadas no país.

Ademais, após a aquisição do Instagram em 2012, e do WhatsApp em 2014, o Facebook se tornou um gigante no setor de tecnologia, alcançando a marca de 3 bilhões de usuários ativos por mês.

Por essas razões, todo profissional de saúde que deseja expandir o seu negócio e atingir um grande crescimento no número de pacientes precisa considerar o Facebook na sua estratégia de marketing médico.

Quais são os benefícios do Facebook na estratégia de marketing médico?

O potencial do Facebook não é explicado apenas pelo seu grande alcance, mas também porque a rede conta com diversos recursos que são essenciais para a divulgação do seu trabalho e gerar valor para o seu público.

Em função disso, a plataforma continua sendo a principal rede de anúncios de empresas de todos os portes. A rede conseguiu manter o crescimento da sua base de usuários e criou um ecossistema próprio para negócios. Além disso, o Facebook também se destaca pelos seguintes fatores:

  • Poder de segmentação: para criar um anúncio que ofereça resultados satisfatórios, é necessário segmentar o perfil do seu público para que sua postagem seja vista apenas por quem tem interesse. Nesta rede, você consegue definir características bem específicas, otimizando o alcance das suas publicações;
  • Escalabilidade: em razão do grande número de usuários, o Facebook pode tornar o seu negócio escalável. Assim, é possível controlar o orçamento gasto com anúncios, frequência de publicações e tempo gasto com produção de conteúdos;
  • Altas taxas de conversão: essa rede social não serve apenas para chamar a atenção das pessoas, mas também conta com funcionalidades que garantem altas taxas de conversão.

Por isso, o Facebook se tornou uma das redes mais ativas do mundo e também aquela que mais oferece recursos e ferramentas para empresas gerirem seus negócios e alcançarem bons resultados. A seguir, listamos alguns dos benefícios de utilizá-la no seu consultório.

Links clicáveis na estratégia de marketing médico

A utilização de links externos é uma estratégia chamada de link building, que consiste na transferência de autoridade de uma página ou perfil pela inserção de links em conteúdos e publicações.

Com isso, os usuários/leitores de um perfil com mais relevância e notoriedade são convidados a visitar a página de outra pessoa com menor autoridade. No entanto, para que essa estratégia seja realizada, a plataforma precisa oferecer o recurso de links clicáveis.

Neste sentido, o Facebook também se destaca, pois disponibiliza essa funcionalidade para seus usuários, tanto pessoas físicas quanto empresas. Já o Instagram, por exemplo, não conta com essa possibilidade em todos os seus formatos de conteúdos. 

Assim, você pode utilizar os links clicáveis na sua estratégia de marketing de conteúdo para direcionar os seus seguidores para o seu site médico, divulgar os artigos do seu blog ou compartilhar notícias relevantes para o seu público.

Maior alcance entre as redes

Atualmente, as redes sociais se tornaram tão importantes que passaram a ser uma das principais fontes de pesquisa dos usuários. Nesse quesito, o Facebook também se destaca, pois conta com um grande público ativo.

Neste sentido, ao estar presente nesta rede social, você amplia o alcance das suas postagens e, consequentemente, aumenta as chances de conversão. Por isso, é uma plataforma indispensável para empresas que desejam crescer a sua base de clientes.

Chat em tempo real

A praticidade e agilidade da comunicação por mensagens tornou os chats um dos principais canais de relacionamento entre empresas e clientes. Para os profissionais de saúde, ela contribui para o fortalecimento da relação e aumento da confiança dos pacientes no seu trabalho.

Ainda, ao inserir o seu consultório no Facebook, você ganha um novo canal para se comunicar com o seu público. Isso porque a plataforma conta com uma ferramenta de chat em tempo real, que pode ser configurada para funcionar como um atendimento virtual automatizado, o chat bot.

Pixel do Facebook melhora a estratégia de marketing médico

O pixel do Facebook é um dos recursos mais importantes dessa rede social. Com ele, é possível rastrear todos os passos de um potencial paciente a partir do momento que ele interage com suas publicações ou anúncios.

Ainda, o pixel é um código individual associado à sua conta no Facebook. Ele é inserido no seu site e/ou blog. Assim, você pode usar esta ferramenta para alcançar os seguintes resultados:

  • Garantir que seus anúncios sejam vistos apenas pelo público relevante;
  • Encontrar novos usuários interessados no seu trabalho;
  • Aumentar o tráfego no seu site e a quantidade de agendamentos realizados;
  • Mensurar o resultado das campanhas de anúncios.

Facebook Ads

Trata-se da plataforma de anúncios própria do Facebook, que permite a criação e configuração de campanhas destinadas a um público específico. É possível segmentar os anúncios a partir dos interesses, comportamento na rede, ações na sua página, geolocalização, entre outras possibilidades.

Por todas essas razões, é possível afirmar que o Facebook é a rede social mais importante e necessária para os profissionais de saúde que estão planejando sua estratégia de marketing médico. Então, se você deseja ter bons resultados com suas ações, utilize essa plataforma a seu favor.

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